As máscaras já são e farão parte da nossa realidade por mais um tempo. Se antes a ideia de marcas produzirem máscaras era estranho, hoje é um alívio ter tantas opções. Para quem não é um profissional da saúde ou funcionário de serviços essenciais (que trabalham em farmácias e mercados, por exemplo), as máscaras não cirúrgicas feitas de tecido é suficiente. E mesmo que seja um item de primeira necessidade e com propósito de proteger a nós e aos outros, agora que vamos ter que incorporá-las no nosso dia a dia, dá uma vontade de ter máscaras estilosas e com personalidade, né?
Segundo o Ministério da Saúde, uma máscara não cirúrgica e eficaz deve servir e ficar confortável na sua face, cobrindo nariz, boca e queixo. Ela pode ser presa com elásticos nas orelhas ou em volta da cabeça, pode ter várias camadas de tecido, desde que permita a respiração sem nenhuma restrição, e pode ser lavada em casa sem nenhum tipo de dano. O Ministério também reforça que a máscara é de uso invidual e pode ser usadas apenas por duas horas. Depois desse período é necessário trocá-la, então é recomendado ter sempre mais de uma por perto e uma sacola para armazenar a outra quando retirá-la). Ao chegar em casa, a indicação é higienizá-las com sabão ou água sanitária e deixar 20 minutos de molho.
Então se você está procurando máscaras não cirúrgicas para comprar online e ter um bom estoque para se manter seguro durante a pandemia, listamos todas as marcas que estão vendendo o item, tanto marcas brasileiras quanto internacionais. Muitas delas têm suas vendas sem fins lucrativos e com esforços de caridade, então vale a pena conferir:
La Mandinne: uma de nossas marcas parceiras já estava dando máscaras de brinde muito antes de se tornarem obrigatórios. A La Mandinne envia de graça uma máscara personalizada em compras acima de R$300 feitas no site. Separamos algumas das nossas peças favoritas para você conferir:
AMARO: a marca lançou essa semana uma linha de máscaras reutilizáveis feitas em tecido de toque macio e com elásticos nas laterais para fixação nas orelhas. As máscaras da AMARO estão disponíveis no site e no app em versão individual, em kits de cinco unidades ou como brinde nas compras acima de R$350. No site da AMARO, também tem dicas de como higienizar e usar sua máscara de forma eficiente.
Renner: a fast-fashion brasileira foi uma das primeiras a comercializar máscaras não cirúrgicas e personalizadas no país. Já tem uma boa variedade de máscaras reutilizáveis disponíveis no e-commerce da loja! A cada máscara adquirida no site, a marca doa uma máscara descartável para os profissionais de saúde.
Bem Phyna: a loja de segunda mão transformou peças 100% algodão e devidamente higienizadas em máscaras de tecido, que podem ser adquiridas através do site. A cada três unidades vendidas, elas doarão dez máscaras cirúrgicas descartáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo.
Ninini_bordados: é uma marca pequena de Instagram, então vale conferir para além de se proteger, ajudar os pequenos negócios durante essa fase!
Giuliana Romano: a designer está fazendo máscaras assinadas por encomenda! Para ter uma máscara assinada por ela é preciso mandar uma Instagram Essa ação também ajudará na produção de máscaras para idosos e asilos carentes.
The Paradise: a marca dos estilistas Thomaz Azulay e Patrick Doering, está vendendo em seu e-commerce máscaras com estampas e assinatura da marca. E eles também disponibilizaram no Instagram um molde para quem quiser criar a sua própria em casa.
Alexandre Pavão: também vendendo através do Instagram, a marca levou suas estampas e patchworks icônicos para as máscaras reutilizáveis. Para garantir a sua, é só entrar em contato por DM.
Escudero & Co: a label produziu máscaras 100% algodão, com camada dupla de tecido e ajustáveis no queixo. A cada máscara comprada, outra será doada pela marca.
Isolda: a marca criou um kit com 5 máscaras de tecido para venda - a cliente recebe 4 e uma é doada para as famílias dos alunos da Casa da Amizade, da área do Grotão, em Paraisópolis. As máscaras são produzidas com tecidos da marca que estavam parados em estoque.
Just Approve: a marca de Cacá Parra e Leonardo Picon está doando 5 máscaras a cada 1 produto vendido no site.
Marcas internacionais:
Skims: a marca de Kim Kardashian vendeu todas suas máscaras em menos de 20 minutos! Com as vendas, a marca vai doar 1 milhão de dólares e mais 10 mil máscaras para quatro instituições de caridade pelos Estados Unidos.
Sanctuary: a cada venda de máscaras reutilizáveis, a marca vai doar máscaras para organizações carentes.
Rag & Bone: toda compra de máscaras da marca é revertida em doações para as pessoas mais afetadas pela COVID-19.
Christy Dawn: todo kit de máscara sustentáveis da marca que é vendido gera uma doação à organizações carentes.
Collina Strada: a cada máscara vendida, 5 serão doadas para os profissionais da saúde de Nova York.
Mas também queremos saber: você acredita que todas as marcas deveriam desenvolver e vendar máscaras? E até que ponto é aceitável as marcas lucrarem com elas? Ou isso seria anti-ético? Conta para a gente nos comentários!