Assim como eu, minha pele é feita de fases. Depois de anos tendo que lidar com a pele oleosa, a pandemia chegou e o ressecamento da minha pele também. Apesar de não acreditar que isso seria possível, hoje eu tenho pele sensível e ressecada.
Vermelhidão, manchas e coceiras são sinais típicos da pele sensível e pode ser facilmente confundida com alergias, dermatite, dermatose ou rosácea. Por isso, se você notar pontos de vermelhidão, procure um dermatologista e entenda a condição real da sua pele e o melhor tratamento a ser feito.
Vamos ao meu caso... Além dos pontos de ressecamento, notei que de uns tempos para cá, minha pele ficou avermelhada ao redor do nariz e queixo. Fora a vermelhidão, a textura seca era tão forte que podia chegar até mesmo a rachar em alguns pontos. Por isso, optei por produtos que acalmam e ajudam na hidratação profunda. Aqui vão eles:
- Sabonete Suavié, da Darrow
Percebi que a pele sensível é uma das mais difíceis de cuidar, pois qualquer produto utilizado de maneira incorreta ou se não apropriado para a condição da sua pele, a deixará somente mais sensibilizada. Portanto, para começar, tenha um bom sabonete facial que não irritará ainda mais o seu rosto.
Pessoalmente, eu uso e indico o Suavié, da Darrow. Me adaptei super a ele, além da sensação de pele limpa e suavizada, ele contém ingredientes dermocalmantes que ajudam demais as peles sensíveis ou sensibilizadas.
- Água Micelar, da Bioderma
Eu uso tanto como demaquilante, quanto como tônico. Sabemos de todas as inúmeras funções das águas micelares, e o quão fundamentais elas são no skincare diário. Porém, se você também tem a pele sensível, minha recomendação é essa versão da Bioderma - especialmente ideal para as peles sensíveis ou intolerantes.
- Água termal, da La Roche-Posay
Se eu pudesse escolher um item para não abrir mão, seria a água termal. Além de ser rica em nutrientes e compostos antioxidantes, acalma, suaviza e tem propriedades que agem como anti-inflamatórios – em alguns casos, as vermelhidões são, justamente, inflamações na pele.
- Creme hidratante, da Heté
Quando se tem pele sensível e ressecada, hidratar nunca é demais. Eu confesso que não sou de me adaptar a qualquer hidratante facial. Como já tive a pele bastante oleosa, não gosto dos cremes mais densos e com texturas oleosas. Prefiro os mais leves, que apesar da textura ser mais aquosa, a hidratação continua sendo profunda e de dentro para fora.
O duo da Heté são os meus queridinhos do momento. O diurno é perfeito para o dia, é leve, fácil de aplicar, seca rápido e dá uma sensação de pele suave e calma. Já o noturno é mais power, com uma textura mais cremosa – mas não oleosa – que revigora a pele durante toda a noite.
- Máscara de Argila Rosa, da Simple Organic
Por fim, mas não menos importante... vale a pena investir em uma máscara facial calmante para aqueles dias que a pele está pedindo socorro.
Semanalmente, costumo fazer uma máscara fácil de argila. Eu escolhi a argila rosa, justamente, porque é indicada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, com tendência alérgicas ou irritadas, desidratadas, acneicas e com rosáceas. Particularmente, eu sinto que ajuda bastante a trazer o tom natural da minha pele, acalmar as áreas de vermelhidão e devolver um pouco de hidratação para aqueles pontos de ressecamento.