Não é novidade para ninguém que os anos 80 estão de volta. Talvez devemos isso à Gucci e ao trabalho impecável de Alessandro Michele na marca, ou ao sucesso estrondoso de Stranger Things. O fato é que a década mais glamourosa de todas voltou!
Por muito tempo, a moda teve um certo "repúdio" aos anos 80, todas aquelas mangas bufantes, o brilho excessivo e as musicas disco passavam longe dos armários das fashionistas. Ainda bem (ou não, para alguns), esses dias acabaram e hoje vemos cada vez mais peças e tendências da época voltando a ser desejo.
Quer saber quais itens dos anos 80 vão ser tendência em 2020? Então vem com a gente e já corra para o armário dos seus pais e avós para garantir o visual:
As lantejoulas super coloridas e brilhantes foram uma das grandes trends da década de 80 e, se depender das passarelas internacionais, elax prometem voltar a todo vapor nas próximas estações. A temporada de Outono/Inverno 2020 estava recheada de vestidos de lantejoula, glamourosos com uma pegada super disco fever.
O corte de cabelo mais polêmico de todos declarou sua volta definitiva no começo desse ano quando diversas celebridades apareceram com o visual, dividindo opiniões e comprovando como estamos vivendo uma nova fase da década mais divertida de todas. E aí, tem coragem de apostar?
As bijuterias chunky são colares e brincos super maximalistas, com correntes largas e grossinhas. A regra aqui é não ter regra, misture cores, estilos, materiais e pedras para um combo mais fashionista.
Os conjuntinhos de terninho monocromáticos resumiam os looks formais da época, no office look ou em casamentos, o combo era mega chic e descolado durante a década. 40 anos depois os conjuntinhos mudaram um pouco, mas a essência continua a mesma. Hoje, o comprimento da saia é menor, o blazer mais acinturado e os complementos super fashionistas.
Se engana quem acha que a mom jeans teve sua origem na década de 90! A calça de cintura super alta e modelagem reta teve seu auge lá nos anos 80, entre a juventude da época. A lavagem clara e o denim mais grosso e rígido também faziam parte dos jeans da época. Hoje, o item é um clássico indispensável no armário das fashion girls.
Se tem algo que definiu a silhueta dos anos 80, com certeza foram os ombros super marcados e estruturados. As ombreiras faziam parte de quase todos os casacos e blusas e não tinha uma pessoa sequer que não desfilava por aí com os ombros destacados. Os blazers com ombro estruturado foram sucesso entre todos os estilos e gêneros e hoje não é diferente, o item oversized com ombreira está marcando presença no street style atual.
Apesar de ter seu auge durante a década de 50 e 60, nos anos 80 o poá foi uma febre e tanto. A estampa clássica e atemporal era uma das grandes tendências da década, as fashionistas da época apostavam na trend com os círculos grandes e coloridos.
Apesar de ser extremamente atemporal, a turtleneck viveu um auge durante os anos 80. Entre homens e mulheres, a gola super alta foi usada durante toda a década e hoje, 40 anos depois, vemos o item em todo inverno.
Convenhamos que todas as peças dos anos 80 tem um quê de roupa de vovó, mas os suéters de tricô estampados que parecem ter sido tricotados a mão são super característicos da época e, acredite se quiser, hoje são super cool - podemos agradecer Harry Styles por isso.
O militarismo foi uma forte tendência da década de 80, peças com influência militar, super utilitárias e estruturadas eram um must have da época. O macacão verde militar une todas as as trend do militarismo em uma só peça. Nós amamos tanto a tendência que apostamos no one piece como uniforme das look stealers na terceira edição do PUSH.