_proteja o cabelo antes dos mergulhos
Seja para a praia ou para a piscina, antes de sair de casa, blinde o seu cabelo. "Essa vai ser a principal função para proteger os fios", explica a médica. Cremes de pentear com proteção solar são uma boa pedida para essa missão e devem ser reaplicados durante todo o dia, após cada mergulho. "O produto vai servir como um escudo, preservando os fios das agressões do sol e do contato com o sal ou cloro".
Outra boa dica de cuidado com os cabelos no verão é umedecer os fios com água doce ou água termal. Isso faz com que o sal e o cloro não entrem em contato diretamente com os cabelos e assim a gente evite danos maiores. Essa técnica é também uma boa para quem descolore os fios, pois impede que eles mudem de cor por causa da química.
_depois do mergulho também
Cada vez que sair da piscina ou do mar, enxágue os fios. "Assim, você evita o acúmulo de substâncias prejudiciais. Quanto menos contato com elas, menor será o dano", esclarece a dermatologista.
_não dispense os finalizadores
Com o calor, a frequência da lavagem dos fios aumenta e isso pode acabar abrindo as cutículas dos fios, dando a impressão de cabelos mais armados e cheios de frizz. Apesar da hidratação ser fundamental, dar um boost com leave-ins apropriados e alguns tipos de óleos saudáveis para os fios também é importante. "Os mais populares são os de macadâmia e de argan", comenta a especialista, "Eles potencializam a lubrificação dos fios, os deixando mais maleáveis, brilhantes e sedosos."
_faça um cronograma capilar pós-praia
O cronograma capilar é, basicamente, constituído pelo uso de máscaras de hidratação e nutrição intercaladas semanalmente. A reconstrução deve ser feita uma vez por mês ou, no máximo, quinzenalmente. "Essa parte é particular, depende dos cuidados que o seu fio precisa. Cada caso é um caso, mas você pode conversar com um especialista e montar um cronograma que melhor se encaixe nas necessidades do seu tipo de cabelo", finaliza Carla.
_evite pentear os fios molhados
Cabelos úmidos são mais frágeis e quebram com facilidade, então ao invés de passar o pente ou a escova, arrume as madeixas com a ajuda dos dedos e algum leave-in para evitar nós.
_deixe-o secar naturalmente
Os cabelos no verão ficam mais expostos à fatores agressivos naturais, como sol e o vento. Isso já é suficiente para deixá-los mais sensíveis e propensos a quebras. Então, a dica é dar uma folga ao secador e à chapinha, e apostar em um bom leave-in para controlar os fios.