Um guia de como sobrevivi ao primeiro mês do meu intercâmbio no Canadá

por Claudiana Ribeiro

Oi, meu nome é Claudiana Ribeiro, eu faço parte do time de Performance do STL e estou atualmente em um intercâmbio no Canadá. Depois de anos de programação e organização, finalmente realizei meu sonho de ir estudar inglês fora do Brasil. Atualmente tenho 26 anos e mesmo já sendo uma adulta e me sentindo mais preparada para isso do que quando era adolescente, preciso dizer que essa não é uma decisão fácil de ser tomada, deve ser muito pensada e agora que já estou aqui, sei o quão desafiador é. 

Apesar de tudo, um intercâmbio é umas das melhores experiências da vida e acredito que é uma grande escola, onde aprendemos e amadurecemos muito! Como estou no meio do meu intercâmbio no Canadá e passando todos os perrengues que você pode imaginar, resolvi te contar alguns truques de como estou sobrevivendo ao meu primeiro mês aqui em Toronto e como você pode se preparar para quando chegar a sua hora! Tudo com a ajuda da Avenue Banking, claro. Confira:

It girls - intercâmbio no Canadá - intercâmbio no Canadá - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução/Instagram)


porque o Canadá?

Vamos começar pelo começo, porque eu escolhi fazer intercâmbio no Canadá. Já fazia alguns meses que estava juntando dinheiro e inicialmente, não sabia se queria comprar um carro ou fazer intercâmbio. Quando alcancei um bom valor acumulado, fui a uma agência de intercâmbios e inicialmente minha ideia era ir para Nova York, mas acabei descobrindo que um mês em Nova York era extremamente caro e um investimento muito alto para um curto período de tempo, então, acabamos direcionando para três meses em Toronto. E para ser sincera, não me arrependo em nada! Estou completamente apaixonada pela cidade, pelas pessoas e pelo país. 

como me organizei financeiramente

Vamos a algumas dicas financeiras de como eu me organizei para essa viagem. Falando da compra do intercâmbio em si, eu aconselho tentar comprar em épocas promocionais, como a Black Friday, por exemplo. Acredite, faz diferença! Faltando pouco mais de 8 meses para meu intercâmbio, comprei minha passagem na manhã da Black Friday e acabei pagando super barato, R$3600 sem escala, São Paulo/Toronto direto! Outra coisa, mesmo se você tiver todo o dinheiro, não pague tudo à vista! Nesse tipo de investimento, é melhor parcelar o valor, já que é uma prestação de serviço. Ou, dê um valor de entrada e pague o resto parcelado. Algo que fez total diferença pra mim foi ter quase dois anos para me organizar depois que eu comprei a viagem, comprei o intercâmbio no início de 2020 e fui só no meio de 2022, esse período permitiu que eu me organizasse financeiramente e não fizesse loucuras. E para finalizar, sempre fique de olho no valor do dólar, ou da moeda vigente no país que você vai! E vá depositando aos poucos em sua conta internacional, assim você vai conseguir acumular mais dinheiro para quando chegar e cá entre nós, quanto mais você tiver, melhor.

OBS: deixe suas contas no Brasil organizadas! Se você tiver contas fixas, coloque elas no seu orçamento do intercâmbio, porque você não vai poder deixar de pagá-las quando estiver viajando, e caso necessário, deixe alguém responsável para pagá-las pra você.

onde estou morando?

A parte da moradia é uma das mais importantes e vai impactar diretamente em como você irá aproveitar seu intercâmbio. Se você fechar a viagem em uma agência, eles vão te oferecer diversas formas de moradia, mas vale lembrar que normalmente são opções mais caras, porém a grande parte oferece de duas a três refeições por dia, então dependendo de quanto tempo você for ficar, pode ser uma economia. Uma outra opção é procurar um Airbnb, que seja central na cidade ou perto da escola ou de algo que você for fazer por lá. Inicialmente tinha fechado duas semanas de moradia com a agência, mas depois de ver que o valor não era nada vantajoso, cancelei minha moradia e aluguei dois meses um quarto no Airbnb. Deixando o terceiro mês para procurar quando já estivesse aqui.

a importância do seguro saúde!

Aqui não tem muito o que falar, o seguro saúde é extremamente necessário, e você fecha diretamente com a agência. Logo nas primeiras semanas que estava no meu intercâmbio no Canadá, tive um problema de saúde, e se não fosse seguro, sinceramente não sei o que faria. Sim, vai aumentar um pouco o valor da sua viagem, mas é inegociável. 

Fica a dica: se você tem algum tipo de alergia ou problema de saúde frequente, leve seus remédios do Brasil, aqui é muito mais caro!

It girls - intercâmbio no Canadá - intercâmbio no Canadá - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução/Instagram)

aprendendo a cozinhar

Ninguém quer passar meses à base de fast food, né? Como eu disse anteriormente, algumas moradias oferecidas pelas agências incluem refeições, porque normalmente você fica na casa de uma família e acaba consumindo aquilo que eles consomem. Mas, caso você fique em um Airbnb ou queira ter mais refeições do que aquelas que são oferecidas, é importante investir em suas habilidades culinárias. Apesar de parecer besteira, saber fazer o básico é muito importante, porque quando estamos mal alimentados, tudo parece ir mal. Algo que fiz com a minha mãe antes de ir para o intercâmbio no Canadá, foi aprender algumas receitas que ela prepara em casa, e agora que estou aqui, estou me virando para adaptar com os ingredientes que tenho acesso. E o melhor, a comida caseira aquece o coração e mata um pouco a saudades de casa. 

Mais uma dica: antes de ir para seu intercâmbio, dê uma olhada nos mercados do país e veja o valor dos produtos, vale já deixar esse valor separado no seu orçamento. Aqui, gastei em média 400 dólares para um mês de compras.

organizando o tempo

Eu fui para meu intercâmbio no Canadá com um emprego fixo CLT, então, apesar de ter tirado alguns dias de férias, ainda tinha que trabalhar, estudar e ter um tempo para explorar a cidade. É muito importante organizar direitinho o seu tempo, para conseguir aproveitar ao máximo aquilo que você investiu tanto dinheiro. Faça um roteiro dos passeios que você quer fazer, as cidades normalmente são bem sinalizadas, então é difícil se perder. Não deixe nada para amanhã, faça tudo que você tem no seu dia para que não acumule, intercâmbio não é hora de procrastinar! 

It girls - intercâmbio no Canadá - intercâmbio no Canadá - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução/Instagram)

a vida financeira em outro país

A partir do momento que você pagou seu intercâmbio, você precisa começar a se organizar financeiramente para o tempo que passará fora. Saber quanto você irá gastar por dia de transporte, alimentação e lazer é muito importante. Pesquise na Internet vídeos de pessoas que moram no seu destino, indo ao mercado, almoçando fora, se transportando e tire como base o valor gasto para o quanto você acredita que irá gastar. Lembrando que isso vale para quem irá fazer sua própria comida (opção de moradia Airbnb). Para lazer pesquise a média dos restaurantes (não se esqueça da gorjeta) e possíveis pontos turísticos que você pretende ir, e sempre procurando qual a forma de pagamento aceita. É legal também, levar um valor de dinheiro em espécie, pode até ser que você não utilize, eu trouxe 100 CAD (dólar canadense)  e não usei até agora, pois acabo sempre achando melhor usar meu cartão internacional Avenue Card, mais simples e seguro do que ficar andando com dinheiro por aí. 

itens essenciais

uma conta internacional:

Abrir uma conta internacional é a melhor coisa que você pode fazer pelo seu dinheiro. Deixe sua conta no Brasil de stand by e tenha uma só para o dinheiro do seu intercâmbio. Eu sugiro abrir uma conta na Avenue Banking! Ela é uma conta digital  =em dólar americano, que converte automaticamente para o canadense, então consigo usar aqui tranquilamente. A taxa de conversão é cobrada pela própria Mastercard e é algo proximo a 0, pouquinha coisa mesmo! Ah, e a conta funciona para várias moedas, não só o dólar e possui diversos benefícios! O principal e o que eu mais uso, é o Avenue Card, cartão internacional cuja taxa de IOF é de apenas 1,1% - os cartões brasileiros cobram 6,38% de IOF em compras internacionais - viu como é melhor deixar o seu banco brasileira na reserva? Você abre a conta inteira digitalmente e na mesma hora já terá direito ao seu cartão internacional, é super fácil e uma mão na roda para quem vai viajar ou morar um tempo fora do país. Clique aqui para saber mais. 

It girls - intercâmbio no Canadá - intercâmbio no Canadá - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br

chip de celular

Super importante! Aqui em Toronto, a maioria dos lugares possuem Wi-Fi, mas é legal ter um chip para ter acesso a internet onde estiver, caso você precise falar com alguém ou buscar alguma informação.

It girls - intercâmbio no Canadá - intercâmbio no Canadá - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução/Instagram)

vale transporte

Cada cidade tem seu “vale transporte”, um cartão que te dá acesso à ônibus e metrôs de forma ilimitada. Aqui no Canadá, é o Presto, e ele é um investimento necessário para você não gastar fortunas de Uber ou Táxi. Para o meu caso, que vou ficar três meses, fechei um pacote de 160 CAD (mensal) e posso ir e vir à vontade em ônibus e metrô. Eu comprei o meu no aeroporto assim que pousei, e foi minha primeira compra com meu Avenue Card

Você também vai gostar