TBT: Wedding Couture

por Arthur Chini

Os vestidos mais incríveis a cruzarem as passarelas nas semanas de moda quase sempre vêm das coleções de alta-costura, um seleto grupo de designers que apresenta suas coleções duas vezes ao ano em Paris. É tradicional em um desfile de haute couture que o último look seja um vestido de noiva, e a posição de desfilar o bridal dress é uma das mais prestigiosas para uma modelo, tanto que geralmente são as modelos mais famosas da época que são escolhidas. É bem interessante acompanhar a evolução do vestido de noiva desde o início da década de 90 até os dias atuais, pois ela demonstra muito bem como a moda mudou de uma maneira geral nesse período. No nosso #tbt de hoje selecionamos os vestidos mais importantes das últimas décadas, que por inovações no design, cor ou apresentação do look, definiram tendências de grande alcance na moda como um todo:

Chanel Fall 1991

Claudia Schiffer foi a modelo escolhida para encerrar quase todos os desfiles de alta-costura da Chanel na década de 90, e esse vestido com corset, saia campestre e little white jacket foi o mais marcante. Elementos bem bucólicos como o chapéu retrô e o arco de flores contrastavam com o poderoso decote, num look que representa muito bem o mood da época.

Chanel Fall 1991
Foto: Claudia Schiffer / Chanel - Fall 1991
Pierre Balmain Fall 2000

Um dos principais vestidos de noiva apresentados pela Balmain na época em que eles ainda faziam haute couture foi o modelo desfilado por Carmen Kass em 2000. Um magnífico floral, bem ladylike e com detalhes em pele marrom, véu e coroa de flores. Em formato A tomara-que-caia, esse vestido marcou bastante na época por ser mais denso e trabalhado em cores pouco usuais como marrom e verde (cores prediletas do Monsieur Balmain).

Pierre Balmain Fall 2000
Foto: Carmen Kass / Pierre Balmain - Fall 2000
Chanel Fall 2003

O set do desfile de couture da Chanel no outono de 2003 foi um convento do século 17, mas o bridal dress que Linda Evangelista usou ao final gritava modernidade. Desde o super bronzeado da supermodelo até as botas OTK, passando pelo formato do busto e a saia de tule com fenda, Karl mostrou mais uma vez como misturar formas clássicas com elementos completamente disruptivos.

Linda Evangelista Chanel Fall 2003
Foto: Linda Evangelista / Chanel Fall 2003
Elie Saab Fall

No ano em que Hale Berry venceu o Oscar de Melhor Atriz usando um Elie Saab transparente, a ordem, mesmo nas coleções de alta-costura, era trazer algo fresh e leve. E o vestido de maior impacto da coleção, desfilado por ninguém menos que Naomi Campbell, trazia essa leveza, com o movimento do chiffon, a cor e o véu finíssimo na cabeça da modelo. 

Naomi Campbell Elie Saab 2003
Foto: Naomi Campbell / Elie Saab 2003
Jean-Paul Gaultier

Sempre irreverente na hora de criar seus vestidos de noiva, Jean-Paul Gaultier tem vários vestidos que poderiam estar nessa lista, mas escolhemos esse da coleção de outono de 2005. A forma que ele trabalhou o véu e o cabelo da noiva, e a inclusão de elementos como as mangas bufantes de pele tornaram esse look icônico.

Jean-Paul Gaultier Fall 2005
Foto: Jean-Paul Gaultier Fall 2005
Dior Fall 2005

É claro que não poderia faltar um vestido dos tempos áureos da Dior, quando John Galliano ainda era diretor criativo. Em 2005 foram comemorados os 100 anos do nascimento do Monsieur Dior, e Galliano apresentou uma coleção inspirada na cidade natal do mestre, Granville, na França, misturada com elementos da religiosidade católica na América Latina. O vestido de noiva usado por Lily Cole no finale foi tão marcante por misturar elementos sensuais, como a transparência do tule e o make ruborizado, com as asas e a coroa à la Virgem Maria.

Dior Fall 2005
Foto: Dior - Fall 2005
Alexander McQueen Fall 2011

A coleção de outono de 2011 da Alexander McQueen estava sob atenção total da mídia no mundo todo, pois além de ser uma das primeiras após a morte de Lee McQueen, especulava-se que Kate Middleton usaria um dos vestidos da coleção no seu casamento. Ela acabou usando um McQueen exclusivo que não estava no desfile, mas o vestido de tule branco e corset em pedrarias azuis ficou para a história.

Alexander McQueen Fall 2011
Foto: Alexander McQueen - Fall 2011
Stephane Rolland

Um dos bridal dresses mais marcantes dos últimos tempos, esse modelo vermelho usado por Yasmin Le Bon para encerrar o desfile da Stephane Rolland na primavera de 2012 foi o mais comentado naquela temporada. Ele pesava cerca de 50kg, e tanto pela cor quanto pela densidade do material quebrava diversos paradigmas sobre bridal dresses, que geralmente são leves e em cores claras. A mulher que irá casar nesse vestido certamente está in charge da relação e não tem medo de chocar os mais castos. 

Stephane Rolland Fall 2012
Foto: Yasmin Lebon / Stephane Rolland - Fall 2012
Deixe um Comentário
Você também vai gostar