Women’s March: Ana Paula Xongani

por Aline Santos

Por aqui, ainda estamos no mood de celebração do Dia Internacional da Mulher com a série, Women's March, que está repleta de personalidades femininas que fazem história e se destacam em diversas áreas de trabalho, seja no cinema ou como CEO de uma marca francesa. 

A nossa homenageada de hoje é uma brasileira que traz para as suas redes sociais e palestras, assuntos sobre empoderamento e autoestima para mulheres negras. Junto de sua mãe, criou uma marca de roupas e acessórios com referências africanas chamada Xongani que caiu no gosto de diversos artistas do país. E sim, não poderíamos deixar de fora dessa lista de mulheres incríveis a apresentadora, palestrante e estilista, Ana Paula Xongani.

Formada em design, a estilista de 31 anos é mãe e além de se destacar como uma das porta-vozes mais influentes do ramo da moda e estilo Afro-Brasil, Ana Paula também traz assuntos essenciais sobre beleza e feminismo voltados para mulheres negras em seu canal no Youtube, onde conta com mais de 76 mil inscritos. Ficou curiosa para saber mais sobre a primeira brasileira com dreads a se tornar embaixadora de uma campanha de cabelos? Vem que a gente te conta mais: 

ana paula xongani - women's march -       - verão - street style
Foto: Ana Paula Xongani


ana paula xongani -      -       -       -

Tudo começou quando a mãe de Ana Paula que na época era produtora e maquiadora de tv, Cris Mendonça, começou a trabalhar com tricot e desde então passou a receber muitas encomendas de amigas. Com a vontade de fazer acessórios femininos com tecidos que tivessem a ver com ela e com a necessidade em atender a diversidade do povo brasileiro, Cris por meio de Ana Paula descobriu o universo das estampas e tecidos africanos, foi aí que juntaram as ideias e logo fundaram a Xongani. Hoje elas produzem acessórios, roupas e até sapatos com materiais importados de Moçambique e como não poderia ser diferente, a marca caiu no gosto de famosos como o ator Lázaro Ramos, a rapper Tássia Reis e o cantor Viegas.

ana paula xongani -      - women's march -      -

A Ana Paula é do tipo que veste a camisa para lutar sobre as suas ideias e princípios, principalmente com temas relacionados à feminismo, empoderamento e autoestima de mulheres negras. Em seu canal do Youtube ela fala um pouco de tudo, desde moda afro-brasileira à comportamento e empreendedorismo. Esses também são alguns dos assuntos abordados em suas palestras e redes sociais, mas ela não para por aí. A estilista também é uma das apresentadoras do programa "Se essa roupa fosse minha", que fala sobre moda consciente no canal GNT. A musa também é engajada em trazer a diversidade cultural como pauta e foi a primeira brasileira com dreads se tornar embaixadora de uma campanha de cabelos.

-       -       -       -

E não poderíamos encerrar essa pauta sem falar sobre o reconhecimento de todo o trabalho que a Ana Paula Xongani vem fazendo nos últimos anos. Em 2015, a empresária recebeu o prêmio EmpregueAfro, que celebra o destaque e valorização da diversidade étnico-racial em iniciativas de inclusão. Nós, do time do Steal The Look, temos o orgulho de contar histórias como a da Ana Paula, que ajudar a inspirar e transformar as vidas de outras mulheres.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar