Transição capilar: como começar e qual a duração

por The Look Stealers

Já fazem alguns anos que o mundo da beleza fala sobre a transição capilar e, cada vez mais, ela faz parte da realidade das mulheres do nosso país. O processo de aceitação da curvatura natural dos fios vem acompanhado de várias dúvidas e medos, mas também de uma liberdade enorme em, finalmente, ver a sua versão mais natural. 

Basicamente, a transição capilar consiste em abandonar as químicas de alisamento e deixar que o cabelo cresça naturalmente, logo, é necessário paciência, já que você terá duas texturas diferentes de fios - a sua raiz natural e o comprimento liso. Para deixar os seus dias mais fáceis, e acabar de vez com todas suas dúvidas, reunimos algumas dicas que irão te dar força e ânimo para viver esse processo. Uma coisa nós garantimos, a alegria de ver seus fios naturais compensa cada momento.

Yolande Macon - cabelo-crespo-cacheado - transição capilar - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Yolande Macon (Reprodução/Instagram)


como começar a transição capilar

O primeiro passo para começar a transição capilar é estar pronta para lidar com o processo e a fase de duas texturas, afinal, haverá uma mudança na sua aparência e serão necessários alguns cuidados com o cabelo. Decisão tomada, é hora de investir e pôr em prática a rotina de cuidados O primeiro deles é garantir que seu couro cabeludo esteja sempre limpo, para isso, invista em produtos específicos para o seu tipo de fio natural, eles irão promover a higienização correta e ainda hidratar, garantindo que seu cabelo cresça de maneira forte e saudável. 

Outro ponto importante a ser seguido quando você começa a transição capilar, é evitar o uso de ferramentas de calor - os famosos secador e prancha - e não prender o cabelo constantemente, pois tudo isso irá atrapalhar o desenvolvimento e o crescimento dos seus novos cachos. Mas isso não é um regra, se escovar o seu cabelo torna o processo mais fácil de ser vivido, só tenha o cuidado em utilizar um protetor térmico e não passar a chapinha várias vezes na semana ou na mesma mecha, pois isso irá influenciar na saúde e no formato do seu cabelo.

Zoë Foster - cabelo-crespo-cacheado - transição capilar - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Zoë Foster (Reprodução/Instagram)

quanto tempo dura

Uma das dúvidas mais comuns é a de quanto tempo dura a transição capilar, mas a verdade é que o processo é único e individual, cada pessoa e cabelo terá uma duração específica. A transição só irá finalizar no momento em que você cortar todas as pontas lisas do seu cabelo e isso irá depender de quando você irá se sentir pronta para ir até o salão.

Há quem deixe o cabelo crescer por apenas alguns meses e já logo realiza o big chop - corte que elimina toda a química do cabelo -, enquanto outras preferem esperar que o cabelo atinja um certo comprimento para, aí sim, cortar.

Yaminah Mayo - cabelo-crespo-cacheado - transição capilar - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Yaminah Mayo (Reprodução/Instagram)

tem como ser mais rápida?

Infelizmente não tem como garantir que a transição capilar será mais rápida, mas existem algumas formas de tornar o processo mais eficiente e fácil de lidar, seja cuidando dos fios ou investindo em acessórios. Além de realizar a rotina de cuidados - quem sabe até não apostar no cronograma capilar? - e evitar as ferramentas de calor, você pode ter uma atenção especial com a sua alimentação durante o processo. 

Garantir a ingestão de vitaminas, minerais e água irá influenciar diretamente na saúde e força dos nossos fios, fazendo com que eles cresçam mais fortes e saudáveis. Além disso, vale combinar produtos que realizam um cuidado com o couro cabeludo, afinal, quando a área está bem cuidada, temos um ótimo resultado no crescimento do cabelo. Você pode investir em esfoliantes para a área, mas também em escovas massageadoras, que irão estimular a circulação sanguínea na região.

Esses cuidados podem vir acompanhados de um corte periódico, pois assim você irá eliminar as pontas aos poucos e dar força para o crescimento do cabelo. Outra forma de deixar o processo mais leve é investir nas box braids e nos acessórios, assim, você terá o cabelo sempre arrumado, sem ter que lidar com as diferentes texturas. 

Para te ajudar durante o processo, selecionamos  alguns produtos para cabelo crespo e cacheado que irão deixar seus fios lindos e saudáveis. 

Você também vai gostar