Temos observado um movimento enorme ao redor do globo sobre três modelos de um certo acessório que vem conquistando as mulheres mais antenadas do mundo. Fazemos muito o exercício de pesquisar e ficar atentas a qualquer sinal de que algum modelo de peça vá explodir daqui a alguns meses - e até mesmo anos. Desde o ano passado, alguns modelos de bolsas tem se destacado nos feeds mais baphos e nos street styles mais desejados das semanas de moda. Estamos falando das beaded bags, net bags e das bolsas de feira listradas - que são vendidas aos montes em qualquer feira do Brasil.
As beaded bags já estão in voga no hemisfério norte desde o final do ano passado. Elas não são nada além de bolsas feitas de contas (miçangas) que lembram muito o crochê que algumas mulheres fazem. Resgatada dos anos 1970, as bolsas de conta são famosas no exterior graças à Shrimps - marca britânica comandada por Hannah Weiland, Susan Alexandra - todas as peças feitas à mão em Manhattan.
Graças à pessoas visionárias, o Brasil está começando a entrar no ritmo dos nossos amigos estrangeiros e é por isso que temos aqui a Gla - que já conquistou redatoras e editoras de moda além de fashionistas das boas. Por quê você teria que ter uma bolsa assim? Elas são as novas pequenas jóias, por serem produzidas à mão com mais de 1500 continhas por modelo. Perfeitas para dar um ar fun (e muito cool) para o look.
Já as net bags são modelos mais fáceis de se encontrar. Direto dos barcos de pescadores, banca de frutas e legumes, elas foram parar nas mãos das mulheres mais antenadas do globo. Qual foi a origem da bolsa de rede ter virado um fenômeno gigante entre as fashionistas? Demna Gvasalia.
O estilista belga desenvolveu o acessório para o lookbook da coleção de verão 2018 de sua marca Vetements. Claro que - com um grande lançador de trend - as net bags foram direto e reto para os registros de street style dessa temporada. Mas olhe, não precisa ficar triste por não poder gastar mais de US$ 3 mil. A original mesmo é encontrada nas feiras que vendem pastel e frutas. Já temos uma marca brasileira apostando no acessório, a brasiliense Cobé.
Demna Gvasalia, atual diretor criativo da Balenciaga - dono da super cool Vetements - lançou mais uma tendência polêmica: a bazar shoper. Inspirada nas tradicionais bolsas de lavanderia dos nossos amigos gringos - e aqui mais conhecidas como sacolas de praia. Depois do boom de Balenciaga, uma nova versão da bolsa surgiu no mercado: a mini sacola de praia. Graças à espanhola recém-criada Chivatas, que conquistou fashionistas como Maria Bernad, Helena e Lucia Cuesta.