Vamos ser sinceras: poucas coisas na vida são tão satisfatórias quanto uma manicure recém feita. Estamos sempre de olho em quais são as nail arts tendência, mas antes disso precisamos nos preocupar com a saúde de nossas unhas. Existem algumas condições que são típicas e fáceis de cuidar, como o amarelamento e ondulações, mas recentemente descobrimos as unhas de Plummer.
O quadro ganhou visibilidade através do TikTok, quando uma usuária compartilhou um vídeo de suas unhas, relatando que ela estava lidando com a situação. Foi então que as pesquisas começaram: afinal, o que são as unhas de Plummer? Como elas se formam? E como tratar? Nós também nos deparamos com esses questionamentos, por isso, fomos até a dermatologista, Dra. Camila Rosa, para responder a essas perguntas. Então, chega de dúvidas e vem se informar com a gente:

O que é unha de Plummer?
Muitas alterações nas unhas são reflexo de problemas de saúde – e as unhas de Plummer são um exemplo disso. Segundo a Dra. Camila, a condição está associada ao aumento da glândula tireoide (bócio) e ocorre, principalmente, em idosos. Esse quadro é um sinal importante do hipertireoidismo e merece atenção.
Quais são os sintomas da unha de Plummer?
Mas como essa alteração na tireoide afeta as unhas? A dermatologista explica que mudanças na função tireoidiana impactam diretamente a saúde das unhas. No caso das unhas de Plummer, ocorre a onicólise – ou seja, a unha se desprende do leito ungueal, ficando visivelmente descolada na extremidade.

como tratar as unhas de Plummer?
Por se tratar de um quadro hormonal, o tratamento das unhas de Plummer é realizado através do próprio tratamento da doença da tireoide. A alteração é, na verdade, uma consequência secundária de um outro quadro presente no corpo, logo necessita de acompanhamento profissional. Então, se você está sofrendo com as unhas de Plummer, o médico que deverá procurar é o endocrinologista!
Você pode estar lidando ou não com as unhas de Plummer, mas o importante é mantê-las sempre limpas e saudáveis. Por isso, separamos alguns produtos que irão lhe ajudar a cuidar delas. Lembrando que essas são indicações cosméticas, e não são tratamentos para o quadro que abordamos acima.