Y/Project anuncia encerramento da marca após 14 anos

por Karen Merilyn

A Y/Project anunciou hoje (9) o encerramento de suas atividades após 14 anos de história. Fundada em 2011 por Yohan Serfaty, a marca parisiense se destacou na indústria da moda por sua estética experimental e avant-garde. Ela se tornou ainda mais popular após a entrada de Glenn Martens como diretor criativo, em 2013. 

Segundo a Business of Fashion, a decisão foi tomada depois de um ano difícil para a empresa, principalmente após a morte de seu proprietário, Gilles Elalouf, em junho do ano passado. Enquanto tentavam encontrar um novo comprador, Glenn e o Chefe Executivo Pascal Conte-Jodra acabaram saindo da marca.

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a história da Y/Project

A Y/Project foi fundada pelo estilista Yohan Serfaty e por Gilles Elalouf, que era o CEO da marca. Inicialmente, ela era voltada para o público masculino e tinha uma estética mais gótica e sombria. Com a morte precoce de Yohan, em 2013, Glenn Martens assumiu a direção criativa. 

Com a chegada de Glenn, a marca passou a ter coleções femininas e sua estética passou por uma mudança significativa. Com uma visão audaciosa, ele inseriu muita teatralidade, elementos de humor e desconstrução para as criações. 

O designer foi o grande responsável pela popularização da marca, que esteve nos holofotes pelas silhuetas exageradas, cortes incríveis e reconstruções de modelagens, em uma abordagem irreverente. 

jeans Y/Project

Os jeans desconstruídos se tornaram as peças características da marca. Ousados, diferentes e nada básicos, eles trouxeram uma nova roupagem para uma peça que é tão clássica — o que, aliás, é a especialidade do Glenn e da Y/Project. Eles foram os responsáveis pela conquista do cenário fashion global como marca cool. 

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collabs

Durante todos esses anos, a Y/Project participou de collabs icônicas. Em 2018, a marca colaborou com a UGG para criar botas esculturais e volumosas que iam até a coxa. 

Outra colaboração foi com a Fila, em 2020. O resultado foram peças esportivas desconstruídas, trazendo toda a irreverência da marca parisiense. 

Talvez a collab mais conhecida em solos brasileiros seja com a Melissa. Foram dois drops, um em 2023 e outro em 2024. Os modelos recriavam sapatos clássicos adicionando texturas e cores subversivas, além de brincar com a transparência e tons metalizados. 

Sua última collab foi em outubro do ano passado, com a Salomon, que misturou a estética e funcionalidade das duas marcas. 

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No comunicado oficial do Instagram da marca, eles agradeceram a todos que fizeram parte dessa história. “Não poderíamos ter alcançado tanto sucesso sem o apoio inabalável de nossos parceiros Y/P, colaboradores e fãs e não podemos agradecer o suficiente a todos vocês por sua dedicação inabalável ao longo dos anos.”

A marca vai deixar saudades não só entre seus consumidores, mas em toda a indústria da moda. 

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