20 dicas imperdíveis de Milão, de passeios a restaurantes badalados
Ciao Italia! Milão é uma importante referência no que diz respeito à moda e às novas tendências. Sua reputação foi sendo construída ao longo dos séculos, com destaques da moda já evidentes desde a Idade Média. Cosmopolita e clássica ao mesmo tempo, é uma das cidades que mais respira arte, gastronomia e moda. E a Fashion Week vai começar! Nos unimos com o Spice Up The Road, para mais um roteiro infalível de programações além dos desfiles nas principais semanas de moda around the world. Confira as nossas 20 dicas imperdíveis de Milão:
onde comer em Milão?
Martini Bar (@dolcegabbana_martini): fruto de uma parceria entre a famosa marca de bebidas e a grife italiana Dolce & Gabbana, o restaurante é um dos locais mais badalados entre personalidades do mundo fashion em Milão. O espaço mistura os conceitos de bar e bistrô, então é ideal tanto para quem quer curtir a noite com bons drinks quanto para quem quer fazer um lanche estiloso no meio da tarde.
Paper Moon (@papermoon.milano): é um restaurante que fica em uma área residencial e familiar da cidade, o que não significa que não atrai celebridades de diferentes segmentos como moda, business e esportes. Aberto desde 1977 e é um clássico.
Il Salumaio di Montenapoleone (@ilsalumaiodimontenapoleone1957): fica na rua mais famosa do Quadrilátero da Moda (Via Montenapoleone) e existe desde a década de 50. O local passou por constantes transformações e hoje fica situado dentro do prédio histórico de Bagatti Valsecchi, a poucos metros da sede original. O restaurante busca mostrar ao público uma mistura de gastronomia, arte e estilo de vida italiano e é uma das dicas imperdíveis de Milão. Anota aí!
Ristorante Giacomo Arengario Milano (@giacomo_milano): situado no Museo del Novecento, é um restaurante que preza por pratos italianos de rápida execução, pensado para quem quer fazer uma refeição prática em meio aos passeios. O ambiente é super elegante e lembra o período de art decó.
Pasticceria Cova (@pasticceriacova): os melhores docinhos da Via Montenapoleone. É um café super antigo e tradicional em Milão. Vale a pena conhecer, entrar para tomar um chá e comer um dos doces maravilhosos.
Finger's Milan: com uma Estrela Michelin, é um restaurante de comida japonesa autêntica e criativa, com pratos que trazem aspectos típicos junto com influências da gastronomia brasileira - já que essa é a nacionalidade do chef Roberto Okabe.
Bice Milano (@bicemilano): localizado no quadrilátero da moda, desde 1926 é um clássico restaurante de Milão, frequentado por turistas e locais.
La Gioia (@lagioia_sanmarco): perfeito para provar uma típica comida milanesa com um toque de sofisticação. A área externa é ótima para os dias de sol com um vinho. Não deixe de provar o tiramisu.
Marchesi 1824 (@marchesi1821): icônico café de Milão que é parada obrigatória para provar algum doce. Fica aberto desde o café da manhã até o fim da tarde.
Il Tavolino (@iltavolinorustorante): boa comida, atendimento excelente, decoração aconchegante e uma das melhores pizzas da cidade. Não precisamos definir mais, apenas vá!
o que fazer e onde comprar em Milão?
Fondazione Prada: é um dos lugares mais badalados do momento. O projeto da nova sede da Fundação Prada consiste na readaptação e reuso de prédios existentes em uma zona industrial de Milão. Projetada pelo escritório conceituado OMA, é por si só uma atração para os amantes de design e arquitetura. Além do encanto arquitetônico do conjunto, existem exposições de arte e um café incrível para um pitstop.
La Rinascente: é uma loja de departamentos que fica ao lado do Duomo e da Galleria Vittorio Emanuele. Ótimo lugar para procurar produtos de designers famosos com preço justo. A vitrine da loja também é uma atração à parte (sempre em constante atualização), linda e super criativas.
Libraccio: livraria com ótimos livros de arquitetura e design.A dica é ir na filial que fica no bairro Naviglio Grande (que é uma atração turística que muita gente que vai a Milão não conhece). Uma boa ideia é ir no final da tarde, para tomar um apperitivo (você compra um drink e tem direito ao buffet de aperitivos).
La Triennale: a Triennale di Milano é uma instituição que promove vários eventos e mostras de arte. A sede física da organização é do lado do Parco Sempione, então é um ótimo passeio. Dá para visitar o parque (até quem sabe fazer um piquenique) e depois dar um conferida no que tem por ali. O local fica aberto de terça a domingo.
Hangar Bicocca: espaço de arte contemporânea e uma ótima atração para quem tem um pouco mais de tempo em Milão, pois apesar de ficar um pouco afastado do centro, é facilmente acessado por meios de transporte público. A área é imensa e tem muita exposição legal para quem gosta de instalações de arte e design.
10 Corso Como: espaço multiuso com galeria de arte, loja, restaurante e até alguns quartos de hotel. Fica em uma zona bem legal de Milão, mais nova e moderninha, quase ao lado do mercado Eataly. Lugar super charmoso para jantar e procurar alguns achados de design.
Turística, porém parada obrigatória, a Galeria Vittorio Emanuele II, une a Praça Duomo à Praça Scala, formada pelo cruzamento de duas vias, que formam um octógono na parte central - este é coberto por uma cúpula de ferro, o que fez com que a rua tenha se transformado em uma galeria fechada.
O Castelo Sforzesco é um dos monumentos mais importantes da cidade, então reserve algumas horas para conhecê-lo. Já funcionou como casa, fortaleza e, por fim, se tornou um símbolo dos momentos históricos. Em seu interior, estão diversos museus de arte e cultura, como Pinacoteca, Museu de Arte Antiga, Museu dos Instrumentos Musicais, entre outros.
Não deixe de entrar na Duomo di Milano, catedral que ficou famosa em todo o mundo. A maior igreja da Itália e está entre as maiores catedrais góticas do mundo.
Um bairro que deve ser incluído no seu roteiro é o Navigli. Conhecido por seus charmosos canais, que já foram as principais vias de transporte de mercadorias e pessoas da cidade. Hoje, a área de Navigli é um destino popular para moradores e turistas, graças à sua atmosfera animada, arquitetura histórica e bares e restaurantes da moda.