13 momentos icônicos de beleza na história do rock

por The Look Stealers

O que te vem à mente quando falamos em rock e beleza? Se a sua resposta foi lápis preto e cortes de cabelo desfiados ao extremo, você não está totalmente errada mas acredite, esse gênero musical tem muito mais momentos de beleza icônicos a oferecer do que isso e nós vamos viajar no tempo e na história do rock para te mostrar 13 deles.

Wanda Jackson - anos 50  - história do rock  - dia mundial do rock  - Elvis Presley - https://stealthelook.com.br
Foto: Wanda Jackson nos anos 50. (Pinterest)

_rockabilly

O rock - mais próximo do que o conhecemos hoje - nasceu nos anos 50 como uma ramificação de outros sons, como o R&B e o Soul, e foi eternizado por grandes astros como Elvis Presley, Wanda Jackson, Little Richard, Chuck Berry, Ruth Brown, entre muitos outros. 

Além do novo som e da dança provocativa de Elvis na época, foi também o estilo rockabilly que marcou este período da história do rock com uma beleza composta por topetes, costeletas, franjas, delineadores icônicos, gloss pigmentados com cores vibrantes e sobrancelhas arqueadas e maravilhosamente desenhadas.

Rita Lee - história do rock - história do rock - história do rock - história do rock - https://stealthelook.com.br
Foto: Rita Lee em carreira solo, pós-saída da banda Os Mutantes. (Reprodução)

_psicodelia rock

Depois do estilo comportado e clássico, por assim dizer, do rockabilly, o rock entrou em uma era de experimentação colorida com a psicodelia que dominou de meados dos anos 60 aos anos 70. Uma das principais bandas responsáveis por isso aqui no Brasil foram Os Mutantes, que tinha Rita Lee como um dos integrantes. 

Rita marcou a época não apenas artisticamente ou por sua personalidade forte, como também por seus cabelos ruivos, a franja pesada e - com o passar dos anos e sua carreira solo - maquiagens marcados pelos olhos delineados e o batom escuro.

Janis Joplin  - hard rock  - história do rock - David Bowie -  anos 60  - https://stealthelook.com.br
Foto: Janis Joplin (David Gahr)
Jimi Hendrix - história do rock - história do rock - história do rock - história do rock - https://stealthelook.com.br
Foto: Jimi Hendrix. (Reprodução)

_hippie

E adentramos mais ainda nos anos mais psicodélicos da história do rock - e da história no geral, diga-se de passagem -, o final dos anos 60 e a década de 70. Esse momento foi marcado pelo movimento hippie e por uma enorme experimentação da liberdade em vários sentidos, uma constante guerra de paz e amor contra os costumes quadrados da sociedade.

E assim, desse caldeirão de revolução cultural, tivemos nomes incrivelmente talentosos como Janis Joplin e Jimi Hendrix, por exemplo, que inspiraram belezas extremamente naturais - dos cabelos ao abandono quase que total da maquiagem. 

David Bowie  - hard rock  - história do rock  - rock and roll  - Anos 60  - https://stealthelook.com.br
Foto: David Bowie na era Ziggy Stardust. (Pinterest)

_o lúdico e a androginia

E se por um lado vimos nascer essa ode à beleza natural, outros artistas rock'n'roll exploravam essa liberdade indo na contramão e encontrando em maquiagens carregadas, lúdicas e andróginas, a sua melhor forma de expressão. É o caso do ícone e rockstar David Bowie.

Bowie foi um artista de outro mundo em vários sentidos. Talentoso, performático, criativo. Ele teve diversas fases e estéticas ao longo de sua carreira, mas talvez a que mais tenha o imortalizado é a do Ziggy Stardust, uma persona alter ego criada para o seu quinto álbum de estúdio, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Foi durante esse período que surgiu a famosa make de raio vermelho, o mullet ultra ruivo, a sombra ultra pigmentada azul cintilante, as têmporas coloridas e por aí vai. 

Conhecido como o camaleão do rock, David Bowie continua até hoje inspirando artistas e o público com essa estética andrógina, lúdica e poderosa.

secos e molhados  - anos 70  - história do rock  - rock and roll  - heavy metal  - https://stealthelook.com.br
Foto: Secos & Molhados. (Pinterest)

_beleza rock'n'roll made in Brazil

Na esteira do rock'n'roll drama de Bowie nos anos 70, no Brasil tínhamos os Secos & Molhados. E se você não está ligando o nome à pessoa, simplificamos: essa era a banda de Ney Matogrosso, um artista brasileiro brilhante e tão andrógino quanto outros nomes internacionais.

Os Secos & Molhados tinha um estilo único e lançava mão de maquiagens artísticas para compor as suas performances.

kiss  - heavy metal  - história do rock  - maquiagem de roqueira  - anos 70  - https://stealthelook.com.br
Foto: Integrantes da banda KISS. (Pinterest)

_glam rock

É impossível falar em rostos pintados sem citar talvez os mais conhecidos por isso, o KISS. Expoente do hard rock e, principalmente, do glam rock, a banda - embora tenha sido formada e lançado grandes sucessos ainda na década de 70 - se tornou sinônimo dos anos 80 para muita gente. Afinal, os seus looks exagerados e intensos têm tudo a ver com os estilos carregados que dominaram a época.

Vale lembrar que o KISS não começou a sua carreira com essa maquiagem p&b característica, mas desde que a adotou, nunca mais se apresentou sem ela. Outra curiosidade é que os desenhos são feitos pelos próprios integrantes da banda até hoje - e sim, eles ainda fazem turnês mundiais. 

Joan Jett  - maquiagem artística  - história do rock  - heavy metal  - anos 70  - https://stealthelook.com.br
Foto: Joan Jett. (Pinterest.)

_a beleza da madrinha do rock

Conhecida como a madrinha rock, Joan Jett esteve à frente de uma das bandas mais famosas dos anos 80, a The Runaways, e seguiu uma carreira solo que perdura até os dias de hoje, sendo conhecida como a melhor guitarrista de todos os tempos.

Seu corte de cabelo shag, isto é, super repicado no topo e comprido atrás - uma espécie de variante do mullet! - ditou tendência na época, assim como a sua maquiagem sempre com olhos delineados e esfumados bem rock'n'roll.

Bebbi Harry  - astros do rock  - história do rock  - rock and roll - anos 70  - https://stealthelook.com.br
Foto: Debbie Harry. (Pinterest)

Ao lado de Joan Jett, a grande inspiração feminina do rock nos anos 80 era Debbie Harry. Vocalista e líder da banda Blondie, Debbie tem como assinatura sonora o punk rock, mas seus momentos de beleza gritam glam rock. Afinal, suas makes eram quase sempre uma explosão de cores e metalizados, olhos bem pigmentados, marcação de côncavo e muito contraste entre tons escuros e vibrantes.

Mas, talvez, o grande destaque fique para o seu cabelo loiro, repicado e com volume, que ora fazia o estilo long bob, ora era o mais icônico corte pigmaleão - que lembra muito o polêmico wolf cut nos dias de hoje. 

Prince - história do rock - história do rock - história do rock - história do rock - https://stealthelook.com.br
Foto: Prince na era Purple Rain. (Pinterest)

_androginia à la 80's

Ao mesmo tempo que as mulheres brilhavam com ares punk e glam, a ala masculina não ficava para trás e é impossível falar sobre os anos 80 sem citar o impacto musical e estético do Prince. O artista, que flertava muito entre o rock, o Soul, o funk e o pop (entre outros gêneros), foi um verdadeiro gênio da história do rock, tendo lançado em vida 39 álbuns e imortalizado o tom roxo - um dos seus maiores sucessos foi o álbum Purple Rain e toda a estética que acompanhava o disco.

Não por acaso, seus momentos mais icônicos de beleza remetem à cor púrpura, o delineado preto intenso ao redor dos olhos e os cabelos cacheados volumosos. 

Bon Jovi - história do rock - história do rock - história do rock - história do rock - https://stealthelook.com.br
Foto: Jon Bon Jovi. (Reprodução)

_hair metal

Estacionamos nos anos 80 porque a década apresentou estilos irreverentes, que marcam a história do rock e da beleza. E é preciso lembrar um dos subgêneros do heavy metal mais divertidos, o hair metal, que foi nomeado assim pela estética, ou melhor, pelo tipo de corte de cabelo volumoso e extravagante que era comum entre as bandas do período. 

Popularmente também conhecido em português como metal farofa, o hair metal tem como seus principais expoentes Lita Ford, Mötley Crüe, Bon Jovi, Poison, Def Leppard e o próprio KISS. 

Vale dizer que, embora tenha surgido nos anos 80, o gênero continua em alta com bandas como Crashdïet e Steel Panther entre as principais referências atuais do hair metal.

Robert Smith - história do rock - história do rock - história do rock - história do rock - https://stealthelook.com.br
Foto: Robert Smith da banda The Cure. (Reprodução)

_o gótico

Outro momento icônico de beleza na história do rock fica por conta do gótico, um subgênero romântico e encabeçado por bandas como The Cure, The Sisters of Mercy e Siouxsie and the Banshees. 

É aí que se populariza uma das imagens mais fortes do rock de maquiagem pesada, predominantemente preta, delineados ainda mais intensos ao redor dos olhos e, eventualmente, batom vermelho levemente borrado.

Gwen Stefani. - história do rock - história do rock - história do rock - história do rock - https://stealthelook.com.br
Foto: Gwen Stefani (No Doubt) em VMA nos anos 90. (Reprodução)

_pastel grunge

Após as experimentações dos anos 80, chegamos ao grunge dos anos 90. E se por um lado, bandas como o Nirvana e o Hole se distanciavam do mundo das makes elaboradas e cabelos statement, expoentes da mesma época, como o No Doubt - que tinha Gwen Stefani como vocalista -, desfilavam nos tapetes vermelhos das principais premiações da década o que muitos chamam de pastel grunge.

O pastel grunge é uma versão colorida e solar, por assim dizer, do estilo característico dos 90's. E Gwen se tornou um ícone de beleza no período com seus cabelos de diferentes cores, sobrancelhas ultra finas e arqueadas, e batom vermelho ou vinho.

My Chemical Romance - história do rock - história do rock - história do rock - história do rock - https://stealthelook.com.br
Foto: My Chemical Romance. (Reprodução)

_a era emo

Depois dos anos 2000, a história do rock passa a reviver muitas eras e diversas bandas dividem protagonismo, mas é inegável a forço do emo. Melancólico e sentimental, o emocore dos 00's é marcado por um renascimento da estética dark, característica do gótico, e entre seus principais expoentes estão bandas como My Chemical Romance, Simple Plan, entre outras. A beleza misturava muito preto, roxo, vinho, franja no rosto, piercing e mais preto. 

Agora que você já viu todos os momentos icônicos de beleza que surgiram na história do rock, queremos saber: qual fez parte da sua geração? 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar