COMPORTAMENTO

Como acabar com a procrastinação

foto: @annelauremais (Reprodução / Instagram)

Sabe quando você acorda e só de pensar na sua lista de tarefas ou naquele projeto específico, uma onda de pavor te acomete?

Foto: Yuliia Diachenko (Reprodução/Instagram)

Por mais consciente que você esteja de que aquilo precisa ser feito o quanto antes, acaba passando horas limpando sua caixa de e-mail, ao invés de responder algum?

Foto: @lefevrediary (Reprodução/Instagram)

Temos plena consciência de que os efeitos negativos desse atraso vão recair apenas sobre nós, mas mesmo assim, continuamos fazendo.

Foto: @papayalovin (Reprodução/Instagram)

A procrastinação é algo natural, e apesar de parecer irresponsável, ela é inevitável. Mas porque será que não conseguimos levantar da cama e lidar com nossas tarefas em certos dias?

Foto: @alexmichaelmay (Reprodução/Instagram)

A percepção geral é que a procrastinação parte de uma falta de autocontrole, com uma combinação de má gestão do tempo e excesso de preguiça.

Foto: @domsli22 (Reprodução/Instagram)

Em outras palavras, em uma percepção social e cultural, um indivíduo que procrastina, não está se esforçando o suficiente.

Foto: @ali_tate_cutler (Reprodução/Instagram)

Mas, atualmente, psicólogos estão contrariando essa ideia, acreditando que o motivo é mais profundo, influenciado pela nossa percepção de tempo, e capacidade de gerenciar as emoções.

Foto: annelauremais (Reprodução/Instagram)

A explicação é que o que nos faz sentir bem agora (como atrasar tarefas) tem uma influência mais forte do que o que nos faz sentir bem a longo prazo (como adiantar uma tarefa).

Foto: Masha (Reprodução/Instagram)

Mas, esse alívio é de curta duração, e então, entramos nesse ciclo vicioso e repetitivo que só nos causa mais ansiedade no futuro. Então, como podemos parar de procrastinar?

Foto: Halle Berry (Reprodução/Instagram)

O primeiro passo é reconhecer que a procrastinação não é um ato de preguiça ou uma falta de esforço, mas sim uma consequência da regulação emocional.

Foto: @kristina.manners (Reprodução/Instagram)

Quando compreendemos como nossas emoções moldam a forma como respondemos a uma tarefa, fica mais fácil não deixar que nossos sentimentos ditem se podemos ou não iniciar.

Foto: @victoriavillarroel (Reprodução/Instagram)

Você não precisa estar no mood certo para começar a trabalhar, limpar ou estudar. Em vez de se concentrar nos sentimentos, divida uma tarefa em pequenas partes que sejam facilmente realizadas.

Foto: @alizeegamberini (Reprodução/Instagram)

A procrastinação é uma parte inevitável da vida e seu impacto pode variar, mas o mais importante é lembrar que nos culpando e nos autoflagelando não iremos combatê-la.

Foto: Masha (Reprodução/Instagram)

Ao encontrar maneiras de nos perdoarmos e sermos gentis com nós mesmos, iremos, aos poucos, aceitar e acabar com o hábito.

Foto: @jelena.marija (Reprodução/Instagram)

Para ler a matéria completa, é só arrastar para cima!

foto: @clairerose (Reprodução/Instagram)

leia também

OS TIPOS DE VINHO E COMO HARMONIZÁ-LOS