Turismo ecológico: 6 práticas de ética ambiental

por Graucianna Santos

Pode até parecer irônico falarmos sobre viagens neste momento em que estamos em casa, mas o nosso desejo é que logo logo possamos nos aventurar por aí. Assim como muitas de nossas práticas diárias mudaram, acreditamos que esse caminho se estenderá para nossas viagens também, que certamente não voltará a ser como era. O turismo ecológico está em alta e é uma alternativa que nos traz senso de responsabilidade, onde nossa forma de viver não resulta em lixo excessivo e danos à natureza com os quais precisaremos lidar depois que voltar das férias.

É super possível pensar em alternativas de simplicidade turística que possam ser colocadas em prática já, então separamos algumas dicas de consumo, economia e segurança para que você possa começar a planejar agora uma trip ecológica pós-Covid.

Aline Santos  - camping  - turismo ecológico  - sustentabilidade - natureza  - https://stealthelook.com.br
Foto: @santosali (Reprodução/Instagram)

_bagagem mínima e multifuncional

Como você escolhe seu mood de viagem definirá como irá interagir com o local, então invista em peças com qualidade, leves e que tenham algum tipo de tecnologia como proteção solar, repelente ou antivírus. Opte por garrafas com filtro de água, copos dobráveis e utensílios de fácil limpeza como os de ferro ou bambu. 

Na escolha dos looks, peças que tenham secagem rápida são uma ótima escolha, incluindo as roupas íntimas. Sacolas de pano, lenços ou toalhas que tiram como uma espécie de proteção solar, travesseiro e também cobertor, além de deixar a bolsa leve e portátil, vai deixar a aventura mais ousada e divertida, pois não terá muito com o que se preocupar!

_leve produtos de higiene pessoal sólidos ou naturais

Esqueça os mini kits de viagem e aposte no maravilhoso mundo dos produtos sólidos. Shampoos, condicionadores, espumas de banho, cremes hidratantes, pastas de dente... o céu é o limite quando se trata de produtos ecologicamente corretos de beauty. Além desses produtos ocuparem um pequeno espaço na bagagem, não causa problemas em rodoviárias ou aeroportos e você não precisa usar nenhum tipo de recipiente plástico (muito menos correr o risco de derrubar o produto na bagagem!) no seu turismo ecológico.

girlgreetsglobe  - viagem - turismo ecológico  - passeio sustentável  - travel  - https://stealthelook.com.br
Foto: @girlgreetsglobe (Reprodução/Instagram)

_escolha uma proteção solar ou térmica apropriada

Se você deseja uma viagem para algum lugar quente, leve em consideração a composição química do seu protetor solar, pois ele pode ser prejudicial à vida marinha ou ser composto de embalagem não reciclável. Estudos comprovam que ao nadarmos, deixamos cerca de 14.000 toneladas de compostos químicos inseridos no protetor solar no mar, causando danos significativos aos recifes de coral. Alguns destinos passaram a proibir protetores químicos, mas cabe a nós assumir a responsabilidade e escolher produtos ideais para um turismo ecológico saudável e amigo da natureza.

Nesse caso, optar por produtos veganos ou biodegradáveis em cremes é a melhor alternativa, mas podemos ser ainda mais responsáveis se usamos roupas, chapéus e guarda-sol como forma de proteção e sombra, além de optar por horários de baixa intensidade do sol.

_escolha com cuidado aonde se hospedará

Falando ainda sobre hospedagem, no turismo ecológico é importantíssimo que ao escolher um local para ficar você tenha em mente os pontos turísticos que deseja visitar, se é possível fazer as atividades a pé ou se será necessário alugar um carro. Assim, não corremos o risco de economizar em algumas áreas e pagar altos preços em outras. 

_economize água e energia

Independente do tipo de hospedagem, lembrar do nosso papel como cidadãos e cooperar com a economia de energia água é essencial, assim como na nossa casa. Então desligar as luzes e o ar quando sair, tomar banhos curtos e reutilizar as toalhas são atos simples e cooperadores para um turismo ecológico raiz.

Vivien - moda sustentável  - turismo ecológico - travel  - sustentabilidade  - https://stealthelook.com.br
Foto: @thedharmatrails (Reprodução/Instagram)

_evite plásticos que sejam de uso único

Ecobags, sacolinhas... leve variedade de bolsas retornáveis para os passeios e compras, elas cabem em qualquer bolsa e quase não ocupam espaço. Optar por refeições que não geram desperdícios, buscar por comidas que gerem o mínimo de embalagem possível e levar a própria garrafa de água pra rua são excelentes comportamentos para um turismo ecológico praticado com responsabilidade e amor pelo planeta. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar