Os Jogos Olímpicos de Inverno são um dos eventos esportivos mais importantes e relevantes de todos. Mais recentes do que os Jogos Olímpicos de Verão. A grande competição teve início em 1924, como “Semana Internacional dos Desportos de Inverno” e, somente dois anos depois, em 1926, que ganhou status de Jogos Olímpicos. O evento é disputado a cada quatro anos, no intervalo dos Jogos Olímpicos "normais". Ou seja, a cada dois anos há uma edição ocorrendo. As Olímpiadas de Inverno 2022 já estão virando a esquina, e hoje vamos falar um pouco sobre ela.
O evento irá acontecer na China e como sempre irá reunir os maiores atletas invernais do mundo. Para ficar por dentro de tudo que vai rolar nas competições e já se preparar para assistí-los - os jogos serão transmitidos pela TV Globo! Continue aqui:
onde e quando vai acontecer?
As Olimpíadas de Inverno 2022 irão acontecer em Pequim, na China. Os jogos começam dia 4 de fevereiro, com a cerimônia de abertura e vai até dia 20 do mesmo mês, com o encerramento. Serão os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno da história a serem realizados em solo chinês! A chama olímpica foi acesa em Atenas sem a presença do público.
Ao todo são sete esportes e 109 eventos no total durante os 16 dias de jogos.
vai ter plateia?
Os organizadores do comitê olímpico se certificaram de criar um sistema de circuito fechado acessível apenas aos participantes, um plano que surgiu em meio à rápida disseminação da nova variantes do coronavírus, a Ômicron. O sistema abrange as instalações, os hotéis oficiais e o serviço de transporte próprio do evento, deixando de fora os fãs e o público. No dia 15 de janeiro foi anunciado que não iria haver venda de ingressos para o público, depois que Pequim relatou seu primeiro caso de Ômicron.
quem são os macotes?
Os mascotes das Olímpiadas de Inverno 2022 o são Bing Dwen Dwen, um panda vestido com um casaco feito de gelo, e Shuey Rhon Rhon, para os Jogos Paralímpicos, uma espécie de laterna chinesa em formato de gente. Enquanto, Bing Dwen Dwen é a mistura das palavras "gelo" e criança em mandarim, o nome do mascote paraolímpico tem um nome um pouco mais complexo. Shuey tem a mesma pronúncia do caractere chinês para “neve”, o primeiro Rhon significa “incluir, tolerar” e o segundo Rhon significa “derreter, fundir e aquecer”. Os mascotes foram escolhidos entre mais de 5.800 propostas de todo o mundo.
qual a controvérsia política que envolve os jogos?
Diversos países declararam boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno. Isso significa que atletas desses países ainda poderão competir em Pequim, mas nenhum funcionário do governo comparecerá ou apoiará os esportistas. Os Estados Unidos é um dos países que declararam que não irão apoiar os Jogos chineses. Em dezembro, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o boicote serviria como uma mensagem contra o “genocídio e crimes contra a humanidade que a China está cometendo em Xinjiang”.
uniformes tecnológicos
Os uniformes olímpicos sempre são nossa parte favorita do evento. Isso porque além de sempre serem assinados por designers e estilistas de cada federação, os looks sempre contam com diversas tecnologias vestíveis, estampas criativas e modelagens adaptáveis e especiais para cada esporte.
Esse ano, a Ralph Lauren - longa parceira da federação americana - saiu na frente ao revelar peças cheias de tecnologias para seus atletas. As roupas são mais esportivas e casuais do que os blazers formais e camisetas de inspiração náutica projetadas para as Olímpiadas passada. A peça-chave deste ano é uma jaqueta feita de um novo material que se adapta à temperatura do corpo do usuário, mantendo-o quente sem necessidade de eletrônicos.