Transplante capilar: como funciona e quais são os riscos

por The Look Stealers

A queda de cabelo é uma preocupação comum na vida de muitas pessoas. Fatores genéticos, estilo de vida, condições de saúde e hormônios são alguns dos fatores que influenciam no quadro. Por mexer diretamente com a autoestima, pessoas que sofrem com a queda buscam maneiras de minimizar seus efeitos e a mais eficaz é o transplante capilar

O procedimento é antigo e conhecido de várias formas: implante ou transplante capilar ou ainda cirurgia de restauração capilar. No caso do transplante, o especialista realiza uma redistribuição dos cabelos do próprio paciente e isso impede rejeição. Nós conversamos com a Dra. Luciana Passoni, médica especialista em cuidados com os cabelos e CEO da Passoni Clinic, e abaixo ela esclarece todas as dúvidas e questionamentos que um dia você já fez a respeito do transplante capilar. Vem ver:

os procedimentos

Hoje em dia, o transplante capilar é a melhor e mais moderna técnica de cobertura da área calva, porém, ainda existem outros procedimentos que irão se diferenciar através do preço e resultado final. O implante, segundo a Dra. Luciana, é feito com fios sintéticos, geralmente de fibras artificiais, assim o resultado fica pouco natural e estético. Além disso, os fios não irão voltar a crescer e as fibras que foram implantadas podem se soltar com facilidade. 

Já o transplante é realizado através da transferência do folículo capilar para a área calva, portanto, o resultado é natural e os fios voltam a crescer normalmente. Já a restauração capilar, pode ser feita com fios naturais ou não, entretanto, o resultado não é tão harmônico.

qual é o passo a passo do transplante capilar?

Antes de realizar o transplante capilar, o profissional, juntamente com o paciente, irão desenhar qual será o resultado final. Esse é um processo detalhado e longo, já que o médico irá fazer os ajustes até atingir o objetivo do paciente. Em seguida, o transplante pode seguir de duas maneiras: raspando todo o cabelo ou com o fio longo. 

O procedimento inicia com o paciente levemente sedado, assim, ele pode se sentir mais confortável. Em seguida, os profissionais extraem os folículos da parte doadora - normalmente a parte de trás da cabeça - e esses folículos extraídos são levados para o microscópio, onde ocorre a lapidação e avaliação dos enxertos. Enquanto isso, a médica realiza as pré-incisões para receber os novos fios na área receptora para enfim, os novos folículos serem implantados.

A duração da cirurgia depende de alguns fatores como a extensão da calvície e do número de folículos transplantados, mas a média é de oito a 10 horas.

David Beckham - cabelo - transplante capilar - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: David Beckham (Reprodução/ Instagram)


existem riscos?

Quando falamos de transplante capilar, os riscos são pequenos, apenas dos fólicos não pegarem forma, o que é raro. Já o implante tem o risco de haver infecção, foliculite, inchaço, dor persistente e descamação, além, é claro, do resultado não ser natural.

quais são os cuidados depois do transplante capilar?

O pós do transplante capilar é simples. No dia seguinte à operação, o paciente já trabalha normalmente e em uma semana, a recuperação é considerada completa. Passados sete dias do procedimento, você já estará liberado para lavar o cabelo e ir à academia.

O resultado final é sentido após um ano, mas em seis meses já é possível ter uma prévia da cobertura total do couro cabelo.

Se você ainda não deseja realizar um transplante capilar, mas sofre com queda de cabelo, as dicas são: procurar um profissional que poderá te ajudar a encontrar soluções e investir em bons produtos anti-queda. Vem ver a nossa seleção:

Você também vai gostar