BELEZA

Ácido retinóico: pra que serve e como usar

foto: @rhode (Reprodução / Instagram)

O ácido retinóico é derivado da vitamina A, e geralmente utilizado para reduzir manchas, suavizar rugas e tratar a acne, melhorando a qualidade do colágeno e a cicatrização da pele.

foto: @stephhjelmeseth (Reprodução / Instagram)

Além disso age na uniformização de textura da pele, aumentando a firmeza e reduzindo poros, e contém propriedades úteis contra o envelhecimento precoce.

foto: @malika (Reprodução/Instagram)

Também conhecido como Tretinoína, é um composto pertencente à classe dos retinóides e da vitamina A, e costuma ser utilizado em forma de creme.

foto: @haileybieber (Reprodução/Instagram)

Ele pode tanto ser encontrado em farmácias - com nomes comerciais como Vitacid, Suavicid ou Vitanol A - como também manipulado.

foto: @justtnic (Reprodução/Instagram)

O modo de uso mais indicado é aplicar no rosto durante a noite, após a higienização, e após cerca de 20 minutos da aplicação, deve ser realizada a hidratação da pele.

foto: @hannaschonberg (Reprodução/Instagram)

Mas como nem tudo são flores, o produto pode apresentar algumas desvantagens como a irritação, vermelhidão ou descamação da pele. Caso isso aconteça, não se desespere!

foto: @kourtneykardash (Reprodução/Instagram)

O primeiro passo é suspender o uso, e após um tempo, retomar em menores quantidades. Porém, caso a reação seja extrema, o indicado é procurar um dermatologista.

foto: @laurenperez (Reprodução/Instagram)

E não, esqueça, como o retinol deixa a pele ainda mais sensível aos raios solares, é indispensável o uso diário do filtro solar.

foto: @haileybieber (Reprodução/Instagram)

Para ler mais sobre beleza e skincare é só arrastar para cima!

foto: @lefevrediary (Reprodução/Instagram)

leia também

ESSES SÃO OS MELHORES HIDRATANTES ATÉ R$ 120, SEGUNDO AS CELEBRIDADES