Você sabia que, além do sol, existe um outro grande vilão ambiental que também causa um enorme estrago na nossa pele, e que por isso, precisamos combatê-lo com a nossa rotina de skincare? Sim, estamos falando da poluição atmosférica!
Sabemos que a poluição como um todo (do ar, do solo, da água…) causa um enorme impacto, com consequências sérias para o meio ambiente e para nossa saúde, sobretudo no trato respiratório. Mas e na pele, você já parou para pensar como ela atua?
Pesquisas recentes mostram que as partículas em suspensão no ar (poluição) conseguem penetrar na pele e, em conjunto com a radiação ultravioleta emitida pelo sol, produzem o chamado “estresse oxidativo”, que é a criação de um radical livre - um elétron sem pareamento - que causa um enorme dano na pele. A dermatologista americana Dra. Dendy Engelman definiu a ação do radical livre na pele da seguinte forma: “Pense na barreira da pele como se fosse uma membrana fechada com um zíper. O que o radical livre faz é abrir esse zíper, e assim matar a célula, prematuramente, levando ao envelhecimento precoce”.
A pele que foi danificada pelo radical livre pode apresentar diversos sinais, como o surgimento de manchas, perda de colágeno (o que leva a um aumento na flacidez), aumento da inflamação (que leva ao surgimento de acne) e a formação de linhas de expressão. Para combater todos esses estragos, vale apostar em uma rotina de skincare consistente, com poucos passos e ativos poderosos, que vamos explicar à seguir quais são!
_pela manhã: sérum antioxidante + protetor solar
Como dito, a poluição causa um estresse oxidativo na pele. E a melhor maneira de combatê-lo é por meio de produtos com ação antioxidante. Lembra da analogia do zíper que citamos? Pois quando você aplica um sérum antioxidante, é como se você “travasse” esse zíper, e não deixasse o radical livre abri-lo - e causar todo aquele estrago!
Os séruns antioxidantes possuem como principal ingrediente a Vitamina C, “queridinha” dos dermatologistas. A indicação é usá-lo pela manhã, já que durante o dia é quando sua pele será mais exposta aos agressores externos - como raios UV e poluição - que geram os temidos radicais livres. Então é nessa hora que ela mais precisará do poder da Vitamina C que curiosamente aparece nos rótulos dos produtos identificada como ácido ascórbico, que é o seu nome científico (nos rótulos em inglês, ela é identificada como L-ascorbic acid).
Em relação ao protetor solar é importante você encontrar o produto que mais se adequa ao seu tipo de pele e a sua rotina de skincare para se proteger todos os dias! Só não vale deixar de usar ok?
_pela noite: limpeza + hidratação
A etapa da limpeza é muito importante dentro da rotina de skincare para remover as impurezas vindas da poluição, que vão se acumulando na pele ao longo do dia. Caso você use maquiagem, o ideal é primeiro limpar com um demaquilante, e depois seguir a limpeza com um sabonete específico para seu tipo de pele.
O hidratante é a outra etapa indispensável da rotina noturna, independente do seu tipo de pele. Afinal, a poluição pode ressecar, deixando-a com aspecto opaco, o que pode inclusive leva a um quadro de irritações e alergias cutâneas. Por isso, hidratar bem - sempre com um produto apropriado - é fundamental. Aqui, vale inclusive apostar em hidratantes que também tenham ativos antioxidantes, para potencializar o combate aos radicais livres e trazer mais luminosidade para o rosto.