Fora do calendário tradicional de semanas de moda acontece muita coisa interessante que às vezes pode passar despercebida, mas que é igualmente importante para o cenário mundial. Uma delas é a Lagos Fashion Week, que aconteceu na Nigéria na última semana. Apesar de ter 14 anos de história, ainda é um evento menos conhecido, talvez porque os holofotes estejam sempre na Europa e nos Estados Unidos. No entanto, podemos apostar que em breve ela vai ganhar hype.
Primeiro, só por ser uma semana de moda que foge dos padrões europeus, já seria motivo suficiente para ser algo fora da curva, mas, além disso, a Lagos Fashion Week inova na frequência, já que acontece uma vez ao ano, no incentivo à descoberta de novos talentos e ao fazer um evento que vai além dos desfiles.

o que você precisa saber sobre a Lagos Fashion Week
Segundo o próprio site da LFW, ela é um evento que conta com “iniciativas que apoiam, fortalecem e desenvolvem a indústria da moda”. Ou seja, mais que apresentar uma nova coleção, é uma semana de moda que quer potencializar criações independentes e fomentar a indústria no continente africano.

Dentro da Lagos Fashion Week, há o Fashion Focus Africa, uma iniciativa criada para descobrir novos talentos, que têm acesso a ferramentas para crescer, com troca de conhecimento com profissionais renomados, networking e acesso ao mercado. Além disso, há o Green Access, que incentiva novos designers a criar marcas sustentáveis, com responsabilidade social e econômica.

Eles ainda promovem workshops e masterclasses focadas em fotógrafos e filmmakers de moda, que podem expandir seus conhecimentos e técnicas através do programa Visual Makers Fellowship.
Há também a LagosFW Showrooms, que reúne em um espaço físico peças de designers consagrados e emergentes para venda. É realmente um evento que incentiva a indústria como um todo, pensando em todas as áreas importantes para construir um mercado de moda.
o street style da Lagos Fashion Week
Um dos maiores destaques da Lagos Fashion Week é definitivamente o street style. Com looks criativos e ousados, os nigerianos mostram que sabem usar cores, volumes e texturas como ninguém. Eles usam a cultura e a ancestralidade para traduzir o estilo seja através do cabelo, das estampas ou das modelagens.

Os designers que pensam fora da caixa e as criações à frente do tempo mostram que a Nigéria é uma grande potência da moda a ser descoberta pelo mundo. É muito bom ver uma imagem de moda que foge do que estamos sempre focados e enxergar toda a riqueza de um local que é frequentemente subestimado.
