Precisamos falar sobre a tendência clean girl look

por Inaê Ribeiro

O Tiktok é um dos maiores disseminadores de tendências da atualidade. Constantemente uma trend surge por lá e aos poucos conquista o seu espaço na nossa vida off-line. A mais recente delas, que você possivelmente acompanha, é o sucesso da hashtagclean girl look’. 

A tendência, que já conquistou milhares de usuárias, consiste em valorizar o lado mais natural da pele, utilizando produtos que realçam o brilho. Apesar de ser um visual construído com maquiagem, o clean girl look tem como objetivo simular aquela saúde de pele bem cuidada. Entretanto, tudo o que temos visto são peles de seda, sem cicatrizes ou espinhas, e isso nos faz questionar: será que esse “visual de mulher limpa” não é mais uma maneira de reforçar um padrão irreal de beleza?

Camri Hewie  - maquiagem - clean girl look - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Camri Hewie (Reprodução/Instagram)

o que é a tendência

O ‘clean girl look’ segue uma tendência que veio com a pandemia e o isolamento social: a valorização do natural e a busca por uma rotina de skincare e maquiagem minimalistas. Mas a trend, que antes surgiu apenas como um look na rede social, aos poucos ganhou espaço no offline e, então, surgiram os vlogs rápidos do tal estilo de vida da ‘clean girl’. Segundo esses vídeos, a mulher que possui o ‘clean girl look’ ama praticar exercícios, gosta de ambientes bem decorados e se alimenta de maneira saudável.

mas ela abrange a todas?

Se por um lado é maravilhoso observar que após anos investindo na maquiagem de alta cobertura, finalmente estamos caminhando para um visual mais leve; por outro, há uma preocupação com o perigo dessa valorização da pele natural porque, afinal, o que é essa "pele natural"? O perigo está ligado a como essa tendência abrange e atinge mulheres de pele acneica, por exemplo, que ainda hoje escutam que devem esconder suas marcas.

Assim, o que era para ser apenas uma trend na rede social, se torna motivo de insegurança e tentativa de alcançar um padrão inatingível,  já que agora não falamos apenas de uma tendência de beleza, mas sim de um padrão estético. 

Em uma pauta antiga, sobre como a Giulia Coronato aprendeu a amar sua pele imperfeita, nossa editora de comportamento relatou como ela já foi atingida por essas tendências. Tendências de beleza como a k-beauty, ou as selfies impecáveis com peles de vidro, passaram rapidamente de trends à padrões estéticos, e como todos os padrões, inspiram um ciclo vicioso de obsessão que vem com a cobiça do inatingível. Eu cedi a esse sentimento e passei anos obcecada com a ideia de acabar com minha pele imperfeita e lamentei o fato de ter uma pele sensível, texturizada que constantemente passava por um breakout.”.

Felizmente, a internet é também um lugar de vozes plurais e informação, e é fundamental se questionar e compreender que o ‘clean girl look’ não deve ser sobre uma pele perfeita e sedosa, mas sim sobre abraçar e valorizar o seu visual mais natural, não importa como ele seja.

LEIA MAIS:

Como eu aprendi a amar minha pele imperfeita

como reproduzir

Para quem ficou animada em testar o visual, o segredo é, primeiramente, caprichar na hidratação da pele. Após isso, aplique corretivo em pontos estratégicos do rosto. Escolha um produto que seja similar ao seu tom de pele e aplique nos cantos internos e externos dos olhos, na lateral do nariz e no meio do queixo, depois esfume com a ajuda de uma esponjinha. O próximo passo, é pentear as sobrancelhas para cima, levando levemente para a lateral, para ajudar a dar um efeito lifting no rosto.

Em seguida, utilize um pó translúcido onde geralmente há um acúmulo de oleosidade, como nas pálpebras, embaixo dos olhos e em volta da boca. Por falar nos olhos, aposte no curvex para deixar os fios curvados e, depois, aplique muita máscara de cílios.

O segredo de uma make natural está, também, na textura dos produtos utilizados, por isso, prefira blushs cremosos, optando pela aplicação com a esponjinha, para garantir que ele irá aderir à sua pele. A textura cremosa também é ideal para o iluminador, que irá trazer um brilho sutil para o rosto. Aplique-o no alto da bochecha e na ponta do nariz. Contorne os lábios com um lápis e esfume o desenho com os dedos, finalize aplicando um gloss. E assim, com poucos passos, você conquista um visual com a tendência “clean girl look”.

LEIA MAIS:

Guia da acne: 7 receitas de skincare caseiras que ajudam a melhorar as espinhas

Essas podem ser as razões do por quê você está tendo acne

A tendência de beleza polêmica que está, aos poucos, marcando seu retorno

Você também vai gostar