BELEZA

Tudo sobre micropigmentação

Foto: Maria Perez (Reprodução/Instagram)

Quem se incomoda com falhas, sobrancelhas finas, ralas ou até desniveladas, tem que conhecer o procedimento de tatuagem cosmética que imita fio a fio - o microblading.

Foto: Sophie Floyd (Reprodução/Instagram)

A técnica é uma das melhores alternativas para alcançar sobrancelhas cheias e naturais, com maior durabilidade, e que não precisa ser reaplicado diariamente.

Foto: Jess Hunt (Reprodução/Instagram)

Ao contrário do que muitos pensam, a micropigmentação não é permanente. Embora seja um tipo de tatuagem, não se espera que o traço dure mais do que quatro anos.

Foto: Color Pop (Reprodução/Instagram)

Por não penetrar tão profundamente na pele , o pigmento pode clarear durante o período de cicatrização, e a sessão de retoque costuma resolver esse problema.

Foto: Em Cosmetics (Reprodução/Pinterest)

O seu tipo de pele também determina o quão duradoura será a micropigmentação. Normalmente, peles normais a secas tendem a cicatrizar esteticamente melhor.

Foto: Sophie Floyd (Reprodução/Instagram)

O procedimento, apesar de eficaz, não é recomendado para todos os tipos de pele, já que pode desbotar mais fácil em peles finas e até borrar em peles oleosas.

Foto: Sophie Floyd (Reprodução/Instagram)

Isso não elimina a possibilidade de qualquer um fazer a micropigmentação, mas é importante ter expectativas realistas. Por isso, um profissional deve ser consultado.

Foto: Monica Tomas (Reprodução/Instagram)

Peles com eczema, rosácea ou psoríase devem evitar o método, e se você passou por quimioterapia, também é preciso esperar pelo menos seis meses após o fim do tratamento.

Foto: Klog (Reprodução/Pinterest)

A camada mais superficial da pele costuma se curar entre sete a 14 dias, mas as camadas inferiores continuam cicatrizando por 4 a 6 semanas após o procedimento.

Foto: Tweezerman (Reprodução/Pinterest)

Apesar de ter uma cicatrização rápida, ainda é importante tomar os cuidados certos pós-tratamento para garantir uma cura sem complicações e uma longa duração.

Foto: Lily Collins (Reprodução)

É recomendado retirar o excesso de qualquer fluído da área da sobrancelha nos primeiros três dias, e mantê-las (assim como a testa) sempre limpas e secas.

Foto: Camila Coelho (Reprodução)

Evitar exposição ao sol e à água, e resistir à vontade de coçar a área também é fundamental, já que tudo isso pode aumentar a irritação e descamação da pele.

Foto: Emily Ratajkowski (Reprodução)

Para uma maior durabilidade, é importante proteger a área do sol com protetor solar, evitar esfoliantes químicos ou muito agressivos e qualquer tratamento a laser na região.

Foto: Liu Wen (Reprodução)

Por fim, um último alerta: vale conversar com o seu dermatologista para entender se o procedimento é seguro para você.

Foto: Taylor Hill (Reprodução)

E para tirar mais dúvidas sobre micropigmentação é só arrastar para cima!

foto: Taylor Hill (Reprodução)

leia também

PELE NA MENOPAUSA: COMO CUIDAR E QUAIS PRODUTOS USAR