Valentino Garavani, símbolo de sofisticação e elegância, morre aos 93 anos

por Karen Merilyn

Morreu nesta segunda-feira (19) Valentino Garavani, fundador de uma das mais importantes marcas de luxo do mundo. Segundo o post em seu Instagram oficial, ele faleceu em sua casa em Roma, cercado pela família e amigos. 

 

A morte de Valentino, aos 93 anos, deixa um legado eterno na história da moda. Suas criações sofisticadas, cheias de luxo e romantismo atravessaram as décadas e continuam impactando o imaginário do público. 

Valentino Garavani posa confiante com terno risca de giz cinza, camisa listrada branca e gravata estampada
Foto: Valentino Garavani (Tim Jenkins/WWD)


a história de Valentino Garavani

Valentino Garavani nasceu em 1932, na Itália. Aos 17 anos, se mudou para Paris, onde se formou na Escola de Belas Artes e na Chambre Syndicale de la Couture Parisienne. Depois de trabalhar com Jean Dessès e Guy Laroche, retornou à Itália para fundar sua própria maison.

 

a fundação da marca Valentino

Em 1960, criou a Valentino junto com Giancarlo Giammetti. A partir daí, o designer criou um legado baseado em peças sofisticadas e atemporais. Com silhuetas clássicas, feminilidade e glamour atemporal, o estilista construiu um verdadeiro império. 

 

Sua primeira coleção de alta-costura foi apresentada em 1962 no Palácio Pitti, em Florença, onde foi aclamado pela crítica. Esse desfile foi o grande ponto de virada para a marca, que se tornou favorita — e o consolidou como um dos principais estilistas da haute couture. 

os ícones de Valentino

 

O vermelho Valentino é um dos símbolos marcantes da maison, que já apresentava peças no tom desde as primeiras coleções. Desde então, há pelo menos um look com a cor em todo o desfile. 

 

Outro marco da grife foi com Jackie Kennedy. Ela era amiga do designer e cliente fiel da marca. Por isso, Valentino Garavani foi o escolhido para desenhar seu vestido de noiva para o casamento com Aristóteles Onassis. 

 

Além disso, o estilista vestiu algumas das mulheres mais icônicas do século: de Elizabeth Taylor e Audrey Hepburn à Grace Kelly, não teve quem não se encantou com as criações de Valentino. 

Modelo posa sorridente com vestido Valentino Garavani vermelho vibrante, tomara que caia, com drapeados e flores, ao lado de
Foto: Valentino Garavani (Arquivo Fairchild)

a despedida das passarelas

 

Valentino esteve à frente de sua marca homônima até 2008, quando se aposentou. Sua última coleção foi a de primavera/verão 2008, apresentada na Semana de Alta-Costura de Paris. O desfile foi icônico, com looks que mostravam bem porque ele foi tão importante para a moda. 

 

Agora, seu legado vive não só na maison, mas em toda a indústria.