Mês que vem faz oito anos (!) que moro em São Paulo e, ao contrário da maioria das pessoas, eu não vim parar aqui para um trabalho específico, mas sim porque simplesmente AMO São Paulo.
Sempre visitei muito a cidade e, após alguns anos de muito busão interestadual, me mudei de vez. Claro que durante oito anos, meus favoritos de SP foram se modificando, até porque já me mudei de bairro três vezes, mas tem programas que são clássicos, assim como tem os meus preferidos dos últimos tempos, que considero infalíveis.
Então, se você está pensando em visitar SP (ou vai se mudar para cá), te entrego o meu guia infalível de lugares para visitar.
onde passear- rua
A Avenida Paulista é nossa praia paulistana. Desculpem, cariocas (grupo ao qual eu me enquadro), mas realmente é uma delícia passear na avenida durante o domingo, onde acontecem performances de arte, música, além de estandes de artesanato e brechós, por exemplo.
O Minhocão também é um ótimo programa no final de semana: o viaduto fecha e super rola passear a pé ou de bike. Também rolam performances e projeções quando anoitece nos prédios do entorno.
Já o Copan é um ótimo destino para quem quer conhecer melhor SP e também é uma boa pedida se hospedar em um AirBnb no prédio. A arquitetura do Copan tem entre seus arquitetos Oscar Niemeyer e, além de ser um ícone paulistano, com filmes e séries filmados ali, também abriga restaurantes e barzinhos super cool como o Orfeu, Paloma, Fel e Cuia, e o Copanzinho, boteco para sentar e tomar uma cerveja de garrafa.
onde passear- cultural
O Instituto Bardi abriga a Casa de Vidro, idealizada por Lina Bo Bardi - também arquiteta do MASP, SESC Pompéia e Teatro Oficina - e é passeio obrigatório para quem gosta de arquitetura e história. Além disso, o instituto fica dentro de um jardim incrível, uma delícia para sair do concreto de São Paulo
Já a Casa de Francisca, definitivamente é um dos meus lugares favoritos. A casa de shows fica no antigo Palacete Teresa no centro, que já foi casa da Rádio Record e da primeira loja de instrumentos da cidade, tendo o apelido de “Esquina Musical de São Paulo”. Por lá, shows intimistas SEM-PRE maravilhosos. Não precisa conhecer, a curadoria é incrível e prometo que todos os shows da programação vão valer a pena. Além disso, a casa tem um restaurante delícia com carta de vinhos e drinks. Tudo é lindo e, simplesmente, vale MUITO!
onde comprar
Alguns lugares me vêm à mente quando o assunto é compras. Pelo Centro, a Gengibrão vende um pouco de tudo de décor a roupas e telas e é daquelas lojas que você se sente criança em loja de doces, sabe?
Já a Rua Mateus Grou abriga lojas que sou apaixonada como a Carlos Penna, Luiza Dias, Misci, Mafalda e Manolita, além do ponto fixo da Feira na Rosenbaum, que tem uma curadoria incrível! Falando em feiras e voltando para o Centro, também vale muito ir no ponto fixo da Feira Jardim Secreto na Galeria Metrópole, que também é um ponto icônico da cidade e tem várias lojinhas e bares que vale a pena conhecer.
onde comer e beber
Para a taurina aqui, uma lista de bons bares e restaurantes não pode faltar, então bora lá!
Já trouxe o Fitó algumas vezes por aqui porque, simplesmente, vale muito a pena. Com cozinha afetiva de raízes nordestinas, a casa, comandada pela chef Cafira é feito por mulheres e tem um ambiente cool e acolhedor ao mesmo tempo. Para melhorar, agora existem as unidades na Pinacoteca, ótima oportunidade para curtir esse passeio delícia.
Eu não entendia quem tinha a culinária japonesa como preferida, mas já faz um tempo que o Restaurante Dô colocou a comida japonesa como uma das que mais amo na vida. Peixes frescos, mesas do lado de fora - amo!
Para café da manhã e brunch - também rola pizza e música ao vivo de tarde e de noite - meu eleito da vez é o À Mercê em frente à Praça da República no Centro.
Não dá para falar de bar atualmente em SP, sem pensar nos barzinhos da Barra Funda, então anota aí: Rua Sousa Lima. Na minha lista estão o Trago e Laskarina e o Bandeira Bandeira (bar LBT).
Por último, mas não menos importante, também sou apaixonada pelo DAS (LBTQ), no Centro e pelo Varal, em Pinheiros, que tem um quintal lindíssimo e drinks autorais chiquérrimos.
Ufa! Poderia ficar horas e horas por aqui e a lista não acabaria, mas esses realmente são meus favoritos do momento. Já foi em algum deles? Me conta sua opinião ou outros programas que você acha que deveriam entrar na lista também!