A queda de cabelo interfere diretamente na nossa autoestima e pode estar associada a diversos fatores, desde genética até estresse. O shampoo antiqueda é um grande aliado na rotina de cuidados diários, podendo tratar e prevenir a perda de fios, fortalecer o cabelo e proteger sua densidade capilar.
Dessa forma, pensamos na melhor maneira de criar um guia prático e simples para esclarecer suas dúvidas, desde descobrir a causa da queda de cabelo para auxiliar no tratamento até a busca por um dermatologista quando necessário. E é claro, vamos destacar os melhores shampoos antiqueda do mercado para você investir já.
quando devo me preocupar com a queda de cabelo?
Geralmente, ao lavar ou pentear o cabelo, é comum que ocorra a queda de alguns fios, o que faz parte do processo natural de renovação capilar. Portanto, não se preocupe, perder de 80 a 100 fios por dia é algo totalmente natural e esperado.
No entanto, se houver um aumento significativo na queda de cabelo, não hesite em buscar orientação de um dermatologista para identificar a causa do problema. Afinal, descobrir a causa pode auxiliar diretamente em um tratamento mais assertivo e eficaz. Entre os principais motivos estão desequilíbrios hormonais, estresse crônico, condições do couro cabeludo, deficiências nutricionais e maus hábitos de cuidado com os cabelos.
Leia também: Pele e emocional estão realmente interligados?
saiba quando buscar por um dermatologista
A queda de cabelo se intensificou significativamente? Agora é o momento de você procurar um médico dermatologista.
A alopecia areata é uma das condições mais comuns de perda de cabelo. Mas afinal, o que é isso? Trata-se de uma doença inflamatória e autoimune que afeta os folículos capilares. O principal sintoma é a queda intensa de cabelo em áreas circulares do couro cabeludo.
Outra condição que afeta tanto homens quanto mulheres é a calvície, onde o fio de cabelo volta a crescer mais fino do que era antes, e a queda se torna um dos principais sintomas. Se o seu cabelo está caindo de forma progressiva ao longo do tempo, é importante buscar orientação médica.
Além disso, a perda excessiva de fios de cabelo pode ser indicativa de problemas de saúde subjacentes, como distúrbios nutricionais e hormonais. Portanto, todos esses pontos devem ser levados em consideração no tratamento e na escolha do shampoo antiqueda ideal para você.
como escolher o melhor shampoo antiqueda pra mim?
Há alguns pontos a serem levados em consideração ao escolher o shampoo antiqueda ideal. A dermatologista Ana Carina Bertin Junqueira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ressalta que, em primeiro lugar, é fundamental entender o seu tipo de cabelo - oleoso, seco ou misto. Essas e outras características específicas serão determinantes para o produto mais adequado à você.
A especialista ainda indica que o shampoo, além de ser antiqueda, seja também antifúngico. Dessa maneira, ele conseguirá tratar a dermatite seborreica, que é um dos fatores agravantes da queda.
Outro ponto de atenção é verificar se a fórmula contém componentes ativos que fortalecem e combatem a queda. Por exemplo, a biotina (vitamina B7) e o pantenol (pró-vitamina B5) que cumprem muito bem o papel do fortalecimento e do combate à queda. Além disso, há outros agentes naturais que atuam tão bem quanto, como o aloe vera, camomila, argan e óleo de coco.
E por fim, opte por shampoo antiqueda livre de parabenos, petrolatos e outros ativos químicos. Por serem conservantes químicos além de ressecar os fios e irritar o couro cabeludo, podem ser prejudiciais à sua saúde e ao meio ambiente.
Agora me conta, qual shampo antiqueda é o seu favorito para investir? Na dúvida, busque por orientação médica para um acompanhamento completo do tratamento.