Tabi boots: o sapato polêmico mais amado entre as fashionistas

por Izabela Suzuki

A história das Tabi Boots é bem antiga, ela começa, mais precisamente, lá no século XV e pertence a uma linhagem cultural japonesa. No início, eram apenas meias, feitas com aquele design dividindo os dedos — entre o dedão e os demais — para trazer o equilíbrio, pensando em uma estratégia de reflexologia holística que promove uma mente clara. Elas também eram ligadas ao fato de que as sandálias de dedo eram muito comuns e se encaixavam perfeitamente. 

A título de curiosidade, inicialmente, as meias eram exclusivas às classes mais altas, devido à escassez de algodão e, além disso, as cores também eram limitadas de acordo com o nível social. Enquanto os mais afortunados usavam roxo e dourado, os plebeus ficavam restritos apenas ao azul. Por volta de 1900, os solados emborrachados foram introduzidos de modo a ajudar nas atividades ao ar livre — estas são conhecidas como jika-tabi, e são usadas até hoje como sapatos pelos trabalhadores. Para descobrir mais sobre a história desse sapato polêmico — e amado —, abaixo, te contamos um pouco mais sobre essa bota tão icônica:

Desfile Maison Margiela 1988 - desfile de moda - tabi boots - Inverno  - modelo em cima de uma passarela - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Maison Margiela 1988 (Reprodução)


o início

O estilista belga Martin Margiela, foi o responsável por fazer uma releitura das meias e trazer as Tabi Boots para os holofotes, apresentando-as para o público de forma inédita em 1988, durante sua primeira coleção desfilada. De lá para cá, o sapato virou um sinônimo de desejo entre as celebridades e fashionistas, causando um misto de amor e ódio — já que seu formato pouco convencional no ocidente pode entortar alguns narizes. 

Tabi boots - bota tabi maison margiela - tabi boots - Inverno  - foto de calçado - https://stealthelook.com.br
Foto: Tabi boots (Reprodução/Instagram)

Ao voltar de uma viagem ao Japão, o desejo de Martin Margiela era criar um sapato que desse a impressão de ser um pé descalço apoiado em um salto, no entanto, nenhum sapateiro parecia aceitar um design tão desafiador e radical. Mas, as Tabi Boots estavam destinadas a alcançarem o sucesso iminente, e foi um artesão italiano, Sr. Zagato, quem produziu os primeiros modelos. O protótipo foi apresentado para Geert Bruloot, durante um jantar com Zagato e, de acordo com Geert, foi "amor à primeira vista".

enfim, a fama

Embora a resposta do público não tenha sido imediatamente maravilhosa, os Tabis são o melhor dos dois mundos, e caminham perfeitamente bem entre o vale da estranheza e o fascínio coletivo. De longe, elas são muito similares a qualquer bota de salto quadrado, mas como elas pedem por análises mais próximas, o julgamento vem logo em seguida. E Margiela, sabe como ninguém como tornar o familiar estranho e o estranho em belo. 

Depois de muito insistir no modelo — e essa decisão foi tanto orçamentária quanto um ato de firmar o calçado —, elas se tornaram aclamadas. “Não havia orçamento para uma nova forma, então eu não tinha escolha a não ser continuar com as Tabis se eu quisesse sapatos. Mas, depois de várias coleções, as pessoas começaram a pedir por elas. Todos queriam mais… E não paravam de pedir, graças a Deus!” disse o estilista para Bruloot.

Reese Blutstein - vestido branco, corset preto e sapatilhas tabi - tabi boots - Verão - em pé na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Reese Blutstein (Reprodução/Instagram)

onde comprar

Então, após ter conquistado o coração de inúmeras pessoas, as Tabis ganharam novas variações e já foram lançadas em diferentes versões, como sapatilhas e tênis. Inclusive, em uma parceria com a Reebok, o modelo 'Classic Leather' ganhou a tradicional divisão entre os dedos.

Infelizmente não há nenhum modelo similar disponível, então, para quem sonha com uma bota Tabi, no momento, é preciso focar nas originais. Apesar do preço mais salgado, se você deseja ter esse sapato no seu armário, já deixamos algumas indicações logo abaixo. Olha só:

LEIA MAIS:

Será que as sandálias gladiadoras estão voltando? Se sim, saiba como usá-las em 2022

Essa bota de chuva vai deixas seus looks mais fashionistas e vamos te provar

7 looks com mocassim chunky que vão te convencer a investir em um

Você também vai gostar