Por que a indústria da moda está ficando tão careta?

por Karen Merilyn

Já reparou que a indústria da moda está meio careta ultimamente? Não me leve a mal, isso não é uma crítica a uma marca ou estilo específico, mas sim um questionamento que venho me fazendo sobre o comportamento de consumo no geral. Ao meu ver, parece que a moda está muito em preto e branco, com peças, cores e designs mais "conservadores" em alta.

Passamos da logomania para o quiet luxury, do dopamine dressing para a clean girl aesthetic e minha pergunta genuína sobre todas essas mudanças é: como será que isso vai impactar a maneira com que enxergamos a moda?

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Foto: MOD REF (Reprodução/Instagram)


Bom, eu comecei a perceber esse movimento na indústria quando fui a diversas lojas de departamento e não achei muitas opções de roupas coloridas. Para quem não sabe, meu estilo é mais criativo e eu não gosto de cores neutras, prefiro tudo que é mais vivo. No entanto, a minha dificuldade em encontrar uma peça que faça sentido no meu guarda-roupa é cada vez maior.

Ao passear por diversas araras e e-commerces, é indiscutível, na minha percepção, que as peças se tornaram muito mais sóbrias. É tudo muito preto, branco e cinza. E isso, é claro, não é só uma decisão das marcas. Elas estão atendendo a uma demanda e, ao que parece, o público está muito mais propenso a consumir esse tipo de roupa.

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Foto: Hailey Bieber (Reprodução/Instagram)

Clean girl, old money, office siren, easy chic… essas são apenas algumas das maiores tendências dos últimos meses, que originaram sub tendências para continuar alimentando o ciclo rápido da moda no TikTok. O que elas têm em comum? Os tons neutros, o minimalismo e as peças ditas "clássicas e atemporais", ou seja, mais básicas.

Além disso, o armário cápsula, que também virou uma super trend no TikTok, foi propagado como um conceito que envolve peças pretas e brancas, lisas, porque assim, tecnicamente, é mais fácil combinar umas com as outras.

Moschino - blazer e saia - indústria da moda - inverno - fashion week - https://stealthelook.com.br
Foto: Moschino (Reprodução/Vogue Runway)

E nas passarelas não é diferente. Segundo o Tag Walk, os tons neutros representaram 84% das coleções femininas das 20 principais marcas desfiladas nas semanas de moda de outono-inverno 2024.

Outro fator que aponta para esse comportamento são os dados do Pinterest Trends, que registraram o crescimento de 2.500% na pesquisa de "estilo easy chic" no último ano dentro da plataforma. A procura se refere à alfaiataria, cores sóbrias e peças básicas.

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Foto: Amaka Hamelijnck (Reprodução/Instagram)

No meio de toda essa tendência neutra, talvez a única grande exceção dos últimos meses tenha sido o vermelho cereja e, mesmo assim, corresponde a um tom mais fechado de uma cor vibrante, em sua maioria usado com jeans, cinza e preto pelas fashionistas mundo afora.

Diante disso, eu questiono: quando foi que a indústria da moda se tornou tão "certinha"? Por que agora as cores, estampas e essa pegada fun que era tão popular ficou ultrapassada? Parece, para mim, que as pessoas têm cada vez mais medo de arriscar, de chamar a atenção, de tentar algo novo quando se trata de se vestir.

A gente é tão engolido por trends que duram pouco que paramos de nos perguntar por que preferimos estilo X a Y. Não pensamos no que consumimos, só que precisamos desesperadamente daquilo para ter uma sensação de pertencimento. Mas, dessa forma, onde é que a indústria da moda vai chegar? Será que temos pela frente uma indústria cada vez mais careta? Eu, sinceramente, espero que não.

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