Uma rotina de skincare para combater os estragos da poluição

por Cherry Gloss

Você sabia que, além do sol, existe um outro grande vilão ambiental que também causa um enorme estrago na nossa pele, e que por isso, precisamos combatê-lo com a nossa rotina de skincare? Sim, estamos falando da poluição atmosférica!

Sabemos que a poluição como um todo (do ar, do solo, da água…) causa um enorme impacto, com consequências sérias para o meio ambiente e para nossa saúde, sobretudo no trato respiratório. Mas e na pele, você já parou para pensar como ela atua?

rotina antipoluição  - cuidados com a pele  - rotina de skincare  - produtos para limpeza da pele  - antipoluição  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

Pesquisas recentes mostram que as partículas em suspensão no ar (poluição) conseguem penetrar na pele e, em conjunto com a radiação ultravioleta emitida pelo sol, produzem o chamado “estresse oxidativo”, que é a criação de um radical livre - um elétron sem pareamento - que causa um enorme dano na pele. A dermatologista americana Dra. Dendy Engelman definiu a ação do radical livre na pele da seguinte forma: “Pense na barreira da pele como se fosse uma membrana fechada com um zíper. O que o radical livre faz é abrir esse zíper, e assim matar a célula, prematuramente, levando ao envelhecimento precoce”.

A pele que foi danificada pelo radical livre pode apresentar diversos sinais, como o surgimento de manchas, perda de colágeno (o que leva a um aumento na flacidez), aumento da inflamação (que leva ao surgimento de acne) e a formação de linhas de expressão. Para combater todos esses estragos, vale apostar em uma rotina de skincare consistente, com poucos passos e ativos poderosos, que vamos explicar à seguir quais são!

produtos para usar de dia  - produtos para a pele  - rotina de skincare  - antipoluição  - skincare noturno  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

_pela manhã: sérum antioxidante + protetor solar

Como dito, a poluição causa um estresse oxidativo na pele. E a melhor maneira de combatê-lo é por meio de produtos com ação antioxidante. Lembra da analogia do zíper que citamos? Pois quando você aplica um sérum antioxidante, é como se você “travasse” esse zíper, e não deixasse o radical livre abri-lo - e causar todo aquele estrago!

Os séruns antioxidantes possuem como principal ingrediente a Vitamina C, “queridinha” dos dermatologistas. A indicação é usá-lo pela manhã, já que durante o dia é quando sua pele será mais exposta aos agressores externos - como raios UV e poluição - que geram os temidos radicais livres. Então é nessa hora que ela mais precisará do poder da Vitamina C que curiosamente aparece nos rótulos dos produtos identificada como ácido ascórbico, que é o seu nome científico (nos rótulos em inglês, ela é identificada como L-ascorbic acid).

Em relação ao protetor solar é importante você encontrar o produto que mais se adequa ao seu tipo de pele e a sua rotina de skincare para se proteger todos os dias! Só não vale deixar de usar ok?

autocuidado  - skincare diurno  - rotina de skincare  - limpeza da pele  - cuidados com a pele  - https://stealthelook.com.br
Foto: TyLynn Nguyen (Reprodução)

_pela noite: limpeza + hidratação

A etapa da limpeza é muito importante dentro da rotina de skincare para remover as impurezas vindas da poluição, que vão se acumulando na pele ao longo do dia. Caso você use maquiagem, o ideal é primeiro limpar com um demaquilante, e depois seguir a limpeza com um sabonete específico para seu tipo de pele.

O hidratante é a outra etapa indispensável da rotina noturna, independente do seu tipo de pele. Afinal, a poluição pode ressecar, deixando-a com aspecto opaco, o que pode inclusive leva a um quadro de irritações e alergias cutâneas. Por isso, hidratar bem - sempre com um produto apropriado - é fundamental. Aqui, vale inclusive apostar em hidratantes que também tenham ativos antioxidantes, para potencializar o combate aos radicais livres e trazer mais luminosidade para o rosto. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar