Tchau, mullet! O mod cut é o novo corte de cabelo ousado da vez

por Sofia Stipkovic

Ah! Cortar o cabelo é libertador, né? Essa mudança - às vezes, radical - faz um bem danado para a nossa autoestima e ajuda a nos expressar através do visual. De tempos em tempos, surgem "novas" tendências de cortes que ganham popularidade nos salões e, entre as últimas trends, talvez a mais polêmica tenha sido o retorno do mullet. Mas calma, parece que chegou a vez de dar adeus a esse cabelo dos anos 80 novamente e dar espaço a outro tão diferentão quanto, o mod cut.

Esse corte de cabelo é mais popular entre homens, com celebridades como Jacob Elordi e Paul Mescal tendo adotado o mod cut nos últimos tempos, mas é 2024 e pouco importa a sua identidade de gênero na hora de passar a tesoura, né? Por isso, cada vez mais pessoas têm se rendido a esse novo estilo de ousar nas madeixas. 

Homem com estilo casual moderno, cabelo despojado e brincos discretos. Veste blazer cinza texturizado sobre camisa preta clássica, explorando combinações neutras e elegantes.
Foto: Jacob Elordi (Reprodução/Pinterest)


mas afinal, o que é o mod cut?

O mod cut surgiu na década de 1960, com o movimento Mod (abreviação de "modernismo") nas ruas de Londres, quando jovens britânicos queriam se distanciar do visual mais conservador de seus pais e abraçar uma estética moderna, inspirada pela música, pelo cinema e pela moda. Com influências do futurismo e da cultura beatnik, o mod cut logo se tornou uma assinatura desse estilo revolucionário.

Popularizado por ícones como Mary Quant, a criadora da minissaia nos anos 60, e as cantoras dos girl groups da época, esse corte de cabelo tendência foi criado para ser prático, moderno e um pouco ousado. Suas linhas precisas, franja curtinha e cortes retos refletiam o espírito jovem e rebelde que definia o movimento. 

Erro para processar imagem - reportar falha ao administrador
Foto: Mary Quant (Reprodução/Pinterest)

Anos depois, celebridades e it-girls estão apostando de novo nesse visual após a onda de cortes mais clássicos e tradicionais, como o italian bob e o french bob.

O mod cut dos anos 2020 respeita a história do corte, mas traz novas texturas que modernizam o visual e dão um ar ainda maior de rebeldia.

Cierra Nia Wright usa versão atualizada do mod cut
Foto: Cierra Nia Wright (Reprodução/Instagram)

O repicado dá esse movimento mais atual ao corte de cabelo tendência.

Mel usa mod cut
Foto: Mel (Reprodução/Instagram)

Em alguns casos, o mod cut 2.0 se funde com o mullet também. 

Mod cut com a franja super reta.
Foto: Mel (Reprodução/Instagram)

O que se mantém é a franja reta, uma característica clássica do mod cut dos anos 1960.

Existem vários vídeos de transformação no TikTok, mostrando como esse novo mod cut é aposta certeira para quem quer os fios curtinhos, mas deseja fugir dos estilos mais tradicionais. 

Se você se animou e quer saber quais produtos podem te ajudar a estilizar o corte, confira essa seleção:

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar