Trend report: cottagecore

por Giulia Coronato

Apesar da palavra estranha e da pronúncia difícil, você provavelmente já esbarrou na cottagecore por aí e já está familiarizada com a tendência, antes mesmo de saber nomeá-la. Graças às maiores plataformas online do momento, como o Instagram, o Tik Tok e o Pinterest, a cottagecore ganhou força na primeira metade de 2020, no verão do Hemisfério Norte e, ao que tudo indica, irá marcar presença por aqui agora que entramos nas estações mais quentes do ano. 

A cottagecore consiste na romantização e na idealização da vida no campo, de um cotidiano mais simples, cercado de natureza, animais, flores e comidas frescas. Na cottagecore, encontramos elementos que envolvem um sentimento de nostalgia, de acolhimento e de apreciação por um tempo onde tudo era menos complicado. A estética, que também pode ser identificada como Farmcore ou Countrycore, caminha na contra mão da vida urbana das grandes cidades e surge como um escapismo de tempos difíceis como o que estamos presenciando. Graças à pandemia do COVID-19, o sentimento que envolve o cottagecore foi multiplicado e a busca por um estilo de vida mais simples fora das metrópoles se tornou recorrente. Com inspirações claras no movimento hippie que promovia a vida em comunidade e o desapego de bens materiais, a cottagecore, vai muito além de uma tendência de vestuário, o movimento é considerado uma saída para aqueles que buscam mais qualidade de vida, contato com a natureza e gastos financeiros menores.

It girls - Cottagecore - Cottagecore - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Paula Sutton, Suban, Sabina Socol (Reprodução/Instagram)


Em resumo, a estética cottagecore é a saudação à vida no campo. Muitos, aproveitaram a flexibilidade que o home office oferece, para "fugirem" para o interior, em busca de uma simplicidade que as grandes cidades não oferecem. Além de estética, o cottagecore é um estilo de vida. Cercado de grama, flores, frutas e animais.

It girls - Cottagecore - Cottagecore - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Amaka Hamelijnck, Julia Levestein, Lena Farl (Reprodução/Instagram)

Apesar das inspirações no movimento hippie, a moda cottagecore segue na onda do romantismo e bebe na fonte do colonialismo e do rococó. A paleta de cor é suave, com tons pastel, verdes, marrom, brancos e beges e estampas simples. A silhueta é fluída, com manga bufante e cintura marcada. O xadrez, os florais e o bordados, também estão presentes, graças ao apelo nostálgico da tendência, junto com macacões e peças de algodão. Na parte dos acessórios e do footwear, a cottagecore caminha entre o country e o hippie, com chápeus de palha, lenços e botas de cowboy. 

It girls - Cottagecore - Cottagecore - Primavera - Runaway - https://stealthelook.com.br
Foto: Elie Saab, Christian Dior, La DoubleJ (Reprodução/Instagram)

Nos mais recentes desfiles das principais semanas de moda internacionais, grandes marcas comprovam que o cottagecore não irá a lugar algum e promete continuar tanto na moda, como no comportamento, em 2021.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar