Sou apaixonada por yoga e essas são as que eu já fiz

por Ísis Anthero

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por yoga. Pratico desde que eu tenho nove - sim, nove! - anos de idade e entre idas e vindas já fiz alguns tipos diferentes. Hoje, sou adepta da Hot Yoga, mas nessa trajetória, conheci algumas outras linhas e é sobre isso que vamos falar.

Sempre me pedem para explicar a diferença da Hot Yoga em relação às outras linhas e, a partir de hoje, vou apenas encaminhar esse post. Brincadeiras à parte, cá estou eu para, humildemente - bem humildemente -, explicar algumas diferenças básicas dos tipos de yoga que já testei e, quem sabe, te inspirar a procurar um estúdio nessa semana que vai começar.

A yoga tem o poder de acalmar a mente, controlar a ansiedade, auxiliar no controle de doenças físicas e psíquicas, fortalecer o corpo, ajudar na elasticidade e mobilidade… os benefícios são inúmeros! Então, chega de papo e bora. Namastê!

Ísis anthero - top preto - yoga - inverno verão primavera outono - hot yoga - https://stealthelook.com.br
Foto: @isisanthero (Hot Yoga Rio)


hatha yoga

Um dos tipos mais antigos e mais populares de yoga - e a primeira que eu fiz -, a Hatha Yoga é fonte para muitas linhas que surgiram depois. Ha significa sol e Tha, lua e a aula busca o equilíbrio entre nossas energias internas. A sequência de ásanas (posturas) de cada aula não é fixa. Ou seja, cada aula tem uma sequência que o professor monta para aquele dia.

Na prática, os movimentos são mais lentos e a permanência nas posturas pode ser maior. Nesse tipo de aula também podem entrar pranayamas (exercícios de respiração) e meditação.

Importante: todas as práticas de yoga terminam em shavasana, a postura do corpo morto, que é o momento em que corpo e mente assimilam a prática vivenciada. É a postura mais importante da aula!

ashtanga

A Ashtanga Yoga é uma ramificação da Hatha Yoga, mas é uma prática mais vigorosa e intensa. Ela é composta por seis séries fixas de níveis diferentes. A prática estimula o calor interno, fazendo suar bastante, mesmo sem sala aquecida. Vale muito a pena!

vinyasa

A Vinyasa também é uma prática mais vigorosa, além de fluida e rápida, e é derivada da Ashtanga. A aula pode ser marcada pela repetição de Vinyasas (sequência de transição) durante a aula e, em sua maioria, começa com uma sequência de saudações ao sol (Suryanamskara A e B). Aqui a sequência de posturas pode mudar de aula para aula. Ótima prática para começar o dia energizada. Para quem pratica à noite, é interessante dedicar um tempo maior no shavasana final para uma boa noite de sono.

hot yoga

Finalmente chegamos nela, a Hot yoga, minha paixão há quase dez anos. Hoje em dia ela é bem mais popular no Brasil, mas no começo fez muito sucesso em países frios por ser praticada em uma sala aquecida. Por mais que a temperatura das aulas gire em torno dos 40 graus, não é equivalente a uma sauna, já que a umidade é controlada pelo professor, que está sempre atento. 

Mas sim, a Hot Yoga é quente e você sua muito. Para mim, a sensação é de purificação, saio completamente zen, com a mente vazia. A sequência original, que se chamava Bikram - criador da Hot Yoga - , é fixa com 26 ásanas e dois pranayamas e a aula dura 1h30. Hoje, essa aula ainda existe com a possibilidade de versão adaptada para 1h - eu amo, acho bem completa!

Além disso, existem outras linhas novas para a sala quente, como a Fierce Grace (bem vigorosa) e Ying (bem calma com maior tempo em cada postura). A aula de Vinyasa, por exemplo, também foi adaptada para a sala aquecida e é uma aula que faço bastante.

No site da Hot Yoga São Paulo, estúdio que pratico, você pode encontrar mais informações sobre.

É importante trazer que a yoga vai muito além de uma prática física, é também uma filosofia e existem muitas linhagens hoje em dia. Curtiu o post? Me conta o que achou, vamos trocar! Quem sabe não testo novas linhas e crio uma parte dois?

E se você se interessou e quer começar encontrando as melhores peças para construir uma seleção de looks estilosos e funcionais para praticar yoga, aqui estão as minhas escolhas:

Você também vai gostar