Ninguém precisa virar uma pessoa super produtiva na quarentena, mas estando mais em casa do que nunca, eu tive que encarar uma tarefa que passei pelo menos duas semanas procrastinando: organizar meu guarda-roupa. Explico: há mais ou menos um mês, fiz uma limpa gigante nas minhas coisas, doei algumas peças e vendi outras no brechó, me mudei para Amsterdam com seis malas, consegui um apartamento e finalmente ganhei um armário. E nada. Não arrumei as coisas direito mesmo não tendo mais desculpa.
Por isso, nessa semana, tomei vergonha na cara e disse: agora vai! Então, baixei três aplicativos de organização para me ajudar nessa missão de deixar tudo bonitinho e visualizar melhor quais peças eu tenho e como combiná-las de forma mais inteligente. Como eu me saí? Bom, continue lendo para descobrir e conferir um review de cada um dos apps que testei.
- GetWardrobe
Descobri esse aplicativo em inúmeras listas de dicas e decidi dar uma chance. O app é gratuito, simples, a interface é bem intuitiva, a função de tirar foto das roupas para catalogar o que se tem e depois como combinar as peças entre si é bem fácil (e funciona!), mas um ponto negativo é estar todo em inglês.
Outra coisa que achei muito interessante é que ele é capaz de puxar a sua localização e pode sugerir o que você pode usar de acordo com a previsão do tempo - ah, a tecnologia, né!? O aplicativo também conta com uma aba de compras, mas é furada para brasileiras, uma vez que só lista lojas online internacionais.
Veredicto: ajudou na arrumação mesmo? Não muito, só facilitou na hora de catalogar as peças e ter uma visão mais macro do que eu tenho e como posso usar os itens combinados.
- Stylicious
O Stylicious é o mais famoso entre os apps do gênero. Achei a carinha dele ótima, é gratuito, está em português e funcionou super bem até a hora de catalogar as peças. Simplesmente não rolou encaixar os itens em subcategorias como vestidos > vestido midi, por exemplo. É uma coisa besta, mas julgando que é uma das principais funções - senão a principal! - do app, não dá para deixar passar batido.
Outros pontos importantes: o aplicativo também te permite organizar um calendário de looks e tem a função viajar, que ajuda a montar a mala.
Veredicto: não ajudou na organização porque não consegui catalogar as peças por subcategorias, o que para essa virginiana que vos escreve é um pecado sem perdão.
- Stylebook
Definitivamente o melhor de todos e está em português! Mas, má notícia: ele não é grátis. Eu baixei uma versão trial e achei incríveis a interface e as funções (ele também tem uma categoria de ajuda para fazer mala de viagem!). Queria muito destacar o calendário, onde você pode deixar organizado quais roupas ou looks quer usar em cada dia e, pasme!, ele sincroniza com o calendário do telefone para te lembrar na data - meu coração virginiano chora de alegria!
Também achei muito legal o fato de ter uma aba de inspirações que você pode puxar diretamente da internet ou do seu rolo da câmera, caso tenha tirado um print - e, mais uma vez, você pode organizar por ocasiões, estilos, etc.
Único ponto negativo é que eu odiei o tratamento, feito automaticamente pelo app, para tirar o fundo das fotos que a gente tira das peças. Altera a cor das roupas e acaba com a qualidade! Triste.
Veredicto: tinha tudo para ser o campeão e eu perdoar o fato de que ele custa 3,99 dólares, mas não foi dessa vez.
Rodada bônus de dicas
Depois da experiência de conhecer melhor o que eu trouxe nas malas, apliquei meu melhor modo Marie Kondo para arrumar o guarda-roupa, que claramente estava um caos, como vocês podem ver abaixo, e tenho dicas.
- Crie espaços
Se as suas gavetas forem grandes como as minhas, uma sugestão que faço é criar divisórias - pra economizar, em vez de comprar caixas - com lenços ou toalhas que você não usa mais. Fiz isso para separar lingerie das camisetas na primeira gaveta.
- Use as bolsas
Ok, o ideal seria comprar cestinhas ou caixas para organizar melhor os meus acessórios. Mas, em vez disso, usei as bolsas que estão paradas no armário para armazenar caixinhas de óculos, tiaras e nécessaires com brincos, colares e aneis. Super funcionou!
- Nada arrastando!
Como dá para ver, meu guarda-roupa não tem altura suficiente para o caimento de vestidos longos e midi ou macacões. Eles estavam todos se arrastando e eu, perdendo espaço. O que eu fiz: dobrei as barras e passei-as na parte de dentro do cabide. Assim, consegui espaçar melhor os cabides e ganhei um cantinho para colocar as calças organizadas e bem à mostra.