Helena Silvarolli é uma influenciadora de moda paulistana que começou nas redes por acaso, compartilhando seu dia a dia, e se destacou na área. Com mais de 100 mil seguidores, ela cria conteúdo não só de moda, mas também de beleza e viagens, com looks, dicas e reviews.
Nós batemos um papo com ela e descobrimos um pouco mais sobre vida pessoal, estilo, inspirações e planos para o futuro. Vem ver:

Quem é Helena Silvarolli?
H.S.: Helena é uma mulher alto astral. Acredito que vem um pouco de família, mas encaro a vida com a certeza de que tudo passa, por isso, aproveito os momentos bons ao máximo e sei que os momentos ruins sempre vão ter um fim. Isso molda minha personalidade e meu jeito descontraído, e acabou me levando ao interesse em trabalhar com comunicação para passar ainda que um pouquinho dessa filosofia para frente. Como na vida as coisas acabam sempre sendo uma surpresa, não sabia exatamente como isso ia acontecer e nem imaginava o que ia vir para frente, mas tive a sorte de encontrar minha direção e pessoas incríveis para estarem do meu lado nesse processo.

Como foi o momento em que você decidiu seguir carreira no ambiente digital e construir seu próprio caminho na moda e comunicação?
H.S.: Eu sinceramente nem imaginava que isso poderia acontecer! Eu me formei em publicidade e propaganda porque desde sempre fui uma pessoa muito comunicativa e com um talento aflorado para essa área, então imaginava que ia acabar seguindo por algum caminho mais tradicional. O que pouca gente sabe é que, antes de começar como influencer, eu nem tinha Instagram e nem me interessava muito sobre o assunto! Acompanhava minhas amigas pelo perfil da minha mãe. E foram elas que me empurraram para criar meu próprio perfil e, aos poucos, minha comunidade de seguidores foi crescendo. Sempre falei de temas que eu amo e as pessoas começaram a ficar cada vez mais interessadas. Quando surgiu minha primeira proposta de publi, ainda lá no começo, eu entendi que aquilo poderia ser uma oportunidade. Decidi profissionalizar o que até então era só um hobby e, de maneira muito orgânica, cheguei até aqui.

Ter uma família com forte ligação com a moda influenciou suas escolhas profissionais? Qual foi o maior aprendizado que você tirou desse ambiente?
H.S.: Nascer em uma família que já trabalha com moda há tantos anos com certeza me fez amar esse universo desde muito cedo, a ponto de roubar as peças do guarda-roupa da minha mãe para ficar desfilando pela casa quando eu era criança. Tudo isso virou um interesse muito profundo por tudo que a moda representa e como ela pode ser um meio de comunicação entre as pessoas. Esse talvez tenha sido o ponto chave da minha carreira, unir minha facilidade como comunicadora e minha paixão por moda! Acompanhar de perto os “bastidores” desse mundo me fez dar mais atenção aos detalhes, porque cada coisa, ainda que pequena, tem um significado e faz parte de uma mensagem muito maior.

Como você definiria seu estilo pessoal e o que mais te inspira na hora de montar um look?
H.S.: Gosto muito de brincar com peças atemporais e dar um toque de modernidade, então meu guarda-roupa é cheio de blazers e jeans, que caem bem em qualquer ocasião, mas que sempre vão vir acompanhados por uma T-shirt colorida, uma bolsa diferentona ou acessórios máxi que trazem mais vida para a composição. Amo apostar em cores mais vibrantes e estou obcecada por esse comeback dos metalizados! Eu tiro inspiração principalmente das mulheres que mais admiro, minha mãe e minha avó. Inclusive, algumas peças vintage que eu tenho são modelos que as duas me deram diretamente do guarda-roupa delas. Mas, claro, eu sempre dou um “toque da Helena” para ficar mais minha cara.

Entre moda, beleza, decoração e viagens, qual desses temas é o que você mais ama explorar?
H.S.: Minha primeira e maior paixão sempre vai ser a moda. Eu sou aquela pessoa que não vê a hora passar quando está procurando por um assunto dentro desse tema. É uma forma de arte e de comunicação que realmente me emociona. Fico ansiosa para ver os desfiles, saber o que vai ditar o próximo ano, entender onde nascem as tendências e para onde elas estão indo. E hoje em dia, com as redes sociais, você pode literalmente mergulhar nesse mundo e estudar sobre marcas, técnicas, cultura etc, com muito mais facilidade.

Quais valores você considera essenciais para escolher as marcas com as quais colabora?
H.S.: Esse é um ensinamento que levo comigo e dou como dica para todo mundo que quer seguir carreira como influencer: só trabalhe com marcas que você consegue se identificar. Essa ideia de se vender apenas para fechar publicidades pode parecer uma boa quando se pensa no financeiro, mas o público sempre sabe quando é verdadeiro ou não. Você passa o dia todo compartilhando sua personalidade e seu gosto pessoal, então, seus seguidores te conhecem mais do que você imagina, e isso é uma das coisas mais bonitas do trabalho. Por isso, identificação é o que me faz ter interesse em criar um relacionamento com uma marca. Isso fortalece a confiança e credibilidade do criador de conteúdo para que cada publicidade tenha ainda mais resultado e aderência. Sou muito sortuda por já ter realizado vários sonhos de trabalhar com marcas nacionais e internacionais, todas com minha personalidade presente.

Quais tendências de moda estão no seu radar agora e você acredita que vão continuar em alta?
H.S.: Sou a maior fã do maximalismo, e depois de tanta “clean girl”, estou muito empolgada para ver mais cores, contrastes e brilho, principalmente o metalizado, que já tem uns anos que vem dando as caras e tenho certeza que em 2025 vai aparecer bastante em diversos estilos! O tricot também tem ganhado bastante espaço – nas redes sociais e no meu guarda-roupa - por conta da alta nos modelos artesanais, e deve bombar no outono/inverno com suéteres e voltar no fim do ano como regatas, croppeds e biquínis para o verão. Agora, sobre trends virais, tenho certeza que o Boho Chic vai voltar com tudo! É um estilo que sou apaixonada e acho que ganha força já no início do ano com a temporada de festivais e a partir daí vai ditar o mood de 2025.