Os Academy Awards e a moda foram feitos um para o outro. Desde os áureos tempos em que Grace Kelly e Audrey Hepburn desfilavam em seu red carpet, até os dias atuais, com as musas modernas como Nicole Kidman e Cate Blanchett, a cerimônia é um dos maiores termômetros para tudo o que vai ser um trendy durante o ano. Hoje em dia quase metade do espetáculo é o red carpet em si, e não mais apenas a premiação, e a pergunta que mais fazem para as atrizes é qual designer ela está usando naquela noite. Como um warm-up para a cerimônica de domingo, nós tivemos a árdua tarefa de escolher os 15 vestidos mais icônicos das 87 edições passadas do Oscar. A lista não é definitiva, pois tivemos que deixar alguns vestidos de fora e escolhemos outros que não fazem parte das listas tradicionais.
O vestido floral branco de Hubert de Givenchy, usado por Audrey Hepburn no 26º Oscar, é um dos maiores clássicos do século XX, e considerado quase por unanimidade como o mais célebre vestido do Oscar. Foi também a primeira vez que Audrey usou um vestido de Givenchy, iniciando a icônica e duradoura parceria ente os dois. É provavelmente o único vestido que está em absolutamente todas as listas!
O vestido que Grace Kelly usou em 1955 para receber o Oscar de Melhor Atriz por The Country Girl é um dos mais lembrados e mais amados pelo público. Feito pela designer Edith Head, na época foi considerado o vestido mais caro já produzido, e se tornou um marco principalmente pela enorme fama que Grace Kelly atingiu depois.
A lendaria Cindy Crawford roubou a cena do Oscar de 1991 com o Versace vermelho decotado que virou uma verdadeira referência de moda: é um dos vestidos mais copiados e reproduzidos de todos os tempos. Naquele ano ela ainda namorava o Richard Gere, e apresentou o Oscar de Best Set Design.
O vestido usado por Nicole Kidman em 1997, quando ela ainda era casada com Tom Cruise, foi um dos primeiros que John Galliano criou para a Dior e certamente o mais importante da carreira do designer até aquele momento. Enquanto todo mundo estava usando cores primarias ou tons pasteis, Nicole aparece nesse column dress de seda verde chartreuse, e até hoje todos os anos antes da cerimônia os fashionistas se perguntam: será que alguém vai superar esse look?
Um dos melhores decotes já vistos. Foi isso que Chloë Sevigny nos deu nos Academy Awards do ano 2000, a bordo de um Yves Saint Laurent preto. A simplicidade do vestido, com sua saia peekaboo e cinto de couro, combinou muito bem com o cabelo bombshell, lábios vermelhos e colar poderoso. You go girl!
O Óscar de 2002 foi histórico, pois Hale Berry foi nesse ano a primeira mulher negra a receber a estatueta de Melhor Atriz, por Monster's Ball, e deu um dos discursos mais emocionantes da premiação. O vestido que ela usava era um Elie Saab, que pela transparência - inédita num red carpet - na parte superior e pelo momento histórico é considerado um dos mais importantes da premiação.
O Guy Laroche usado por Hillary Swank em 2005, quando ela venceu o Óscar de Melhor Atriz por Million Dollar Baby, é um dos mais sexy já vistos na premiação. Inteiramente coberto no busto e nos braços, ele tinha um dramático cut-out nas costas, que ficou simplesmente incrível no corpo da atriz. Estava programado para ela usar outro vestido, mas algumas semanas antes ela encontrou o Guy Laroche sozinha fazendo compras em Paris, e decidiu usá-lo, mesmo sem aprovação da stylist.
Keira Knightley escolheu um belíssimo Vera Wang para a cerimônia de 2006, com full fishtail, um ombro e poderoso colar Bulgari. O vestido foi posteriormente doado pela atriz para ações de caridade, fofa não é?
O Versace com cauda de penas usado por Penélope Cruz na Cerimônia de 2007, quando ela foi indicada a Melhor Atriz por Volver, foi amado e odiado nas mesmas proporções. Algumas pessoas acharam muito over the top e dramático, mas se não der para usar um vestido dramático no Oscar acho que não daria para usar em nenhum outro lugar, não é? Nós adoramos: a cor era perfeita para ela, e a presença do vestido mostra uma personalidade forte, bem como as personagens que Penélope interpreta.
É claro que Cate Blanchett não poderia faltar na nossa lista. Uma das mulheres mais bem-vestidas da história, Cate teve muitos momentos incríveis no red carpet do Oscar, mas o melhor, na nossa opinião, foi o Armani prateado de 2007. Cate era uma visão nesse vestido, com sua pele perfeita, branquissima, brilhando contra o column dress de cristais Swarowsky. E numa noite em que todo mundo estava usando tons de verde, azul e alguns neutros, ela roubou a cena.
Considerado por quase todos os entendidos como um dos melhores looks ever, e pela foto dá para ver porquê: você já viu algum vestido com caimento mais perfeito? Provavelmente não. Nesse ano Nicole Kidman não estava concorrendo a nenhuma categoria por atuação (foi o ano que a Hellen Mirren ganhou, lembram?), mas isso não impediu o look destruidor.
Tiro, porrada e gritaria - o Dior Vermelho usado por Heidi Klum em 2008 tombou todas as outras presentes na premiação. A nossa arroz de festa favorita com certeza sabe fazer uma entrada triunfal! Fazia algum sentido ela estar lá? Claro que não! Mas who cares! Estava maravilhosa mesmo assim.
Gwyneth pode não ter engrenado outros grandes papéis depois do seu Óscar de Melhor Atriz em 1999 por Shakespeare in Love, mas ela com certeza merece um espaço na nossa lista! O column dress branco usado por ela na cerimônia de 2012 já é icônico, e na época causou furor por ser o primeiro look da nova linha feminina de Tom Ford a ser usado publicamente. Quem imaginava que uma capa branca ficaria tão bem?
Tão ruins que chegam a ser bons! Os looks de Cher e Björk, apesar de não serem esteticamente bonitos para muita gente, são sem dúvidas os mais lembrados por todo mundo que não trabalha nem se interessa muito por moda. Cher usou o Bob Mackie preto com barriga de fora para apresentar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1986, numa clara provocação à Academia por não indicá-la pela sua aclamada performance em "Mask". Se você não entendeu ainda porque esse look é uma lenda, tente imaginar uma apresentadora do Óscar de barriga de fora em rede mundial no ano de 1986. Mais um passo que consolidou Cher como uma das maiores influências na moda de todos os tempos. Já o vestido de Cisne da Björk, que ela usou em 2001, quando sua música I've Seen It All foi indicada a Melhor Canção Original, virou um fenômeno da cultura pop. Ele fez cameo em diversos filmes, e é sempre lembrado quando se fala em momentos icônicos das premiações.