Viajar pela Europa: como é essa experiência com amantes da arquitetura

por Gui & Rafa

Como grandes apreciadores das viagens de fim de ano (aquela que serve pra descansar, mas também de estímulo pra voltar pra casa e concluir o que precisa ser concluído antes do ano acabar), nós nos planejamos para viajar pela Europa por 20 dias, em países diferentes, focados em apreciar muito da arquitetura e do design de todos os lugares e voltar ainda mais inspirados a decorar nossa casa.

Antes de tudo, muito prazer, nós somos o Gui & Rafa, criadores de conteúdo de decoração em diversas plataformas como Instagram, Tiktok, Youtube, Pinterest e trazemos sempre dicas inspiradoras e conteúdos para todo mundo que ama deixar sua casa mais bonita.

Bom, essa viagem já estava planejada desde o meio do ano com um roteiro que passava por cidades icônicas como Roma, Paris, Londres e Barcelona e esses são os pontos que mais gostamos em cada uma delas. Continue lendo para descobrir quais são!

Leia também: Guia de viagem definitivo para quem vai para Barcelona pela primeira vez

afinal, como é viajar pela Europa com amantes da arquitetura e design?

roma

Uma cidade linda e cheia de contrastes, com ruas arborizadas e largas, além de vielas antiquíssimas que criam labirintos e mal passam um carro. Foi caminhando pelas ruas, entre as fachadas de cores quentes, que percebemos que Roma não poupa detalhes que vão além das famosas colunas: mosaicos nas paredes e pisos, portas bem trabalhadas que são verdadeiras obras de arte, metais dourados e, principalmente, os tetos mais incríveis que já vimos na vida. A cidade aproveita cada espaço da arquitetura e faz de todos eles a cereja do bolo.

Se estiver por lá, programe-se para andar muito e visitar o Coliseu, acessar as arquibancadas, que são um show à parte, e o museu, que conta a história do anfiteatro — palco de batalhas e espetáculos gigantescos. Aliás, no primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita!

Os tetos com afrescos são vistos em muitos lugares, como em todo o Museu do Vaticano e na Igreja Santo Inácio de Loyola, que viralizou nas redes sociais por conta de um espelho que ajuda na selfie. O teto é realmente incrível, mas você pode entrar na igreja sem precisar enfrentar a fila do espelho e ainda conseguir boas fotos sem ele (o que vai te salvar umas boas horas).

Quando se fala em Roma, logo pensamos na Fontana di Trevi, que é linda, mesmo quando está fechada para manutenção. Agora, uma outra fonte que vale o passeio e é tão bonita quanto é a Fontana dell’Acqua Paola, que já foi cenário de várias produções cinematográficas e ainda fica de frente para um mirante com uma vista incrível de toda a cidade. Não fomos no pôr do sol, mas imagina só como deve ser essa vista com a cidade toda alaranjada?

Você também vai gostar: 20 dicas imperdíveis de Milão, de passeios a restaurantes badalados

Pessoa sorridente em frente ao Museu Victoria and Albert, ideal para quem deseja viajar pela Europa.
Foto: Passeando pelo Victoria and Albert Museum (Reprodução)


londres

A casa dos museus gratuitos mais maravilhosos que encontramos na viagem. Londres entrou no nosso roteiro por ser um lugar multicultural, perfeito para encontrar muita inspiração contemporânea. Achamos incrível andar pelas ruas, conhecendo as casas tradicionais do bairro de Notting Hill e seus prédios com fachadas de tijolinhos terracota, quase como em um filme.

Passamos muitas boas horas dentro do Design Museum, que conta a história do design pelo mundo e também explora os impactos de peças icônicas, como a cadeira Thonet, as calças Levi’s e o chinelo Havaianas. Também visitamos o Victoria & Albert Museum, que tem um acervo gigantesco de peças do mundo todo, desde tecidos antigos da Ásia até o livro de selfies da Kim Kardashian.

Em Londres, vale super a pena conhecer as lojas Oliver Bonas, Flying Tiger, Twentytwentyone, After Noah, Selfridges e Labour & Wait.

Pessoa sorridente ao lado da pirâmide do Louvre durante o pôr do sol. Perfeito para viajar pela Europa.
Foto: Pirâmide do Louvre, na França (Reprodução)

paris

A terceira cidade do nosso trajeto foi Paris, onde pudemos apreciar de perto as construções no estilo Art Déco e os arabescos e detalhes sinuosos do Art Nouveau.

Como já conhecíamos Paris, passamos dois dias apenas andando pelas ruas, comendo croissants e pain au raisin, e conhecendo algumas lojas de decoração. Nossos destaques vão para a região do Marais, onde fica o Centro Pompidou e duas lojas incríveis que amamos conhecer.

Leia também: Vai viajar para Paris? As melhores dicas para curtir a capital da moda

A Maisons du Monde, uma franquia francesa dos anos 90, tem itens MUITO legais para casa, em vários estilos. A loja é organizada em forma de labirinto, e você consegue ver tudo nos ambientes separados por estilo. Ali por perto, na rua Sainte-Croix de la Bretonnerie, ficam várias lojas da mesma marca: a Fleux, que oferece itens contemporâneos de decoração para todos os gostos e preços. A curadoria tem uma pegada mais fun e colorida, e é quase impossível sair de lá sem nenhum item na sacola.

Homem sorrindo na frente da Sagrada Família em Barcelona, um destino popular ao viajar pela Europa.
Foto: Sagrada Família (Reprodução)

barcelona

Depois de ter passado muito frio nas cidades anteriores, chegamos a Barcelona, guardando os casacos pesados e preparando os tênis para andar pelas quadras octogonais mais famosas do mundo.

É em uma das principais ruas da cidade que se encontra a Casa Batlló, o edifício arquitetado por Antoni Gaudí no começo do século XX, que se tornou um ícone pela sua criatividade, pelas formas sinuosas e pela temática inspirada na natureza. Por toda a casa, podemos ver a técnica do Trencadís, o mosaico criado por Gaudí para reutilizar azulejos.

A cerca de 20 minutos dali, encontramos a Sagrada Família, uma obra de arte neogótica a céu aberto, que está em construção desde 1882 e encanta a todos pela sua grandiosidade. Os vitrais são uma obra-prima e colorem toda a parte interna da igreja. Gaudí também assina a construção, que tem previsão de conclusão para 2035. Um fato curioso é que o guindaste que auxilia nas obras quase faz parte do conjunto arquitetônico, já que nunca foi retirado de lá.

Em todas as cidades encontramos um pouco de tudo, de construções deslumbrantes a peças de design único. Mas, sem dúvidas, se você busca uma viagem arquitetônica, Roma e Barcelona entregam tudo e mais um pouco. Agora, se seu mood for desbravar lojas de design e itens inovadores, Londres e Paris são o seu lugar!

Gostou dessas dicas? Então anote tudo para planejar sua próxima viagem com foco em design, decoração e arquitetura!

Você também vai gostar