Afinal, como comprar roupa de forma consciente?

por Karen Merilyn

Comprar roupa de forma consciente não é mais uma escolha; é uma necessidade. Com tanto lixo têxtil, crise climática e consumo desenfreado, o mínimo que podemos fazer é consumir de forma crítica, sabendo que é nosso dever contribuir para um futuro mais sustentável.

Hoje, no Dia do Meio Ambiente, trazemos algumas dicas que vão te ajudar na hora de investir em uma nova peça. Temos certeza de que, seguindo esses passos, você começará a comprar com mais consciência. Confira:

Leia também: 5 marcas sustentáveis brasileiras para conhecer

Maria Jønsson - comprar roupa - consumo consciente - moda sustentável - meio ambiente - https://stealthelook.com.br
Foto: Maria Jønsson (Reprodução/Instagram)


pense antes de investir em uma peça

Comprar roupa de forma consciente envolve, antes de tudo, refletir antes de investir em algo novo. Com tantas microtendências, pode ser difícil saber o que é um bom investimento ou não, mas a dica é sempre se perguntar se aquela peça fará sentido no seu guarda-roupa daqui a um ano, quando ninguém mais estiver usando. Tendências vêm e vão; no entanto, o seu armário não pode ser descartável.

conheça os componentes dos tecidos

Microfibras, por exemplo, são imensamente prejudiciais para o meio ambiente. Por isso, conhecer os componentes das roupas e dar preferência a tecidos naturais, em vez de sintéticos, é uma escolha melhor. No entanto, sabemos que nem sempre é possível investir em peças orgânicas e certificadas. Uma alternativa é ler as etiquetas das roupas e escolher aquelas que contêm menor quantidade de poliéster, acrílico, elastano e outros tecidos sintéticos.

saiba como as roupas são feitas

Entender o processo de fabricação das roupas que você consome é saber se elas não são fruto de trabalho análogo à escravidão ou poluição ao meio ambiente, por exemplo. Por isso, compre de marcas que sejam transparentes quanto à origem dos seus produtos e que ofereçam um salário justo a quem produz.  

compre de brechó

Pode parecer óbvio, mas escolher comprar roupas usadas faz uma grande diferença por muitos motivos: menos descarte, uma nova vida para as peças e menor consumo de roupas que não duram. Então, garimpe nos seus brechós favoritos sem medo de ser feliz!

use roupas duráveis

Sabemos que é tentador comprar roupa por um preço muito baixo. Mas será que vale a pena quando a peça vai durar um mês? Você não precisa investir tão alto para ter algo durável, basta pesquisar lojas que tenham um bom custo-benefício. Assim, você chega ao meio termo: roupa acessível, mas que vai ficar no seu guarda-roupa por bastante tempo.

considere reformas

Se você não tem o costume de mandar roupas com algum defeito para a costureira, deveria! Às vezes, uma pequena reforma é o suficiente para prolongar a vida útil da sua peça para não precisar comprar uma nova. Seja trocar um zíper, transformar uma calça em short ou apertar uma roupa que ficou larga, tudo vale para usá-la por mais tempo. E super vale customizar em casa também!

conheça o seu estilo

Por último, comprar roupa sem conhecer seu próprio estilo é sempre um desperdício. Saber o que você gosta, o que funciona para você e o que você vai usar muito e combinar com facilidade é a chave para não deixar nada parado no armário nem descartar peças que quase não foram usadas. 

Leia também: Mas afinal, como encontrar o seu estilo?

O consumo consciente não é nada complicado. Com gestos simples e um pensamento crítico é possível comprar com responsabilidade. Afinal, se cada um fizer um pouquinho, impactamos positivamente o meio ambiente.

Você também vai gostar