TBT: Fashion and Music

por Arthur Chini

Que moda e música andam lado a lado todo mundo já sabe. Uma sempre serviu de inspiração para a outra, ainda mais depois da era dos music videos, principalmente após 1981 com a criação da MTV. Outro evento que ajudou muito a criar a forte sintonia entre música e moda foi quando, na década de 70, se começou a usar soundtracks para os desfiles. Para os fashionistas mais jovens, é impossível imaginar um desfile de moda sem música, mas era exatamente assim: nas grandes casas de haute couture parisienses os desfiles eram tão sérios que não tinham música. A partir desses dois acontecimentos, músicos se tornaram gigantescos formadores e difusores de tendências, e sem dúvida o principal meio para isso são os music videos. Selecionamos alguns dos clipes que viraram icônicos e tiveram maior impacto no mundo da moda:

David-Bowie


É claro que a lenda David Bowie não poderia faltar na nossa lista. Já falamos aqui, há algumas semanas, logo depois do falecimento do artista, sobre os principais outfits usados por ele. Mas como tivemos que escolher apenas um momento, o clipe de Life On Mars? é sem dúvida o mais importante. O look apresentado nesse clipe é universalmente conhecido, com o traje ice-blue, maquiagem elétrica e mullet vermelho, e já serviu de inspiração para inúmeras coleções. 

Cher-If-I-Could-Turn-Back-Time-1989

Outra grande lenda da música que tem vasta influência sobre a moda é Cher. Para o público jovem de hoje a referência de Cher pode ter se dissipado bastante (afinal, já são 50 anos de carreira), mas em 1989 o conjunto de malha fishnet preta, moto jacket e OTK boots teve impacto gigantesco. Esse look do clipe de If I Could Turn Back Time se tornou um dos mais copiados da cantora até hoje, e na época criou uma grande discussão na sociedade americana pois várias emissoras se recusaram a transmitir o clipe. 

Madonna-Vogue-–-1990

Além da conexão óbvia com a revista, o clipe de Vogue trouxe à luz um dos movimentos de dança mais influentes na moda, o voguing. A própria dança é super estilizada e reproduz posições típicas de modelos em shootings de moda, principalmente os shootings da Vogue da década de 80. Além do clipe, Madonna fez uma apresentação histórica da música nos MTV Awards em 1991, com costumes inspirados na corte de Maria Antonieta.

George-Michael-Freedom-90-–-1990

Talvez o vídeo mais fashionista de todos os tempos, o clipe de Freedom! '90, de George Michael, tinha Linda Evangelista, Naomi Campbell, Christy Turlington e Cindy Crawford, as maiores modelos dos anos 90, e ajudou bastante a consolidar o status delas como supermodelos. A música ainda rendeu outro momento histórico na moda, do qual já falamos por aqui, quando Gianni Versace colocou as mesmas quatro supermodelos lypsinching Freedom na passarela da Versace. 

Nirvana-Smells-Like-Teen-Spirit-–-1991

É quase consenso que nenhum outro vídeo capturou o espírito de uma geração inteira como Smells Like Teen Spirit, do Nirvana. Para a moda, foi o maior propulsor da estética grunge, com os cabelos oleosos, All-star sujos e camisetas xadrez. Provavelmente foi uma das maiores inspirações para a lendária coleção final de Marc Jacobs para a Perry Ellis

No-Doubt-Just-a-Girl-–-1995

Um dos maiores ícones fashion dos anos 90, Gwen Stefani consolidou com o clipe de Just a Girl uma estética que tomou as ruas na época: skater pants, pentado quiff e bindis (aquela pedrinha indiana na testa). 

Spice-Girls-Wannabe-–-1996

A maior girl band de todos os tempos foi também uma das grandes referências no comportamento de jovens mulheres nos anos 90. As Spice Girls lançaram tendências como gymwear, platform sneakers, o bodycon, soutien como top. E o vídeo de Wannabe foi o mais importante para consolidar esse status.

/Britney-Spears-..

O impacto de Britney Spears, especialmente com o vídeo de ...Baby One More Time, foi tão grande que dissolveu todos os resquícios da cena grunge e trouxe a era das princesas do pop, que dominou os anos 2000. O combo schoolgirl usado por Britney no vídeo, com kilt, camiseta polo mostrando a barriga e tranças, e depois a calça de moletom e gym top, são dois dos maiores outfits da história da música.

Beyoncé-Single-Ladies-–-2008

Beyoncé já fez muitos vídeos com figurinos incríveis, mas o clipe de Single Ladies, no qual ela usa apenas um bodysuit preto, uma luva robótica e stilettos, é um dos mais icônicos. A estética P&B e relativamente simpes do vídeo é uma das últimas resistências à revolução que Lady Gaga irá trazer com "Just Dance". Nesse ano Beyoncé iniciou uma parceria com o designer Thierry Mugler, que criou a luva para o clipe e vários outfits para a turnê I Am... Com a parceria, Beyoncé trouxe de volta vários looks dos anos áureos da Mugler na década de 90. 

Lady-Gaga-Bad-Romance-2009

Poucas popstars tiveram uma conexão tão forte com a moda como Lady Gaga. Dá até para dizer que a moda andou lado a lado com a música como forma de expressão máxima da cantora. O impacto dela em 2008 foi tão grande que surgiram diversos memes comparando os outfits de outras cantoras antes e depois de Gaga, e de fato eles mudaram. Mas a música Bad Romance foi a maior de todas, pois além do clipe cheio de referências fashion, a música em si tocou pela primeira vez no lendário desfile de Plato Atlantis, a última coleção criada por Alexander McQueen.

Você também vai gostar