De todas as trends dos anos 2000, tinham que reviver justo essa? Sinceramente, sabe. Foram anos retrabalhando a imagem (e a saúde) das sobrancelhas grossas e naturais para chegarmos hoje e anunciar que sim, talvez a sobrancelha fina esteja galgando o seu retorno entre as tendências de beleza.
O desenho super skinny foi adotado por inúmeras celebridades ao longo dos últimos anos, como Doja Cat, Bella Hadid, Nicola Peltz Beckham e Lila Moss.
Se você está considerando, mas ainda não teve coragem de marcar hora com um profissional para fazer essa transformação, vamos te contar um segredo usado por artistas, maquiadores e drag queens para esconder a sobrancelha natural e testar a fina.
prepare a sobrancelha
Para que o processo funcione é necessário uma limpeza profunda, por isso retire qualquer traço de maquiagem ou excesso natural de óleo na pele. Use demaquilantes, tônicos e até um algodão embebido em álcool 70%, aquele usado para esterilizar a pele para procedimentos médicos.
é essencial escolher o produto certo
Qual é o produto usado para criar uma superfície lisa e suave para criar uma nova sobrancelha? Cola. Isso mesmo, mas não é qualquer cola. Se você assiste RuPaul's Drag Race ou conteúdos de drag queens na internet sabe que a mais usada é a Elmer's Glue Stick. No entanto, não é comum encontrá-la no Brasil e, nesse caso, é possível substituí-la por uma Prit em bastão (a mais simples, tipo escolar mesmo).
O importante é que ela tenha um aspecto "molhadinho" e sem pelotas para deslizar bem e literalmente colar os fios da sobrancelha na pele.
agora vamos ao passo a passo!
Após limpar as sobrancelhas, como vimos na preparação acima, é hora de colocar a mão na massa e começar a criar a "tela em branco" onde você criará a sobrancelha fina fake.
aplique a cola
Passe a cola em bastão no sentido contrário dos fios, fazendo movimentos circulares, para garantir que o produto ficará em abundância na sobrancelha. Atenção: se atenha à área da sobrancelha, sem passar muito do limite dos pêlos.
penteie os fios
Aproveite o produto ainda molhado e penteie com uma escova ou pente próprios para tal, e sempre na direção que os fios fiquem o mais grudados à pele possível. Lembrando que isso pode ser diferente de pessoa para pessoa, depende do desenho natural da sua sobrancelha.
deixe a cola secar
É hora de deixar a cola secar. Você pode fazer isso naturalmente ou com a ajuda de um secador de cabelo para agilizar o processo.
repita o processo, se necessário
Para garantir que a sobrancelha fique realmente grudadinha à pele e quase desapareça ao toque, se tornando uma área lisinha, repita o processo da cola. A depender da grossura dos fios, você pode ter que fazer isso de três a cinco vezes.
é hora do baking!
Assim como em outros processos de maquiagem pesada, é hora de bake, ou seja, passar o pó de fixação por cima da sobrancelha e deixá-lo agir por um tempo. Esse passo vai praticamente solidificar as camadas de cola e realmente criar uma superfície.
aplique uma cobertura e pronto
Use uma base ou corretivo de alta cobertura para cobrir a área e "sumir" com a sobrancelha de vez. O mais sugerido são produtos cremosos, embora você possa usar também fórmulas mais líquidas.
Uma dica: se a sua sobrancelha for muito escura, vale lançar mão de um corretivo colorido para amenizar as tonalidades.
Para finalizar e começar a criar a sua nova sobrancelha fina, repita o processo de baking na área e, em seguida, blende bem o tom da base ou corretivo com o restante do rosto. Feito isso, é hora de desenhar os fios! Opte por produtos com fórmula em gel, pois eles são menos agressivos para fazer o traço, e não se esqueça do iluminador para criar profundidade.
quero tirar a cola, e agora?
Calma, é simples e existem dois caminhos, que podem ser complementares. Primeiro, pegue um algodão embebido em demaquilante a base de óleo e pressione sobre a área de 20 a 30 segundos, fazendo na sequência movimentos circulares. Repita o passo quantas vezes for necessário para remover o excesso. Depois, sabão neutro e água morna farão o resto do trabalho.
E é claro que, assim como qualquer make, após fazer uma boa limpeza na pele e nos fios, o ideal é realizar uma rotina de skincare básica para recuperar de vez a saudabilidade da cútis.