BELEZA
foto: @stefneyv (Reprodução/Instagram)
Os anos 2000 voltaram a ser tendência de moda, beleza e estética. Influenciando nos nossos looks, mas também no jeito que nos enxergamos.
foto: @naomi (Reprodução/Instagram)
Uma das maneiras que o milênio tem nos influenciado é através da volta do alisamento de cabelo em mulheres negras.
foto: @richloverockson (Reprodução/Instagram)
Após anos de valorização do cabelo natural, temos observado uma crescente do movimento contrário: mulheres deixando os cachos de lado e aderindo aos fios lisos.
foto: @asiyami_gold (Reprodução/Instagram)
Os anos 2000 foram marcados quanto a qual seria a imagem ideal de uma mulher: magra e de cabelo liso, logo, não é surpresa o retorno dessa tendência.
foto: @jastookes (Reprodução/Instagram)
Porém, o perigo está quando analisamos a história por trás do desejo de mulheres negras por fios lisos, já que o alisamento surgiu como uma forma de defesa ao racismo.
foto: @schaebreezy (Reprodução/Instagram)
Após a abolição da escravidão, o povo preto se viu sem o apoio do governo, e encontrou uma dificuldade em ter os seus direitos básicos atendidos e ao procurar emprego.
foto: @aude_julie (Reprodução/Instagram)
O cabelo liso, então, diminuía esse preconceito, já que ao alterar a textura do cabelo, as mulheres se adequavam aos padrões de beleza europeus da época.
foto: @lefevrediary (Reprodução/Instagram)
Mas, atualmente, o desejo por um cabelo liso pode ter vários motivos, como por uma crença de que ele será mais fácil de ser cuidado, como também por uma busca do visual clássico dos anos 2000.
foto: @lizzobeeating (Reprodução/Instagram)
O importante é só que a gente não deixe que o preconceito e a discriminação com os fios naturais voltem, permitindo que cada pessoa use o seu cabelo como preferir.
foto: @tylauren (Reprodução/Instagram)
Acesse o site e entenda mais sobre a tendência.