O ano mudou, mas a nossa obsessão com Wandinha Addams continua firme. A boa notícia é que sua estética neo gótica promete ser uma das mais influentes de 2023. A seguir, a gente mostra como trazer o estilo da personagem para o dia a dia. Subversiva, inteligente e com um senso de humor peculiar, a filha de Gomez e Mortícia é musa inspiradora, desde sua concepção por Charles Addams, há quase um século, e conquistou uma nova geração de fãs recentemente após ganhar uma série só sua, produzida por Tim Burton para a Netflix.
O figurino assinado pela ganhadora do Oscar, Colleen Atwood, repetindo a parceria criativa com Burton, é elemento fundamental da narrativa, e seu estilo icônico ganhou update moderno, transportando suas marcas registradas até os dias de hoje. Seu look característico, o vestido preto com gola e punhos brancos, foi atualizado através de um colarinho mais severo, que poderia ter saído da passarela da Gucci e sapatos de plataforma.
A protagonista é interpretada com maestria por Jenna Ortega, e seus traços delicados informam algumas escolhas de figurino, como a predileção por shapes afiados, para contrastar com suas feições suaves, e complementar a personalidade da personagem.
Estampas com quadriculado como vichy e checkerboard são abundantes.
E listras em versão horizontal e vertical. A vibe dark academia é perfeitamente representada através do seu uniforme na Nevermore Academy.
A cartela de cores obviamente é repleta de preto, porém o monocromático não cai na monotonia, segundo Atwood, o segredo é apostar no mix de texturas para garantir dimensão à composição ou sobrepor com detalhes em branco que iluminam o preto e o destacam ainda mais.
Além do twist contemporâneo com peças de apelo esportivo e referências de athleisure, as décadas de 60 e 70 também influenciaram os figurinos.
No momento mais marcante, sim o da dança mais viral dos últimos tempos, o eleito é um Alaia de algumas temporadas atrás que apela para um romantismo gótico irresistível.
Lembram que já falei aqui sobre “method dressing”, quando atores se inspiram no personagem para divulgar o lançamento? Jenna Ortega e seu stylist Enrique Melendez mergulharam fundo no neo gótico para promover a série com um look melhor que o outro.
O último fashion month também já veio carregado do mood gótico, como visto na Versace durante a semana de moda de Milão.
E foi confirmado no desfile da Dior, na última Paris Fashion Week, vários looks poderiam ter saído direto do armário de Wandinha.
Billie Eilish usando look da coleção mais recente de Simone Rocha, outra entusiasta do revival gótico.
E como todo mundo anda querendo ser um pouco Wandinha, aqui vão algumas formas de aderir à estética na prática.
Contrapor um vestido P&B com sapato mais pesado é tiro e queda para reproduzir a vibe da personagem.
Apostar na composição preto total lembrando de misturar texturas e sobrepor comprimentos é outra maneira fácil de entrar no clima. O trench coat é peça chave para finalizar.
Na dúvida, renda preta, um dos materiais favoritos de 2023, é infalível para invocar o espírito neo gótico.
Toques românticos como manga bufantes, apelo preppy com peças que remetem ao estilo college como a saia de pregas, sapato de plataforma tudo em uma cartela sóbria de preto, branco ou cinza é fórmula infalível.
O combo de loafer ou tênis flatform usado com meia curtinha + meia calça é a cara da herdeira da família Addams.
Preto texturizado com volume e toques esportivos como a jaqueta em matelassê.
Incluir um toque masculino no look meio boneca através do styling com camisa branca e gravata.
Finalizando com uma proposta 60s repaginada de suéter preto sobreposto com parte de baixo branca, hot pants e meia calça. Uma homenagem mais sutil, mas ainda fiel à estética da adorada personagem.