#TBT: Brazilian Supers part 1

por Arthur Chini

A partir da década de 90 o Brasil se consolidou como um dos maiores exportadores de top models para as passarelas e campanhas internacionais. Antes disso, é claro, tivemos a maravilhosa Betty Lago, que construiu uma carreira de enorme sucesso entre as décadas de 70 e 80. Mas foi mesmo a partir do estouro de Shirley Mallmann nos anos 90 que os designers, fotógrafos e editores internacionais voltaram seus olhos ao Brasil. Num primeiro momento, as modelos vindas do sul do país fizeram mais sucesso, pois tinham traços mais similares aos das europeias. Mas algum tempo depois, principalmente a partir da segunda metade dos anos 2000, quando a diversidade no mundo da moda começou a aumentar, modelos de todas as regiões do Brasil começaram a fazer sucesso lá fora.

Vamos falar, em dois posts, um pouco sobre as carreiras das maiores modelos brasileiras de todos os tempos. Como sempre falamos sobre as listas, não é a nossa intenção criar uma lista definitiva, então se você sentiu falta de alguém é só avisar nos comentários, e quem sabe não criamos um terceiro post!

Adriana Lima
Adriana Lima em campanhas e ediorias de moda

Adriana Lima é a modelo com mais tempo de trabalho para a Victoria's Secret na história, tendo sua carreira e imagem bastante associadas à marca de lingerie. Ela foi descoberta com 15 anos numa competição da Ford Models, e logo depois foi para Nova York, onde começou a trabalhar com a VS e diversas outras marcas. A primeira capa internacional de Adriana foi da Vogue Italia em 2000, e no mesmo ano ela fez seu primeiro desfile para a VS (ela desfila até hoje no show anual da marca). Adriana, da mesma forma que Gisele e Alessandra Ambrosio, também virou uma celebridade global, fazendo campanhas para a Telecom Italia, Kia Motors e diversas outras marcas de consumo. Ela é uma das modelos mais bem pagas do mundo hoje, tendo aparecido diversas vezes em segundo lugar na lista da Forbes, atrás apenas de Gisele.

Alessandra Ambrosio
Alessandra Ambrósio modelo brasileira em campanhas editoriais e desfile Victória Secretes

Natural de Erechim, no interior do Rio Grande do Sul, Alessandra Ambrosio iniciou sua carreira com um concurso de modelos da Elite, e teve como primeiro grande trabalho uma capa da Elle Brasil. Ela começou a construir sua carreira internacional com uma campanha da Guess, e em 1999 iniciou o contrato que a tornaria uma das maiores modelos da atualidade, com a Victoria's Secret. Alessandra é uma das angels clássicas da VS, e tem sua imagem completamente ligada à marca. É uma das poucas modelos brasileiras que atingiram um status de celebridade global, fazendo cameos em filmes, fotografando com atores de Hollywood e estrelando campanhas de produtos não necessariamente de moda. Apesar de ter sua carreira mais voltada para a VS, Alessandra também já fez trabalhos para marcas como Prada, Givenchy, Balmain e Christian Dior. 

Carol Trentini
Carol Trentini em campanha editoriais de moda - modelos brasileiras

Carol Trentini fez parte da segunda onda de supermodelos dos anos 2000, junto com tops como Jessica Stam, Gemma Ward e Lily Donaldson, uma geração que ficou conhecida por sua "doll face". O breakthrough da carreira de Carol foi quando ela foi escolhida para uma campanha da Marc by Marc Jacobs, fotografada por Juergen Teller. A campanha abriu as portas de diversas marcas, fotógrafos e revistas para Carol, tanto que mais tarde ela se tornou uma queridinha de Anna Wintour, aparecendo em vários editoriais da Vogue americana. Um dos pontos mais altos da sua carreira foi a capa também da Vogue americana em maio de 2007, junto com um grupo de modelos que eram as principais apostas da Vogue para os próximos anos. Carol também foi uma modelo bem versátil, que fez tudo desde haute couture até Victoria's Secret, e segue in demand - ela fez a campanha da Dsquared2 de verão 2016, foi capa da Vogue Brasil em novembro de 2015 e no mesmo mês apareceu em editorial da Vogue US com styling de Grace Coddington. 

Gisele Bundchen
Giselle Bundchen Campanha

Gisele Bündchen dispensa apresentações. A brasileira mais famosa do mundo é uma fixação nacional, tanto que há muito tempo sua imagem saiu da esfera da moda e se tornou completamente mainstream. Gisele foi descoberta com 14 anos, e já com 17, após receber "não" em mais de 40 castings, foi chamada por Alexander McQueen para o lendário desfile da coleção "Golden Shower", e a partir daí sua carreira como modelo decolou. Gisele já fez absolutamente tudo o que uma top model pode fazer, virou a principal modelo dos anos 2000 e uma das celebridades mais influentes do mundo, figurando todos os anos em diversas listas da Forbes. Já criaram até um índice econômico para mostrar que as marcas que se associam a Gisele têm valorizações recorde na bolsa de valores, mostrando que tudo o que ela toca realmente vira ouro. Não é à toa que Gisele encabeça a lista de modelos mais bem pagas do mundo da Forbes desde que ela foi criada, tendo no ano passado faturado US$ 44 milhões (o segundo lugar, Cara Delevigne, faturou US$ 9 milhões). Outro fato incrível sobre a carreira de Gisele é que ela é a segunda pessoa que mais apareceu em capas de revistas na história, sendo superada apenas pela Princesa Diana!

Isabeli Fontana
Isabeli Fontana modelo brasileira em editoriais campanhas e revistas
Um dos rostos mais incríveis do mundo da moda, Isabeli Fontana começou sua carreira com uma controvérsia: ela apareceu num catálogo da Victoria's Secret antes de completar 18 anos. Mas a carreira dela não seguiu o clássico caminho das angels da VS, logo ela se tornou uma das modelos mais prestigiadas no mercado de luxo e haute couture, fazendo desfiles e campanhas para marcas como Dior, Givenchy, Versace e Louis Vuitton antes mesmo dos 20 anos. Ela também coleciona mais de 50 capas em diversas edições da Vogue, já apareceu inúmeras vezes no calendário da Pirelli e se tornou uma celebridade nacional. Aos 32 anos, Isabeli continua trabalhando: da metade do ano passado para cá já fez campanha para Viktor & Rolf e Moschino, foi capa da Maxim e da Grazia Italia, e fotografou editoriais para a Vogue Paris.
Raquel Zimmermann modelo
Rachel Zimermann modelo em passarela e campanhas editoriais

Raquel Zimmermann merce o título de sucessora da lendária Linda Evangelista como a fashion chamaleon. Poucas modelos da geração de Raquel foram tão versáteis como ela, que conseguiu ir de bombshell nos desfiles da Victoria's Secret e Versace à uma verdadeira modern lady em campanhas da Dior. Mas foi com Alexander McQueen que Raquel construiu uma relação icônica, que culminou num dos vídeos mais famosos do mundo da moda, com Raquel usando peças da coleção Plato Atlantis coberta de cobras vivas. Depois de um tempo longe das passarelas, ela teve um comeback super celebrado pelos fashionistas no ano passado: estrelou três campanhas, da Loewe, Versace e Isabel Marant, e desfilou para a Versace e Givenchy. 

Shirley Mallmann modelo
Shirley Mallmann modelo brasileira em editorial revista campanhas e passarelas

Considerada a primeira supermodelo brasileira, a gaúcha Shirley Mallmann foi um ícone de beleza da década de 90. Ela fez sua primeira capa com a ELLE brasileira em 1995, e quatro anos depois fez sua primeira aparição no calendário da Pirelli. Shirley teve no final dos anos 90 o período mais fértil de sua carreira, aparecendo em várias capas de revista, campanhas e desfilando para todos os grandes designers. Ela foi imortalizada no mundo da moda ao fotografar a primeira campanha de perfume da Jean-Paul Gaultier, o Classique, aquele com o frasco em formato de busto. Reza a lenda, inclusive, que ele foi inspirado no busto de Shirley. Os nossos momentos favoritos da top são o ensaio de 1996 para a Vogue Italia com Helmut Newton (Shirley foi uma das únicas modelos brasileiras a serem fotografadas por ele), e a sua participação no lendário desfile da coleção "Joan" de Alexander McQueen, em 1998.  

Você também vai gostar