Unhas de plummer, uma dermatologista explica tudo sobre o quadro

por Inaê Ribeiro

Vamos ser sinceras: poucas coisas na vida são tão satisfatórias quanto uma manicure recém feita. Estamos sempre de olho em quais são as nail arts tendência, mas antes disso precisamos nos preocupar com a saúde de nossas unhas. Existem algumas condições que são típicas e fáceis de cuidar, como o amarelamento e ondulações, mas recentemente descobrimos as unhas de Plummer

O quadro ganhou visibilidade através do TikTok, quando uma usuária compartilhou um vídeo de suas unhas, relatando que ela estava lidando com a situação. Foi então que as pesquisas começaram: afinal, o que são as unhas de Plummer? Como elas se formam? E como tratar? Nós também nos deparamos com esses questionamentos, por isso, fomos até a dermatologista, Dra. Camila Rosa, para responder a essas perguntas. Então, chega de dúvidas e vem se informar com a gente:

unhas - junha-doença-nail-art - unhas de plummer - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Nail Betch (Reprodução/Instagram)

o que é

Diversos sinais que aparecem em nossas unhas são, na verdade, reflexo de outros quadros diagnósticos, como é o caso das unhas de Plummer. A doença, segundo Dra. Camila, “é uma situação clínica, em que geralmente se documenta um grande bócio” - que é um aumento da glândula tireoide. O quadro é mais comum em idosos, sendo um alerta para o  hipertireoidismo. 

Mas como a doença influencia nas unhas? Você deve estar se perguntando. A dermatologista explica que por haver alteração na função tireoidiana, as unhas também podem sofrer mudanças. Dessa maneira, a onicólise (unhas de Plummer), se caracteriza pela separação da unha de seu leito, ficando descolada da pele na extremidade. 

unha - unhas-manicures-esmalte-cores-lançamentos-colorama - unhas de plummer - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Nail Betch (Reprodução/Instagram)

como tratar

Por se tratar de um quadro hormonal, o tratamento das unhas de Plummer é realizado através do próprio tratamento da doença da tireoide. A alteração é, na verdade, uma consequência secundária de um outro quadro presente no corpo, logo necessita de acompanhamento profissional. Então, se você está sofrendo com as unhas de Plummer, o médico que deverá procurar é o endocrinologista!

Você pode estar lidando ou não com as unhas de Plummer, mas o importante é mantê-las sempre limpas e saudáveis. Por isso, separamos alguns produtos que irão lhe ajudar a cuidar delas. Lembrando que essas são indicações cosméticas, e não são tratamentos para o quadro que abordamos acima.

LEIA MAIS:

Guia dos perfumes: 7 opções de perfumes florais femininos para testar já

Como manter o bronzeado em dia até no inverno

Testei o demaquilante em forma de sorbet da Ricca

O que comprar para cuidar do seu cabelo grisalho

Você também vai gostar