Em 2024, o DFB Festival celebra 25 anos de existência com um line-up cheio de marcas autorais brasileiras. Tendo a moda consciente, a sustentabilidade e a valorização do trabalho manual entre seus pilares, o maior evento de moda autoral da América Latina segue reforçando seu compromisso com estilistas que fazem a indústria nacional acontecer através de uma programação gratuita e democrática.
Por isso, vamos falar um pouco sobre as marcas autorais que desfilam nesta edição do DFB e que você, com certeza, precisa conhecer. Vem ver:
Almir França
Estilista há mais de 20 anos, Almir França é também professor da escola de moda circular Eco Moda, projeto que desenvolveu há 10 anos e hoje é localizado no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Ele é conhecido por seu trabalho de reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo. Suas peças são feitas de retalhos, resíduos e upcycling, tendo a sustentabilidade em seu DNA.
Almerinda Maria
Almerinda Maria é de Fortaleza e há 34 anos trabalha com rendas das mais diversas formas. Suas criações autorais são criativas e luxuosas, e suas peças unem técnicas como a renascença e os bordados richelieu para um resultado único, que valoriza o trabalho artesanal e transbordam elegância.
Marina Bitu
Criada por Marina Bitu, a marca, fundada em 2017, apresenta uma interpretação original da cultura pop nordestina. Com plissados fluidos que remetem às sanfonas, valorização da mão de obra local e tecidos leves pensados para o clima do Nordeste, ela se popularizou em todo o Brasil, se tornando uma das marcas desejo do momento.
Vitor Cunha
Mais uma das marcas autorais que você precisa conhecer é a de Vitor Cunha, que já está em sua quinta edição da DFB, onde apresenta coleções agênero e cheias de personalidade. A inovação na execução do macramê é uma das marcas registradas da label, que acredita na ousadia e versatilidade das peças.
Fruto do Conde
A junção de moda e arte é o que faz a Fruto do Conde ser tão única. Com peças pintadas à mão livre, a marca — idealizada por Denise Faertes, Gil Haguenauer e Rebecca Faertes — traz criações únicas, criativas e experimentais. O handmade se sobressai, resultando em peças coloridas, maximalistas e exclusivas.
Lindebergue
Vencedor do Concurso dos Novos Talentos do DFB, em 2002, Lindebergue não parou mais. Se firmou como um dos grandes nomes da moda autoral brasileira e é conhecido por suas criações revolucionárias. Com mais de 20 anos de carreira, ele segue com uma marca interessante e autêntica, que vale ficar de olho.
David Lee
David Lee é a marca homônima do estilista cearense que começou sua história com o crochê e suas possibilidades. Peças nada óbvias, divertidas e cheias de informação de moda compõem a marca, que é conhecida por misturar diferentes elementos e estilos, prezando pela liberdade do vestir, sem restrições de rótulos.
Bruno Olly
Entre as marcas autorais para conhecer, também está a do estilista Bruno Olly. Com 10 anos no mercado, ela valoriza a força e diversidade do Ceará, misturando referências culturais com um toque contemporâneo. Assim, o estilista apresenta peças que são representação de identidade e resistência.
Melk ZDA
O estilista pernambucano é conhecido por seus bordados e criações em 3D que são verdadeiras obras de arte. Criada em 2005, a Melk ZDA tem como pilares o slow fashion e a sustentabilidade, criando uma moda atemporal, que é pensada e criada com muito cuidado.
BABA
A BABA é uma marca cearense que trabalha com estampas exclusivas, que são desenvolvidas por artistas locais. Sua estética é bem pop: vibrante e marcante, com um visual lúdico e bastante colorido, que remete às memórias afetivas de Gabriel Baquit, CEO da label.
Catarina Mina
Com 15 anos de história, Catarina Mina é uma marca que acredita na moda focada em quem produz. Por isso, ela faz parte do Pacto Global, uma iniciativa com organizações do mundo todo que tem como objetivo se comprometer com os princípios do desenvolvimento sustentável.
Tendo o crochê em seu DNA, mas também trabalhando com materiais como a seda, ela cria peças únicas, bem trabalhadas e cheias de história.
Além dessas marcas autorais, haverá também no DFB Festival um desfile especial de encerramento de Lino Villaventura, a marca de artwear do estilista pernambucano que se tornou uma referência nacional.
O DFB Festival 2024 acontece de 24 a 27 de julho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.