Com vibe retrô e visual despojado, o shaggy hair tinha tudo para ser um daqueles cortes de cabelo que ficam em nossas memórias como algo típico de uma década, mas que hoje parece ultrapassado. No entanto, se tem algo que está quase no DNA do TikTok é o poder de trazer de volta tendências do passado e fazê-las virar febre novamente de forma meteórica — e foi esse o caso desse cabelo.
Com mais de 440 mil vídeos com a #shaggy e a ascensão de outras versões do corte, como o wolf cut, deu para perceber que essa trend conquistou de vez as estilosas e se tornou uma das mais pedidas nos salões de beleza.
mas, afinal, o que é o shaggy hair?
O corte nasceu nos anos 1970 e se tornou um ícone da década com celebridades como Jane Fonda, Joan Jett e Mick Jagger. Ele é uma tradução da estética da época, que foi marcada por liberdade e rebeldia. Justamente por isso, se tornou um símbolo de atitude e estilo sem esforço. O termo "shaggy” quer dizer algo como "desgrenhado".
O shaggy hair é um corte de cabelo com camadas desconectadas, que possui volume no topo e pontas mais leves e bagunçadas. Geralmente vem acompanhado de curtain bangs ou franja cortininha, que traz uma pegada ainda mais setentista.
Leia também: A franja certa para cada tipo de rosto
inspirações de corte shaggy hair
O shaggy hair funciona para todos os tipos de fios, já que traz volume e movimento para o cabelo. Dependendo da textura, ele pode ficar mais ou menos volumoso e o caimento fica diferente, mas ele sempre resulta em um visual mais descolado e "desalinhado”, sendo o oposto de cortes mais "certinhos", como o clássico reto.
Além disso, dá para fazer o corte com algumas variações, dependendo do gosto pessoal: mais ou menos camadas, com franja ou sem, curtain bangs ou cortininha. No fim, é sobre o que combina mais com sua personalidade.
Leia também: 7 cortes de cabelo nos ombros que estão na moda e você vai querer testar
como finalizar o shaggy hair
O corte é feito para ter textura e volume, por isso o indicado é usar mousse, gel e/ou pomadas para dar esse efeito. Além disso, usar o difusor ajuda na hora de secar dando mais definição aos fios.
Porém, vale lembrar que a graça do corte é um efeito mais "bagunçado”, por isso não existe certo e errado na hora da finalização.
Leia também: Como finalizar cabelo crespo: 5 técnicas simples para fazer em casa
E aí, apostaria nesse corte tendência?
