Tudo o que você precisa saber pra fazer o esfumado perfeito

por Lara Lincoln

Não adianta, ninguém resiste a um olho poderoso! Claro que um rímel basiquinho sempre resolve os nossos problemas, mas na hora de arrasar na produção não dá pra abrir mão das sombras opacas e cintilantes, do iluminador, do delineador e de muita máscara de cílios para completar. O olho marcado deixa qualquer pessoa mais poderosa e transforma aquela make que tinha tudo pra ser sem graça - não é à toa que as celebs não abrem mão de muita sombra nos red carpets. 

De uns tempos pra cá, o estilo no makeup makeup, que é aquela produção super básica só pra realçar os nossos traços naturais, ganhou força e muita gente aposentou as sombras. Mas a verdade é que o bom e velho olho esfumado é certeiro e sempre garante um resultado incrível. Claro que é importante lembrar que a pele também é um dos fatores essenciais para garantir o olho poderoso - oi, como assim? -, já que, se ela não está bem feita e corrigida, o resultado da make não é o mesmo. Por isso é importante garantir que a olheira esteja camuflada e que nenhum restinho de sombra caia no rosto. Pra te ajudar, a gente separou tudo o que você precisa saber pra fazer o esfumado perfeito. Anota as dicas: 

Naomi Harris
Foto: Naomi Harris

Antes de tudo você precisa de um pincel de esfumar. Ele tem esse formato mais gordinho e arrendondado que é perfeito para depositar e misturar as sombras. Quanto mais longas as cerdas, mais suave a cor fica. 

Chrissy Teigen
Foto: Chrissy Teigen

Escolha uma sombra para ser a base do seu esfumado - os tons neutros são os melhores. Aplique no côncavo e em toda pálpebra com o pincel de esfumar. A dica é fazer movimentos circulares e de vai e vem. 

Emily Ratajkowski
Foto: Emily Ratajkowski

Agora é a hora de deixar o olho poderoso. Escolha as sombras mais escuras e aplique bem no cantinho externo do olho, depois, com o pincel de esfumar, espalhe em todo o côncavo - mas cuidado para não subir muito e deixar o resultado pesado. Vale aplicar rente aos cílios também. 

Martha Hunt
Foto: Martha Hunt

Aplique as sombras iluminadoras e cintilantes bem no cantinho interno e no meio da pálpebra. Pra deixar aquele degradê de tons vale voltar com o pincel de esfumar só sujinho, sem adicionar mais sombra, e misturar as cores. Aposte em produtos cremosos que deixam o efeito mais bonito.  

Shay Mitchell
Foto: Shay Mitchell

Se você quiser esse efeito gatinho, encoste um papel - vale até uma fita adesiva ou um cartão - na parte externa dos cílios inferiores em direção ao final da sua sobrancelha e esfume os produtos normalmente. Finalize com delineador e muito rímel. 

Falando em rímel, eles deixam o esfumado muito mais poderoso. Esse aqui, da Marc Jacobs, é lançamento e o resultado é incrível. Os cílios ficam super volumosos e curvados - dá pra dispensar o curvex! 

Olivia Culpo
Foto: Olivia Culpo

Pra garantir que a pele continue perfeita, aplique algumas gotinhas de corretivo nas olheiras e nas têmporas. Use uma esponjinha para espalhar o produto - as com a ponta fina são as melhores porque alcançam todos os cantinhos. Outra dica é começar primeiro pela make dos olhos, e depois fazer a pele. 

Você também vai gostar