A teoria dos sete estilos universais foi criada por Alyce Parsons e Mimi Dorsey, precursoras da consultoria de imagem. Ela serve para orientar cada pessoa dentro do seu estilo pessoal de acordo com as características da sua personalidade, o que facilita a vida de cada um na hora de se vestir.
Os sete estilos universais se dividem em “base”: tradicional, elegante ou esportivo; e "secundários": criativo, dramático, sexy e romântico. Cada pessoa pode ter dois ou três dos sete estilos, sendo um de base e os outros secundários. Conheça as particularidades de cada um deles e descubra quais são os seus:
tradicional
Esse estilo, como já diz o nome, engloba quem gosta de se vestir de forma clássica. Bons caimentos, cores mais neutras, peças atemporais. Geralmente, são pessoas mais conservadoras na hora de se vestir.
Blazer e scarpin, por exemplo, são alguns itens que chamam a atenção de quem possui o estilo tradicional.
esportivo
O estilo esportivo é mais despojado. Para quem gosta de conforto acima de tudo, roupas mais práticas e casuais. Modelagem ampla, tecidos leves e sapatos confortáveis são a preferência de quem tem esse estilo.
O combo jeans, camiseta e tênis é um exemplo clássico do estilo esportivo.
elegante
Sofisticação é a palavra que define o estilo elegante. Apesar de ter um pouco em comum com o tradicional, o elegante tem mais informação de moda. São pessoas mais antenadas nas tendências, mas sem deixar de lado a elegância. Apostam um pouco mais nas cores e estampas.
Sapatos de salto, bolsas e peças com uma vibe mais chique são a cara de quem tem um estilo elegante.
criativo
Esse é o estilo das pessoas que gostam do diferente, ousam na hora de se vestir. São mais maximalistas e geralmente gostam de cores, texturas e estampas. Se atraem pelo que não é comum e não ligam para as convenções sociais de vestimenta.
Mix de estampas, peças assimétricas e sapatos diferentões, com certeza, vão conquistar quem é do estilo criativo.
dramático
É um estilo mais urbano, que apesar de ser um pouco mais minimalista, é ousado e forte. Tem bastante personalidade e é muito moderno. Possui um armário composto por peças mais pesadas.
Coturnos, jaquetas de couro e jeans são indispensáveis para as pessoas dentro do estilo dramático.
romântico
O estilo romântico se refere a quem gosta de peças mais fluidas, volumosas, bem “femininas”, com uma silhueta marcada. Roupas e acessórios delicados compõem o guarda-roupa das pessoas desse estilo. É tudo sobre fluidez, delicadeza e, é claro, romantismo.
Vestidos, saias amplas e roupas com babados são super característicos da mulher que tem o estilo romântico.
sexy
Como diz o nome, é um estilo mais sensual. São pessoas que se vestem de uma maneira mais poderosa. Roupas mais justas, que valorizam o corpo, normalmente são as escolhas de quem tem esse estilo. Podem usar decote, mas não necessariamente.
Croppeds, calças skinny e animal print podem ser escolhas frequentes para as pessoas do estilo sexy.
Por fim, vale lembrar que não é uma regra do que cada um deve ou não vestir. Descobrir o próprio estilo envolve autoconhecimento e a identificação com alguns dos sete estilos universais podem ser uma ajuda para saber o que funciona, fazer compras mais certeiras e mostrar a própria personalidade através das roupas.