Ter um diário é minha resolução para 2022 e esses são os motivos para você tentar também

por Giulia Coronato

Desde que me conheço por gente escrevo em diários. Muito antes de ser alfabetizada eu já colecionava papéis e embalagens e colava em caderninhos, enquanto desenhava e retratava meus dias das formas mais criativas possíveis. Quando era adolescente, o hábito se tornou ainda mais frequente, escolhia um caderno por ano e preenchia as páginas em branco com fotos, acontecimentos e memórias. É claro que com a entrada na vida adulta e maiores responsabilidades batendo na porta, acabei deixando os diários de lado e perdi a prática de retratar os meus dias. Mas, tudo mudou quando há poucos dias, quando me deparei com antigos diários e a experiência de reler cada página e mergulhar em lembranças foi tão prazerosa que resolvi que minha resolução para 2022 seria voltar a ter um diário. 

Não só pelo quesito de ser uma eterna fonte de lembranças, ter um caderno onde você pode se abrir, retratar, relembrar e expor ideias, possui diversos benefícios para nossa saúde mental - e é uma ótima atividade para nossa mente. Por mais clichê e romântico que possa parecer, ler as páginas escritas pela Giulia de dez anos atrás, foi como me reencontrar e voltar de vez para mim. Muitas vezes, retomar hábitos saudáveis antigos é uma forma de voltar aos eixos e redescobrir partes de nós que nem lembrávamos que existiam. 

Por isso, para te dar um empurrãozinho em direção a si mesmo, hoje, além de compartilhar minha resolução para 2022, vou te contar quais os benefícios de ter um diário e como você pode, aos poucos, incluir a prática na sua rotina. Vem comigo:

It girls - resolução para 2022, diário - resolução para 2022 - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Giulia Coronato (Reprodução/Instagram)


é uma forma de nos explorar e nos compreender

Como eu disse anteriormente, ter um diário é uma forma infalível de mergulhar em nós mesmos e pode ser uma ferramenta e tanto para nos explorar, nos conhecer um pouco melhor e mais profundamente. É difícil ver em nós mesmos padrões negativos e repetitivos, a menos que aprendamos a observá-los, e é aí que entra a prática. Escrever diariamente nossos comportamentos e sentimentos nos ajuda a identificar exemplos de comportamento, para que possamos cultivar melhores formas de ser e eliminar aqueles que não fazem mais tanto sentido. 

ajuda a religar o cérebro

Manter um diário pode nos ajudar a criar padrões de pensamento à medida que conseguimos esclarecer nossa mente com a escrita. Novos moldes de pensamento geram novos padrões emocionais, e com o tempo, praticar a repetição deles vai religar o nosso cérebro, ou seja, dar um restart, nos tornando mais saudáveis e mais alinhados com quem somos.

ter um diário é cultivar uma relação consigo mesmo

Esse tópico foi o principal motivo de ter um diário e ele ser a resolução para 2022. Escrever em seu caderno é literalmente conversar consigo mesmo, o que é sinônimo de alimentar a relação mais importante de nossas vidas, a que temos com nós. Ao incluirmos a prática do diário em nossos dias, podemos cultivar melhores conversas internas e construir mais confiança e crença em nós. Muitas vezes, retratar acontecimentos e sentimentos nos ajuda a entender por que fazemos as coisas do jeito que fazemos e quais podem ser nossas doutrinas limitantes. E com o tempo e um certo aprofundamos na escrita, e no desenvolvimento pessoal, aprendemos a remover as crenças limitantes que adotamos no passado, cultivando novas experiências e comportamentos. 

é uma forma de gerenciar nossas emoções

Sentimentos vêm e vão, muitas vezes sem conseguirmos controlar e gerenciar, ou até mesmo compreendê-los. Através do processo de registro diário, podemos observar mais claramente essas emoções, podendo nos ajudar a compreender e gerenciá-las, de onde elas surgiram, qual foi o gatilho e por aí vai. Em vez de descontar a nossa raiva em comportamentos destrutivos e sabotadores, podemos aprender a registrar e ficar quietos, interpretando-os. Ter um diário é quase uma forma de meditação e de terapia. Pode acreditar, a saúde mental do coletivo seria muito melhor se as pessoas fossem ensinadas a canalizar suas emoções em diários desde pequenas. 

E aí? Está convencida a dar uma chance e manter um diário em 2022? Abaixo separei alguns cadernos que são ideais para a prática: 

Você também vai gostar