Yoga facial: o que é, como fazer e quais os benefícios

por Giulia Coronato

O yoga é uma prática milenar - estudiosos indicam que os primeiros registros datam de 3.500 a 1.500 anos a.C. -, que se tornou um dos exercícios mais populares mundo afora com o passar dos anos. Basicamente, o yoga consiste em uma série de alongamentos e posições sempre alinhados com a respiração, e os benefícios são diversos tanto para o corpo, como para a mente. 

Mas, você já ouviu falar no yoga facial? O alongamento dos músculos do rosto e do pescoço ganhou força em 2018 quando Meghan Markle revelou que a prática era seu segredo de skincare, mas o yoga facial virou uma febre mesmo nos últimos meses por conta do Tik Tok. Vídeos em que mulheres mostram o antes e depois de seus rostos após poucos dias fazendo a prática alcançaram milhões de visualizações, criando um boom em torno do tema. 

Se você já se deparou com um desses vídeos ou está lendo esse termo pela primeira vez, sugiro que fique aqui, role a página e conheça algo que pode mudar completamente a saúde da pele. Pode confiar, você não se arrependerá. 

It girls - Yoga facial - Yoga facial - Outono - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Michael Stillwell (Reprodução)

_o que é

O yoga facial nada mais é do que a combinação de uma massagem facial com a prática milenar do yoga. Em outras palavras, assim como o yoga é um alongamento dos músculos do corpo todo, a sua versão facial é um alongamento dos músculos da face.

A yoga facial é uma prática milenar na cultura oriental e vem, cada vez mais, dominando as rotinas de skincare do ocidente. A combinação entre expressões, auto massagens e manobras faciais feitas com os dedos fortalecem os músculos do rosto, libera pontos de tensão e define um contorno a cada prática. Acessível e não invasiva, esse estilo de yoga é composto por exercícios variados, que ativam a musculatura da face e do pescoço, combinada com o pranayama, a respiração típica do yoga que auxilia no relaxamento corporal.

_benefícios

Os benefícios são diversos, mas talvez o principal e mais atrativo seja o rejuvenescimento da pele do rosto. O yoga facial trabalha os 57 músculos dessa região do corpo prevenindo rugas, marcas de expressão e flacidez, além de melhorar significativamente a aparência e o contorno do nosso rosto.

A circulação sanguínea, que leva nutrientes para a pele, e a linfática, que retira toxinas do organismo e drena possíveis excessos de líquido, também são favorecidas pela técnica. E assim como os músculos do corpo, se não trabalharmos os músculos do rosto, com o tempo eles se tornam flácidos. Por isso também a importância do yoga facial, que age como um lifting natural que rejuvenesce a pele.

Devido a alta procura da prática, a Universidade de Medicina Northwestern Feinberg, em Chicago, realizou um estudo com mulheres de 45 a 60 anos. As que seguiram uma rotina de exercícios faciais durante cinco meses conseguiram rejuvenescer a pele em até três anos, provando que o yoga facial realmente possui resultados impressionantes.

_como fazer

Ok, agora que você provavelmente já está interessada em testar o yoga facial e quer todos os benefícios da prática, a pergunta que fica é: como fazer? Bom, o yoga facial é super democrático, simples e pode (e deve!) ser feitos por todas as pessoas, independente da idade, gênero ou tipo de pele.

Mas, antes, é importante dizer que assim como os músculos do corpo, os do rosto também podem sofrer fadiga muscular, então pegue leve e não aplique a prática mais de uma vez por dia. Também vale lembrar que é sempre bom usar um creme hidratante ou óleo facial antes para não agredir ou repuxar a pele na hora do alongamento. 

Abaixo, selecionamos alguns vídeos e perfis que te mostram como fazer o yoga facial:

_ioga facial com Maitê Proença

_Claudia Reis, especializada na prática

_Diana Bordón, especializada na prática

Deixe um Comentário
Você também vai gostar