Tchau, mullet! O mod cut é o novo corte de cabelo ousado da vez

por Sofia Stipkovic

Ah! Cortar o cabelo é libertador, né? Essa mudança - às vezes, radical - faz um bem danado para a nossa autoestima e ajuda a nos expressar através do visual. De tempos em tempos, surgem "novas" tendências de cortes que ganham popularidade nos salões e, entre as últimas trends, talvez a mais polêmica tenha sido o retorno do mullet. Mas calma, parece que chegou a vez de dar adeus a esse cabelo dos anos 80 novamente e dar espaço a outro tão diferentão quanto, o mod cut.

Esse corte de cabelo é mais popular entre homens, com celebridades como Jacob Elordi e Paul Mescal tendo adotado o mod cut nos últimos tempos, mas é 2024 e pouco importa a sua identidade de gênero na hora de passar a tesoura, né? Por isso, cada vez mais pessoas têm se rendido a esse novo estilo de ousar nas madeixas. 

Homem com estilo casual moderno, cabelo despojado e brincos discretos. Veste blazer cinza texturizado sobre camisa preta clássica, explorando combinações neutras e elegantes.
Foto: Jacob Elordi (Reprodução/Pinterest)


mas afinal, o que é o mod cut?

O mod cut surgiu na década de 1960, com o movimento Mod (abreviação de "modernismo") nas ruas de Londres, quando jovens britânicos queriam se distanciar do visual mais conservador de seus pais e abraçar uma estética moderna, inspirada pela música, pelo cinema e pela moda. Com influências do futurismo e da cultura beatnik, o mod cut logo se tornou uma assinatura desse estilo revolucionário.

Popularizado por ícones como Mary Quant, a criadora da minissaia nos anos 60, e as cantoras dos girl groups da época, esse corte de cabelo tendência foi criado para ser prático, moderno e um pouco ousado. Suas linhas precisas, franja curtinha e cortes retos refletiam o espírito jovem e rebelde que definia o movimento. 

Erro para processar imagem - reportar falha ao administrador
Foto: Mary Quant (Reprodução/Pinterest)

Anos depois, celebridades e it-girls estão apostando de novo nesse visual após a onda de cortes mais clássicos e tradicionais, como o italian bob e o french bob.

O mod cut dos anos 2020 respeita a história do corte, mas traz novas texturas que modernizam o visual e dão um ar ainda maior de rebeldia.

Cierra Nia Wright usa versão atualizada do mod cut
Foto: Cierra Nia Wright (Reprodução/Instagram)

O repicado dá esse movimento mais atual ao corte de cabelo tendência.

Mel usa mod cut
Foto: Mel (Reprodução/Instagram)

Em alguns casos, o mod cut 2.0 se funde com o mullet também. 

Mod cut com a franja super reta.
Foto: Mel (Reprodução/Instagram)

O que se mantém é a franja reta, uma característica clássica do mod cut dos anos 1960.

@coiffeurstory

The most elegant short hair for the rockstars? Get the MOD!!! This 60’s & 90’s hair look is our favourite short haircut this year 💘 #modhaircut #60shair #shorthaircut #shorthairgirl #longtoshorthair #curtainbangs #hairtransformation #coiffeurstory #coiffeurparis #parishairstylist #pixiemullet #pixiecut #mulletgirl

♬ original sound - girl failure

Existem vários vídeos de transformação no TikTok, mostrando como esse novo mod cut é aposta certeira para quem quer os fios curtinhos, mas deseja fugir dos estilos mais tradicionais. 

Se você se animou e quer saber quais produtos podem te ajudar a estilizar o corte, confira essa seleção:

Você também vai gostar