Parece missão impossível colar cílios postiços, não é? A gente acaba se contentando só com algumas camadinhas de rímel enquanto os beauty experts dominam o assunto e colam pestanas extras em questão de segundos. Mas se você acha que os cílios postiços não são pra você, tá enganada! Assim como o delineador, eles também exigem prática e algumas técnicas simples que facilitam a missão. O segredo é ter paciência e treinar algumas vezes em casa.
E, sim, os cílios fazem muita diferença na make. Se rolar aquela preguiça, é só esfumar uma sombra neutra na pálpebra e finalizar a produção com cílios curinga e umas camadas de rímel. O resultado é um olho poderoso, daqueles que parece que a gente passou horas mesclando vários tons de sombras, mas na verdade, foi só o efeito de pestanas volumosas e bem curvadinhas. Mas se você for do time do no makeup makeup é só escolher um modelo mais discreto e com a base bem fininha, que quase não aparece muito nos olhos. E para ajudar, a gente separou tudo o que você precisa saber, e ter às mãos, na hora de colar os cílios postiços. Olha só:
Existem vários modelos diferentes de cílios postiços e cada um tem uma proposta. O ideal é escolher um com a base bem fininha, e sem aquele traço preto marcado, sabe? Isso vai ajudar a deixar os cílios mais naturais e as pestanas sintéticas praticamente somem na make. Ah, e também vale prestar atenção nas suas necessidades: se você quiser volume, escolha um modelo com bastante cerdas, se quiser alongamento, é só apostar em um mais comprido.
Antes de começar a colar é super importante medir os cílios em relação ao seu formato de olho. É só encostar os postiços, sem a cola, e cortar as pontinhas que ficam sobrando. Isso facilita na hora de colar os cílios e ajuda a deixar tudo no lugar.
Você vai precisar deixar a pálpebra bem sequinha antes de colar os cílios. Isso significa que você pode passar um pouquinho de pó na região ou esfumar uma sombra neutra em todo o olho. A pálpebra oleosa não consegue segurar o cílio por muito tempo e eles começam a descolar nas pontinhas.
Muitas pessoas erram exatamente nesse ponto: na hora de aplicar a cola nos cílios. Existem vários tipos de cola, mas as melhores são as transparentes ou essas branquinhas que secam e somem. Aplique o suficiente em todo o comprimento dos cílios postiços, sem exagerar, e deixe a cola secar por uns três minutinhos. Quando a cola está muito molhada, os cílios ficam escorregando na pálpebra e ainda borram a maquiagem.
Existem ferramentas próprias e anatômicas para colar os cílios, mas a pinça também ajuda na missão. O truque é encostar os postiços rente ao seus cílios naturais, a ideia é que eles fiquem bem próximos e se misturem, sabe? Comece colando o centro e, depois, vá acertando as pontinhas. Se você quiser colar com os dedos mesmo, o truque é deixar o polegar sempre para cima, isso ajuda na hora de visualizar onde aplicar.
Os cílios postiços não são os finalizadores da make, ok? Depois que você colar, deixe as pestanas secarem bem e retoque o delineado, isso vai ajudar a camuflar qualquer borradinho ou cola que ficou aparente. Outro truque legal é usar um curvex para grudar os cílios naturais com o falso - mas cuidado para não descolar - e finalizar com algumas camadas de rímel.
Sim, você pode reutilizar os cílios postiços! Mas é super importante seguir alguns passos para armazenar as pestanas do jeito certo. Remova com cuidado, sempre com um demaquilante bifásico ou em óleo, e depois deixe de molho em um recipiente com água micelar até que todas as impurezas desgrudem dos cílios. Retire, seque e guarde na caixinha da embalagem.