11 tutoriais de decoração criativos para decorar a casa

por Sofia Stipkovic

Ficar mais tempo em casa despertou em mim um bichinho do DIY que eu desconhecia. Agora tudo que eu vejo, quero tentar fazer eu mesma em casa, e isso vale pra quase tudo: receitas de comida, drinks que gosto e, principalmente, itens de décor. Por isso, hoje eu trago aqui 11 tutoriais de decoração criativos para te inspirar também a decorar a casa sem gastar muito dinheiro, mas usando a sua energia.

tutoriais de decoração - tutoriais de decoração - tutoriais de decoração - tutoriais de decoração - tutoriais de decoração - https://stealthelook.com.br
Foto: @allthepeachesplease (Instagram)

Role a página para descobrir os tutoriais de decoração que estão salvos nas minhas pastinhas de referência:

1. mesa lateral de espuma

Objetos com essa textura de espuma bombaram no ano passado - até falamos sobre o surgimento do espelho de espuma aqui! - e, em 2021, não deve ser muito diferente. A parte mais legal dessa tendência é que existem diversos tutoriais de decoração simples ensinando como replicar o item de décor, mas importante: pesquisa muito bem antes de comprar a espuma em lojas de construção e use os equipamentos corretos de proteção (óculos, luvas e máscara), pois muitas opções de espuma podem ser tóxicas pra nós durante a aplicação.

2. aparador de pastilhas

Outra tendência que cresce firme e forte nos Instagrams de decoração é o acabamento em pastilhas. Mas, não como se usava antigamente, nas paredes de cozinhas e banheiros. Agora as pastilhas fazem parte da decoração e enfeitam de móveis inteiros a itens menores, como mesas, tampos, bandejas e espelhos. 

Separei este entre muitos tutoriais de decoração porque achei a ideia de trazer esse acabamento glossy no aparador muito legal para adicionar mais texturas na sala. Sem contar que é uma maneira muito interessante de dar uma nova cara a uma peça que você já tem em casa, sem descarte desnecessário e sem gastar muito, afinal as pastilhas são bem em conta na maioria das lojas de construção - e nada complicadas de trabalhar em casa.

3. almofada quadriculada

Moda e decoração se cruzam muitas vezes e essa almofada quadriculada é, sem dúvida, um bom exemplo disso. Depois da estampa se tornar uma das grandes apostas de 2021 nas roupas, esse mix de xadrez com vichy deve marcar presença também nos itens de casa - e nos tutorias de decoração mais legais da internet. Então, em vez de gastar em uma almofada nova, que tal fazer a sua em casa?

Você vai precisar de tecidos de duas cores diferentes, agulha e linha. E, se tiver uma máquina de costura, melhor ainda porque o trabalho vai mais rápido, como mostra esse DIY acima. Aí é só usar a capa nova em uma almofada que você já tenha!

4. abajur chic

Pode anotar aí: veremos o boom do abajur em 2021. A peça que, com o passar dos anos, foi substituída por lustres e luminárias diferentões, deve viver o seu comeback este ano. E para embarcar na tendência economizando, vamos de tutorias de decoração, é claro! A boa ideia do vídeo acima é pintar um abajur antigo - aquele que ninguém mais quer na família ou que se encontra por uma pechincha em antiquários - e finalizar com uma cúpula legal, criando um item de décor chic e marcante para iluminar (e decorar) a casa.

5. espelhos com moldura colorida

Nem todo mundo superou os espelhos com moldura fluida e colorida à lá Gustaf Westman, e está tudo bem. Se você, como eu, continua apaixonada pela criação do designer escandinavo, mas nem sonha com a quantia que é preciso desembolsar para ter um assinado em casa, preste atenção nesse DIY.

Esse é um dos tutorias de decoração pra fazer esse tipo de espelho mais fáceis que encontrei na internet, e o resultado é também um dos mais interessantes. Se você não tem a máquina de corte em casa (e tudo bem porque não é comum ter mesmo), vale a pena procurar lojas de materiais de construção que possuem uma área dedicado ao corte de mdfs e madeiras sob medida ou o marceneiro do seu bairro para te ajudar. 

6. castiçal de bolinha

E já que rolou um surto coletivo em 2020 com velas, agora precisamos descobrir onde colocá-las esse ano! Uma das saídas, ou melhor, tutorias de decoração mais bacanas que achei foi fazer em casa castiçais simples e fofos, como esse de argila e sementes. 

7. castiçal para 2 velas de yin-yang

Mais um castiçal para a conta de tutoriais de decoração para decorar a casa sem gastar muito. Continua-se usando argila, mas o processo é um pouco mais complexo, pois se fazem pratinhos para suporte, depois os encaixes da vela e, na finalização, você precisa pintar para ter o desenho correto do yin-yang. Mas, honestamente, eu acho que vale a pena! Ficou lindo. 

8. velas coloridas

Mais uma das tendências de decor que eu (e muita gente) ainda não superei: velas coloridas. O que achei interessante desse DIY é que ela ensina como fazer velas tie dye ou de mais de uma cor, com a ajuda de um molde fácil de manusear - e que se encontra baratinho em lojas online. 

9. luminárias divertidas

Lembra o que eu disse sobre o abajur? O mesmo se aplica às luminárias de mesa. Existem muitos tutoriais de decoração que ensinam a fazer esse item, mas esse é um dos mais fáceis que eu já vi. Todo o esquema elétrico é comprado pronto em qualquer loja de material de construção (até naquelas de bairro mesmo!) e se constrói a luminária com argila em volta da fiação até o soquete. 

O mais legal é que você pode dar o acabamento que quiser - até deixar a peça bem orgânica e sem uma forma super quadradinha. Fica até mais cool, na minha opinião! 

Fica aqui um lembrete importante: jamais mexa em fiação elétrica sem a ajuda de um profissional. É muito perigoso, então procure comprar o fio + soquete prontos mesmo, é uma mão na roda e a forma mais segura de fazer esse DIY em casa. 

10. espelho decorado

Tudo bem que quando nos olhamos no espelho, queremos ver o nosso reflexo. Mas, o espelho não tem apenas essa função prática na decoração, ele também ajuda a decorar o ambiente e, por isso, essa ideia de criar padronagens coloridas é tão legal. Tchau, selfie com filtro depois de fazer uma peça assim em casa!

A dica master de tutoriais de decoração assim é usar tinta acrílica, que não vai desgastar tanto com o tempo e tem uma fixação muito melhor do que tintas à base de água.

11. composição de vasos e potes

A dificuldade às vezes de encontrar vasos, caixas e potinhos para decorar a casa é real. Eu tenho sol em virgem e para mim, nada dá mais paz do que uma décor harmônica, respeitando uma paleta de cores coesa. Se você também sofre assim, tutoriais de decoração como esse acima são ideias.

Reúna todos os cacarecos que você tem em casa e possivelmente estavam guardados, pois não combinavam mais com a decoração, e pinte sem dó. Pra escolher quais cores usar, uma boa ideia é desenvolver uma mistura de tons que se combinam entre si, especialmente se você vai colocar todos os itens em uma estante, por exemplo. Fica chic demais!

E se você estiver sim com dó de pintar, mas quiser se arriscar, uma sugestão é escolher tintas à base de água que são mais facilmente removíveis num futuro.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar